dcsimg

ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual plano você precisa?

Como funciona a portabilidade de planos

Como funciona a portabilidade de planosVocê já ouviu falar em portabilidade? Essa é uma opção que está disponível desde abril de 2009, para beneficiários que possuem planos de saúde individual e familiar e desde 27 de julho de 2011 para quem possui plano coletivo por adesão.

Ela permite que se faça a troca de operadora de saúde e se aproveita as carências já cumpridas na operadora anterior, dessa forma não é preciso aguardar mais tempo para ter os procedimentos liberados. Porém esse procedimento só é valido para os planos contratados a partir de 2 de janeiro de 1999 ou para os planos antigos que foram adaptados a nova legislação.

Para quem não entende muito bem do assunto deve saber que ao contratar um novo plano de saúde o beneficiário precisa aguardar um prazo para poder utilizar os serviços. Esses prazos podem variar de 24 horas para atendimentos de urgência e emergência até 24 meses para os casos de doenças pré-existentes. Esse período em que se deve aguardar é chamado de carência, sendo exatamente ela que a portabilidade isenta.

Caso a portabilidade seja realizada é preciso que se tenha um tempo mínimo na operadora de origem, sendo de 2 anos ou 3 conforme a necessidade de cumprimento de cobertura parcial. Além disso, é preciso que as mensalidades estejam em dia, pois caso haja atraso, isso não será possível.

Fugindo um pouco do tema, já tem seu plano de saúde? Faça aqui a cotação do seu plano.

Em relação ao novo plano é preciso que ele seja similar ao plano original, ou seja, as coberturas devem ser respeitadas: ambulatorial, hospitalar e obstetrícia. O valor do novo plano precisa ser igual ou inferior ao que ele já paga hoje, para evitar o surgimento de oportunistas.

Tanto o novo plano como a nova operadora precisam estar regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para que possa ser feita essa troca.

Como fazer a portabilidade

Para fazer a portabilidade do plano de saúde é preciso que o beneficiário faça a solicitação junto a nova operadora que irá cuidar dos procedimentos e comunicar a antiga. Ao fazer isso será preciso apresentar uma série de documentos e sem esses a portabilidade não irá ocorrer.

Depois de feita a solicitação a nova operadora tem o prazo de até 20 dias para analisar o pedido, se aprovado a portabilidade ocorre em 10 dias, sendo o total de 30. Caso a operadora não retorne é importante entrar em contato com ela, pois provavelmente o seu pedido foi aprovado. Depois disso é só começar a utilizar o plano da sua nova operadora.

Que tal cuidar da sua saúde agora? Aproveite e faça a cotação do seu plano de saúde.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:

avaliação
Rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *