dcsimg

ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual plano você precisa?

Dicas para acabar com o sedentarismo

Dicas para acabar com o sedentarismoO sedentarismo é um tipo de doença que vem atingindo cada vez uma parcela maior da população mundial. Com o avanço da tecnologia e as facilidades de locomoção, o índice de pessoas sedentárias aumenta como consequência de uma geração onde o esforço físico que se faz é muito pouco ou quase nenhum.

A partir de quando posso me considerar uma pessoa sedentária?

O primeiro passo a se avaliar é se você faz atividades físicas normais, como caminhadas, e tem disposição para as atividades normais do dia a dia (ir ao supermercado, cozinhar, ir andando até o serviço, etc.). Se você é uma pessoa completamente desanimada em relação a isso, sim, você é sedentário.

Mas a avaliação real sobre o sedentarismo só deve ser feita por um especialista. Este especialista pode ser um clínico geral ou um profissional da medicina esportiva.

Quais os benefícios de não ser uma pessoa sedentária?

Se você é uma pessoa ativa, a sua saúde é melhor, você tem mais disposição para tudo, suas funções neurológicas são mais rápidas e assim sua capacidade motora é melhor. Você é mais feliz, pois a atividade física dá uma maior sensação de prazer.

Fugindo um pouco do tema, já tem seu plano de saúde? Faça aqui a cotação do seu plano.

Então, como deixar o sedentarismo? Confira 10 dicas!

  1. Deixe o carro em casa e vá para o trabalho andando. Isso já lhe ajudará a andar um pouquinho.
  2. Se o serviço é muito longe e não dá para ir sem o carro, que tal após chegar em casa dar uma caminhada de ao menos 30 minutos? Ajudará a espairecer, além de tirar do sedentarismo.
  3. Que tal abolir o elevador? Começar a subir as escadas pode ser um primeiro passo para lhe ajudar a ter mais disposição.
  4. Deixe de lado o controle remoto. Levantar e mudar o canal pode ser um bom começo.
  5. Que tal jogar uma sinuquinha com os amigos? Pode parecer pouco, mas o que você anda em torno da mesa já ajuda um tanto bom a sair do sedentarismo.
  6. Sábado? Então lavar o carro é uma boa pedida, além de poder se tornar um divertido programa de família.
  7. Resolva os seus problemas pessoalmente ao invés de ficar fazendo tudo por e-mail ou telefone.
  8. Chame uma amiga para passear. A princípio pode ser um ‘bate perna’ e ‘bate papo’ convencional. Aos poucos comecem a ir a pé dar voltas mais saudáveis que em um shopping.
  9. Arrume uma companhia para ir à academia. Isso dá incentivo para sair da ‘mesmice’.
  10. Comece com um dos itens citados acima e vá aumentando até que complete a lista.

Mas cuidado!

Você não deve tentar sair do sedentarismo sem um acompanhamento. Antes das suas atividades, procure um bom médico, faça todos os seus exames e, se possível, comece as atividades físicas com um educador físico ajudando. Não saia por aí sem uma orientação, pois você não é um atleta.

Quem não faz exercícios físicos corre muito mais riscos de saúde, como sofrer um enfarto, ficar obeso, ter problemas cardíacos inumeráveis, ter pressão alta ou ser atingido por uma diabetes.
Pratique sempre atividades físicas, movimente-se sem preguiça, pois o sedentarismo é um mal que pode lhe levar a vários outros.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:

avaliação
Rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *