dcsimg

ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual plano você precisa?

Posso adotar a dieta vegana para o meu filho?

Se você está pensando em colocar seu filho na dieta sem carne (vegetariana) ou sem qualquer alimento de origem animal (vegana), ele vai precisar de duas a três porções de proteínas vegetais ou nozes todos os dias, para você ter certeza de que ele ganhará proteína e ferro suficiente para o seu organismo.

vegan_diet

http://dailyinspirationboard.com/

Normalmente se aconselha a introduzir alimentos sólidos para a criança em torno de seis meses, o que vale também para bebês vegetarianos. Entretanto, à medida que seu filho cresce há um risco de que a dieta vegetariana ou vegana possa ser com baixo teor de ferro e energia e ser muito pobre em fibras. Para evitar esse risco, você pode assegurar que seu filho irá receber a quantidade correta de ferro para sua saúde, seguindo algumas dicas:

  • Adote um café da manhã com um cereal reforçado em vitaminas
  • Sirva vegetais de tom verde escuro
  • Utilize o pão integral
  • Adote feijões e lentilhas
  • Sirva frutas desidratadas, como damasco, figos e tâmaras
  • Se você está amamentando e segue a dieta vegana, é importante que você tome um suplemento de vitamina D e pode também ser necessária uma dose extra de vitamina B12.
  • É melhor não dar frutas secas ou amendoins às crianças de menos de cinco anos, porque eles podem ter alergias. A farinha de amendoim ou um creme de amêndoas são melhor opção.

Para ter certeza de que seu filho está ingerindo todos os nutrientes que ele precisa para seu desenvolvimento, dê a ele refeições menores, mas mais frequentes, com um ou dois lanches nos intervalos e observe se ele está comendo uma boa variedade de alimentos. É preciso verificar se ele está recebendo as doses necessárias de cálcio, vitamina B12 e vitamina D. Vitaminas em gotas são também recomendadas para crianças a partir dos seis meses e podem ser dadas até que elas completem os cinco anos.

Energia

As crianças pequenas necessitam muita energia para o crescimento e desenvolvimento. Se os seus filhos seguem a dieta vegana vão precisar de alimentos com alto teor de calorias, como bananas, cremes ou manteiga de amendoim, nozes e amêndoas, tahini e outros. Apesar de precisarem de alimentos reforçados, não se deve dar grãos integrais para crianças de menos de cinco anos, porque eles têm fibras em excesso para sua digestão. Para conseguir energia extra você pode adicionar óleos vegetais ou gordura vegana aos alimentos.

Clique aqui e faça a cotação do seu plano de saúde.

Proteína

Os legumes e alimentos derivados de leguminosas são boa fonte de proteína para as crianças veganas. As sementes e nozes também contém proteína, sempre se procurando as versões suaves para bebês e crianças abaixo de cinco anos. A amamentação pode ir até um ou dois anos de idade ou pode-se administrar o leite de soja. Consulte seu médico sobre os leites formulados com soja antes de começar a utilizá-los.

Cálcio

Frequentemente as bebidas derivadas da soja já contém cálcio em sua formulação. Alguns alimentos também são fortificados com cálcio, verifique nos rótulos ao comprar.

Vitamina B12

Adote cereais para o café da manhã que contenham vitamina B12, além de um multivitamínico suplementar. A carência de vitamina B12 no leite materno pode causar problemas graves no cérebro dos bebês e anemia para a mãe. A deficiência de vitamina B12 pode ocorrer se você tiver eliminado todos os alimentos de origem animal por muitos anos. Cogumelos tem fama de ser uma fonte de vitamina B12, entretanto, contém elementos cuja composição é similar à estrutura da vitamina B12, mas que não funcionam no corpo como a vitamina B12.

Ácidos graxos Omega-3

Alguns dos ácidos graxos omega-3, necessários ao organismo, são encontrados nos óleos vegetais, como linhaça, oliva, cártamo e nozes. Entretanto, eles são quimicamente diferentes dos ômega-3 encontrados no óleo de peixe. Há evidências científicas que mostram que os ácidos graxos vegetais não dão a mesma proteção para as doenças coronarianas, da mesma forma que os óleos de peixe.

Que tal cuidar da sua saúde agora? Aproveite e faça a cotação do seu plano de saúde.

Artigos relacionados:

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:

avaliação
Rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *