dcsimg

ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual plano você precisa?

Ações simples podem prevenir a gripe

GripeSeja qual for a nova cepa de gripe aviária que apareça, na verdade as ações de prevenção são bem simples.

A China está mobilizando recursos para combater a gripe H7N9, o que inclui o abate de aves e o monitoramento de pessoas que tiveram contato com contaminados, que até agora são 21, com a ocorrência de seis mortes. O H7N9 é um vírus novo em humanos, e o padrão que ele segue não pode ser previsto pelos padrões que temos de outros vírus da influenza.

A Organização Mundial de Saúde elogiou os esforços da China e o governo chinês está confiante de que o vírus será contido, já que o número de casos sérios é pequeno. Portanto, não há motivo para uma reação exagerada ou de pânico. Não foi relatado até agora nenhum caso fora da China, apesar do caso ter gerado preocupação global e repercussões na internet.

O surto da gripe tipo A ou aviária, que surgiu na China em 2002, contaminou pessoas do mundo todo, e levou à morte 10% dos contaminados. Entretanto, em se tratando da gripe comum, gripe A (H1N1) ou a nova cepa H7N9, apesar desse ser um vírus novo para seres humanos, as medidas de precaução podem ser tomadas porque se sabe que os vírus de gripe atacam as vias respiratórias.

Fugindo um pouco do tema, já tem seu plano de saúde? Faça aqui a cotação do seu plano.

As vias de acesso para vírus da gripe são narinas, boca e garganta. Podemos começar a iniciar medidas que previnem a proliferação de um vírus desse tipo, se por acaso entrarmos em contato com uma pessoa contaminada. As medidas devem ser tomadas antes que os sintomas se desenvolvam e apareçam infecções secundárias.

Basicamente a prevenção se baseia na higiene, essencialmente feita com água morna e sal e, portanto, é acessível a todas as pessoas, não importa seu nível socioeconômico.

As precauções se resumem a:

  • Lavar as mãos frequentemente, várias vezes ao dia.
  •  Não tocar o rosto com as mãos, principalmente a boca.
  • Quando chegar em casa, fazer gargarejos com água morna e sal de cozinha. Os gargarejos quando são feitos regularmente tem o mesmo efeito que uma vacina. Desde que ocorre o contato com uma pessoa infectada decorrem de 2 a 3 dias até o aparecimento dos sintomas. Por isso, os gargarejos com água salgada podem eliminar os vírus, que não suportam o sal. Esse é uma método simples, eficaz e barato.
  • Todos devem limpar as narinas com água morna com um pouco de sal, principalmente à noite. Se houver o acesso à água salgada marinha e filtrada ela é ainda melhor. O nariz pode ser limpo com cotonete ou um pouco de algodão embebido em água morna com sal. Esse método é antigo, milenar, e retira as impurezas onde se esconder os vírus e bactérias.
  • O sistema imunológico pode ser reforçado com a ingestão de alimentos ricos em vitamina C, como limão, acerola, morango, laranja, etc. Se a opção for por pastilhas ou comprimidos, a melhor apresentação é aquela em que a vitamina C está combinada com Zinco, que acelera a sua absorção.
  • Beber muita água e bebidas quentes, como chás e infusões. As bebidas quentes limpam a garganta e levam os vírus para o estômago, onde são exterminados no meio ácido que caracteriza o meio digestivo.

Sempre que puder, divulgue estes hábitos entre seus familiares, amigos e conhecidos. Saber como evitar a contaminação por gripe é importante para todos, e você pode ajudar, prestando esse serviço de utilidade pública.

Que tal cuidar da sua saúde agora? Aproveite e faça a cotação do seu plano de saúde.

A temporada de gripe nos Estados Unidos, no período do inverno, provocou até agora várias mortes em diversos estados norte-americanos, entre elas 18 crianças. Entre os meses de outubro de 2012 e abril de 2013 foram 2.257 internações relacionadas com o vírus da gripe. As principais localidades norte-americanas atingidas foram Boston e Nova Iorque.

Os grupos mais vulneráveis à gripe, como crianças, idosos e grávidas, podem procurar os serviços de vacinação nos centros de saúde, que dispuserem de vacinas. Ainda é cedo para se perceber se vai ou não ocorrer a nova gripe no Brasil e se ela será intensa ou moderada. Essa é uma informação que ainda não está disponível cientificamente. Mas devemos estar preparados, com as medidas preventivas que podemos tomar.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:

avaliação
Rating

2 Comentários

Marcelo

Bom dia!

Existe uma proporção que saiba para esta mistura e se diverge em casos infantis e adultos?
Ando lendo que teremos intensificação nos casos de H1N1 para os próximos dias.

Muito obrigado,
Marcelo

Comentar
Sanaira Silveira

Bom dia Marcelo,

Obrigada por comentar no planodesaude.net,
Se tiver interesse em fazer uma cotação de plano, preencha o formulário na home-page do nosso site, para que possamos entrar em contato com você.

Abraço.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *