dcsimg

ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual plano você precisa?

Armadilhas do plano de saúde coletivo

Armadilhas do plano de saúde coletivoO Sistema Único de Saúde no Brasil não funciona muito bem, pois faltam médicos. Muitas vezes os hospitais não possuem toda a estrutura que precisam e a espera para conseguir um atendimento pode chegar a meses. Por isso as pessoas acabam buscando maneiras alternativas de conseguir acesso a um serviço de saúde que realmente funcione e que esteja disponível sempre que preciso.

Os planos de saúde tem sido a saída encontrada para que as pessoas consigam isso, porém pelo que se tem observado nem sempre isso é conseguido. Os índices de reclamam estão aumentando cada vez mais e já estão nos topos das listas dos Procons. Por isso entenda quais são as principais reclamações.

Reajustes

Os planos coletivos deveriam ter um preço mais acessível em relação aos planos individuais pela grande quantidade de pessoas que aderem a ele pelo mesmo contrato e isso realmente acaba acontecendo, porém, os reajustes são bastante elevados.

A grande reclamação tem sido em relação ao percentual de reajuste, para se ter uma ideia a média de reajuste em 2014 foi de 18% enquanto a inflação ficou em 6,41%. Isso acontece porque não existe uma regulamentação sobre os percentuais aplicados ficando livre a negociação entre operadora e sindicatos e associações.

Fugindo um pouco do tema, já tem seu plano de saúde? Faça aqui a cotação do seu plano.

Faixa etária

É permitido aos planos aplicar um reajuste de acordo com a faixa etária o problema tem sido o percentual aplicado que em alguns casos chega a 100% de uma faixa para outra. Isso acontece mais com pessoas acima dos 50 anos, isso porque a última faixa para reajuste é aos 59 anos.

Dessa forma os planos “meio que obrigam” os idosos a cancelar os planos por conta dos altos valores. Como eles acabam gerando um alto custo para as operadoras essa foi a forma encontrada de burlar a lei para conseguir com que esses clientes se recadastrem.

Rejeição de idosos

Algumas operadoras se negam a aceitar clientes idosos criando uma série de empecilhos para que eles possam aderir ao plano. Eles são mal recebidos pelas operadoras e muitas vezes tem seus atendimentos negados.

Coletivos falsos

O próprio nome já diz, os planos coletivos são para várias pessoas e não para apenas alguns poucos. Porém como existe uma grande escassez de planos individuais essa tem sido a forma encontrada por alguns para conseguirem acesso ao plano. Porém para se ter esse tipo de plano segundo a ANS é preciso que as pessoas tenham algum tipo de vínculo com alguma associação o que não tem ocorrido.

Que tal cuidar da sua saúde agora? Aproveite e faça a cotação do seu plano de saúde.

Se aproveitando disso, as operadoras praticam valores absurdos uma vez que não existe nenhum tipo de regulamentação em relação a esses valores. E a diminuição da oferta de planos individuais muitas vezes é proposital, isso porque as pessoas terão que migrar para planos coletivos que possui uma legislação mais flexível.

Cancelamento unilateral

Os contratos permitem o cancelamento unilateral dos planos com isso fica muito mais fácil das operadoras cancelaram o plano de quem elas acham conveniente. Com isso eles cancelariam apenas daqueles que estão em tratamento médico ou que acabam onerando as operadoras.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:

avaliação
Rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *