dcsimg

ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual o seu DDD?


ou ver Listas Patrocinadas

Sabia que beber água também pode fazer mal?

Que a falta de água pode levar a desidratação e fazer mal, não é nenhuma novidade, mas que o excesso dela pode ocasionar problemas, não é um fato conhecido.

Beber muita água pode levar uma pessoa à morte, sabia? Mas calma que isso precisa ser em uma grande quantidade.

Sabia que a água também pode fazer mal?

A chamada intoxicação por água ocorre quando a pessoa consume água em excesso, fazendo com que os sais presentes no sangue se diluam.

Clique aqui e faça a cotação do seu plano de saúde.

Com o sal diluído é possível se ter um quadro de hiponatremia, fazendo com que a água escape do sangue e vá para outros tecidos.

O órgão que acaba mais afetado nessa situação é o cérebro, pois suas células recebem água em excesso, fazendo com que ele inche.

Por falar em cérebro, você sabia que caminhada faz bem ao cérebro?

Os sintomas normalmente são leves, como confusão e dor de cabeça, porém se o tratamento adequado não for feito, pode agravar a situação. O agravamento pode resultar em convulsões.

Que tal cuidar da sua saúde agora? Aproveite e faça a cotação do seu plano de saúde.

Se não for observado esse quadro, ele pode se tornar fatal, pois o cérebro continua a inchar, a chamada herniação do tronco encefálico.

A herniação vai acontecer porque quando o cérebro incha, ele não tem muito para onde ir, e encontra apenas o fundo do crânio. Esse é ligado à medula espinhal que pode ser afetada.

Cuidados com os sintomas

Apesar de conhecida, a doença não é comum, nem mesmo entre corredores e maratonistas que se hidratam em grande quantidade durante as provas. É mais comum que ele morram de um ataque cardíaco do que de uma intoxicação por água.

Apesar disso, a intoxicação por água é muito mais comum em atletas do que em pessoas que não praticam esportes profissionalmente. Sendo preciso que o profissional de educação física que acompanha esses atletas esteja sempre atento.

Para que os atletas não corram tanto risco, o indicado é que consumam sal durante o percurso ou optem por bebidas com eletrólitos, conhecidos como isotônicos.

Como beber água corretamente?

Não é porque existe o risco de ter uma intoxicação por água que as pessoas devem deixar de ingerir esse líquido. Até porque beber água em pouca quantidade também pode fazer mal.

É recomendado que sejam ingeridos cerca de 2 litros de água por dia, sendo que esse pode variar um pouco. Em dias quentes e com a prática de exercícios, esse pode aumentar para compensar a perda do líquidos.

Devem ser ingeridos copos de água durante todo o dia, pois assim se mantém a hidratação.

Benefícios de beber água na medida certa

Beber água proporciona muito mais benefícios do que riscos. Veja alguns deles:

Evita a celulite – a água faz com que a circulação sanguínea melhore e ajuda a eliminar as impurezas do organismo que podem resultar em celulites.

Ajuda na absorção de nutrientes – para que os nutrientes sejam absorvidos é preciso que o organismo tenha água. Esses vão ajudar a manter a beleza e também a ter uma vida mais saudável.

Aproveite para conhecer 10 alimentos que são saudáveis e você nem sabia.

Elimina toxinas – a água vai estimular o funcionamento do intestino. Dessa forma se eliminam mais facilmente as toxinas que podem ser prejudiciais ao organismo.

Mantém a hidratação – a hidratação vai garantir a elasticidade da pele, unha e cabelos, evitando que fiquem quebradiços.

Previne o envelhecimento – para que o colágeno possa ser renovado, ele depende da água, e quando esse trabalha bem, ajuda a manter a sustentação da pele.

Contribui com o emagrecimento – ela vai ajudar a manter a saciedade e colaborará com o funcionamento do intestino, evitando o inchaço.

Veja alimentos termogênicos que podem ajudar no emagrecimento..

Mesmo sabendo que a água pode fazer mal em excesso, os seus benefícios compensam muito. Por isso, é só consumir a quantidade diária indicada e aproveitar todas as vantagens, se mantendo sempre saudável.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:

avaliação
Rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.