dcsimg

ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual plano você precisa?

Como é feito o reajuste do plano de saúde

Como é feito o reajuste do plano de saúdeComo já é costume todos os anos as coisas sofrem um reajuste de preços e isso ocorre para poder cobrir os custos gerados pela inflação. Com os planos de saúde isso não é diferente e para entender como funciona é preciso entender primeiro como os preços do plano são calculados.

O valor do plano vai variar de diversos fatores, mas no geral eles consideram os riscos de doenças que os beneficiários apresentam e os gastos que essas irão gerar. Por isso é bastante comum que os valores sejam determinados por faixa etária, isso porque se sabe que o passar dos anos o corpo vai ficando mais debilitado. Devido ao avanço da idade é sabido que a pessoa precisará de mais cuidados médicos e por isso é que os valores aumentam.

Porém a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) permite que esse procedimento ocorra por faixa etária até os 60 anos, para os planos novos. A partir dessa idade não se pode mais fazer reajustes por idade, sendo essa a última faixa que não pode ter o valor seis vezes superior a primeira.

Reajuste das mensalidades

O reajuste de mensalidade vai depender do tipo de plano que o beneficiário possui, isso porque os contratados antes de 2 de janeiro de 1999 e não foi adaptado à Lei nº 9.656/98 será reajustado conforme o previsto em contrato. Já os demais planos o reajuste será a plicado uma vez a cada dozes meses sempre no mês de aniversário do contrato.

Fugindo um pouco do tema, já tem seu plano de saúde? Faça aqui a cotação do seu plano.

Para os planos de pessoas físicas o percentual de reajuste é determinado pela ANS e considera a variação dos custos com a saúde e também o reajuste realizado pelos planos empresariais. Será definido o percentual máximo que poderá ser aplicado, mas fica a critério da operadora aplicar índice igual ou inferior ao autorizado.

Já os planos coletivos/empresariais têm seus reajustes estabelecidos por um acordo entre as operadoras e a associação. Nesse caso um acordo que seja vantajoso para ambas as partes, porém nem sempre o reajuste que uma operadora usou com uma empresa será o mesmo que utilizará com outra.

Apesar de se poder negociar os percentuais existem algumas regras que devem ser seguidas como não realizar mais de um reajuste por ano, realizar reajustes diferentes dentro de um mesmo plano, diferenciar os valores pelos usuários ou fazer esses ajustes em diferentes datas que não as datas base.

Que tal cuidar da sua saúde agora? Aproveite e faça a cotação do seu plano de saúde.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:

avaliação
Rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *