dcsimg

ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual plano você precisa?

Aprenda a controlar os diferentes tipos de fome

Sabia que há vários tipos de fome, por mais que a sensação de estômago vazio pareça a mesmo? Pois você vai saber melhor nesse artigo!

Você está parado e de repente ouve o seu estômago roncar, deve ser fome, mas de que tipo? Existem diferentes tipos de fome e, em alguns casos, ela serve para satisfazer uma necessidade do organismo, fazendo com que se receba nutrientes e energia para lidar com a rotina. Porém, nem sempre é isso que acontece.

Quando se está sem nada para fazer, é comum sentir fome, mas ela pode ter outra causa. Quem deseja perder peso precisa saber diferenciar os tipos de fome para conseguir controlá-las e assim ficar sempre em forma.

Aprenda a controlar os diferentes tipos de fome

Fugindo um pouco do tema, já tem seu plano de saúde? Faça aqui a cotação do seu plano.

Diferentes tipos de fome

Confira uma seleção com vários tipos de fome e descubra qual é o seu:

Fome real

Esse tipo é a que indica que o organismo está precisando de energia, sendo bastante comum o estômago começar a resmungar, surgirem dores de cabeça, fraqueza, entre outros sintomas. Quanto mais ela aumentar, maior será a sua vontade de comer e acabará ingerindo tudo o que ver pela frente.

Para manter esse tipo de fome sob controle é sempre indicado andar com um lanche saudável. Na bolsa, leve uma fruta, barra de cereal ou outro alimento fácil de carregar e que possa saciar até conseguir fazer uma refeição mais completa.

Veja só uma lista de 10 alimentos saudáveis 🙂

Que tal cuidar da sua saúde agora? Aproveite e faça a cotação do seu plano de saúde.

Fome de TV

Não tem nada melhor do que assistir a um filme comendo pipoca ou outra guloseima. A questão é que se alimentar na frente da televisão leva as pessoas a comerem mais, foi o que concluiu o American Journal of Clinical Nutrition.

Para controlar essa compulsão, tente manter as mãos ocupadas, fazendo tricô ou outra atividade enquanto assiste a TV. Evitar os comerciais não te fará ter a ideia de que precisa comer a delícia que está sendo apresentada.

Fome de tédio

Quando não há nada para fazer em casa, as pessoas abrem a geladeira para procurar algo. O tédio e o excesso de tempo livre nos levam a comer, por isso, quando não tiver nada para fazer, busque se ocupar. Vá ler um livro, passear com o cachorro ou dar uma volta em um parque.

Você sabia que corridas e caminhadas são ótimas para muita coisa, até mesmo para o cérebro?

Fome de raiva

Quando a irritação bate, se entupir de comida sempre parece uma boa solução até que se lembra da balança. Pessoas com baixos níveis de açúcar no sangue tendem a ficar mais irritadas e, ao comer um doce, por exemplo, se sentirão mais felizes. O problema dos açúcares é que eles têm um pico no organismo e depois caem rápido, fazendo com que a pessoa coma doces compulsivamente.

Para controlar o problema é preciso saber se alimentar corretamente, não fazendo refeições muito espaçadas e ingerido carboidratos saudáveis e frutas.

Fome da tarde

No meio da tarde é comum começar a pensar em comida, afinal, o almoço já passou e será preciso de energia para aguentar o restante do dia. O cérebro te faz pensar em comida, mas cuidado com esse sinal.

Não é preciso comer muito. Tenha um biscoito ou uma fruta por perto. A ingestão de pouca quantidade de comida já será suficiente para saciar essa fome e ainda fará com que coma menos no jantar.

Fome de stress

Pessoas estressadas acabam buscando na comida uma forma de aliviar o stress e, enquanto comem uma porção de batata frita, já estão pensando na sobremesa calórica. Quando se está nessa situação, a melhor coisa a fazer é não comer. Busque fazer exercícios ou meditar para que possa relaxar e como somente após se acalmar e de preferencias alimentos mais saudáveis.

Fome de TMP

As mudanças hormonais realmente atingem as mulheres e podem causar mais fome. O bom é que esse período dura apenas alguns dias e depois tudo tende a voltar ao normal. Mas, mesmo assim, ainda é preciso atenção: não é necessário deixar de comer nenhum alimento, porém a quantidade dele ser controlada. Nada de se entupir de chocolate.

Por falar em chocolate, você sabia que chocolate preto é bom contra infarto? Boa notícia, né? Mas coma com moderação!

Fome de olho gordo

Você passou por um doce delicioso e ficou com vontade de comer, ou então passou por uma bandeja de salgadinhos e não resistiu, teve que pegar um. Ficar olhando para a comida, com certeza, fará com que se sinta vontade de comer.

O ideal é não deixar essas delicias à vista para não cair em tentação, mas, se não tiver jeito, apenas maneire na quantidade.

Fome de celebração

Falou em comemorar aniversário, natal ou qualquer data festiva logo já vem à cabeça os quitutes deliciosos. Sair com os amigos esporadicamente para comer uma pizza ou ir a aniversário não tem nenhum problema, a questão é quando isso vira uma rotina.

Na hora de comemorar, prefira lugares que não estão relacionados com comida, como ir a um parque, entre outros.

Sabendo os tipos de fome que está sentindo fica mais fácil controlar e manter o peso sob controle. E você, qual tipo costuma ter com maior frequência? Ah, marque aquele amigo que só pensa em comer para ele descobrir o tipo de fome que tem. 😉

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:

avaliação
Rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *