dcsimg

ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual plano você precisa?

Não sabe seu CEP? Ache aqui.

Isso causa câncer? Descubra os mitos e verdades!

Isso causa câncer?

Existem diversos boatos de que alguns alimentos e até mesmo produtos que usamos no dia a dia podem causar câncer.

Mas nem sempre podemos sair acreditando em tudo o que é dito, por isso esclareça algumas dúvidas sobre o assunto.

Isso causa câncer? Descubra os mitos e verdades!

Clique aqui e faça a cotação do seu plano de saúde.

Isso causa câncer ou não?

Adoçantes artificiais

Não existe nenhuma prova de que os adoçantes artificiais possam causar câncer em pessoas.

Apesar de terem sido feitas pesquisas com ratos e a substância Sacarina, que aumentou o incidência da doença nesses animais, não existe nada que prove que ele tem a mesma ação nos seres humanos.

Raio X

Sempre que você vai fazer um raio X pode observar que o profissional de saúde te cobre com um cobertor de chumbo para diminuir a incidência dos raios.

Isso é uma forma de prevenir o surgimento da doença e, apesar de não haver uma quantidade segura de radiação, quando exposto a ela de forma controlada, as possibilidades são pequenas.

Que tal cuidar da sua saúde agora? Aproveite e faça a cotação do seu plano de saúde.

Celulares

Hoje, o pânico em relação a esses aparelhos é menor, e a preocupação é porque emitem onda magnéticas.

Já foram realizados alguns estudos, mas até o momento não se comprovou a relação do celular com o câncer. Mesmo assim estudos continuam sendo feitos nesse sentido.

Aproveite para saber os direitos do paciente com câncer de próstata.

Carne

As carnes são uma importante fonte de proteína para o organismo indicada pelos nutricionistas, mas cada vez mais se analisa até que ponto, principalmente, as carnes vermelhas podem trazer para a saúde.

Quando preparadas em uma temperatura muito alta, produzem um composto chamado de PAHs, o qual ainda está sendo estudado, assim como os seus efeitos.

Já as carnes processadas, como salsichas e embutidos, contêm conservantes.

Esses podem ajudam a aumentar a incidência de câncer, principalmente o de cólon.

Água engarrafada

O grande problema nesse caso não seria a água em si, mas sim a garrafa que a embala.

O plástico transparente costuma conter bisfenol A (BPA), um produto químico encontrado não apenas na garrafas, mas em selantes dentários e outros itens.

O que se diz é que nos níveis que esse produto é encontrado não prejudica a saúde, porém, é recomendado não esquentar alimentos nesse tipo de embalagem.

Sexo

O sexo em si não causa câncer, porém vírus transmitidos durante a relação sexual sem proteção podem aumentar a probabilidade de se ter um câncer.

O papilomavírus humano (HPV) pode causar câncer cervical, entre outros, por isso é recomendada a vacinação na idade correta e o uso de preservativo. A vacina pode ser conseguida pelo SUS.

Café

O café já foi visto como um grande vilão, porém, pesquisas recentes indicam que beber uma dose moderada por dia pode contribuir com a prevenção de alguns tipos de câncer.

Aproveite para conhecer os mitos e verdades sobre o café.

Desodorante e antitranspirante

Estudos sobre o assunto ainda estão sendo feitos porque muitos utilizam benzilparabeno, butilparabeno, metilparabeno e propilparabeno.

Eles podem parar o suor e estimular o hormônio estrogênio, estimulando o crescimento de células cancerosas, principalmente das mamas.

Por falar nisso, você sabe os direitos da paciente com câncer de mama?

Fluoreto

Ele está presente na pasta de dentes, enxaguantes bucais e até mesmo na água e ajuda a proteger os dentes.

Se pesquisar, vai descobrir que a empresa responsável pelo abastecimento de água adiciona essa substância na água que distribui para a sua casa.

Diversos estudos têm sido feitos para entender a relação dessa substância com o câncer, porém, ainda não foram encontrados fortes laços dele com a doença.

Produtos para o lar

Tintas, inseticidas, produtos de limpeza e outros costumam produzir gases, os chamados compostos orgânicos voláteis (COVs).

Esses podem oferecer algum risco, por isso é sempre indicado ler as embalagens e optar pelos que têm baixo teor de COV e são biodegradáveis.

Poluição

A poluição é um grande problema e, por ano, causa mais de 220 mil mortes por conta do câncer de pulmão, sendo a maior parte delas na Ásia.

Ela também pode contribuir para o surgimento de outros tipos de câncer. Em dias em que a poluição do ar está muito elevada, o recomendável e não ficar exposto a ela.

Sabendo o que causa câncer, o bom mesmo é sempre ficar atento a todos os produtos e evitar os que oferecem algum risco à saúde.

Aproveite e cuide de sua saúde contratando um bom plano de saúde no PlanodeSaude.net.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:

avaliação
Rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.