dcsimg

ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual plano você precisa?

Melhores e piores planos de saúde, de acordo com a ANS

Planos de Saúde: confira os melhores e os piores, segundo a avaliação oficial 

A qualidade dos planos de saúde vem sendo avaliada e estimulada pela ANS. Novas exigências virão em 2016. 

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) publicou em setembro deste ano os resultados da Qualificação da Saúde Suplementar 2015, com base nas informações coletadas durante o ano de 2014. O diagnóstico adotou a metodologia do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, para 1.187 operadoras de planos de saúde do Brasil.

Melhores e piores planos de saúde, de acordo com a ANS

Fugindo um pouco do tema, já tem seu plano de saúde? Faça aqui a cotação do seu plano.

Para compor o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) são medidos os seguintes aspectos:

  1. Avaliação da assistência recebida por seus clientes – que representa 40% da nota
  2. Outros indicadores de satisfação por parte da clientela – que representa 20% da nota
  3. Quanto à estrutura e gestão da empresa – 20% da nota
  4. Situação econômica e financeira – 20% da nota.

As notas do IDSS variam de zero a um (0 a 1), que equivalem a um conceito de avaliação:

Faixas de notas de avaliação:

 

Que tal cuidar da sua saúde agora? Aproveite e faça a cotação do seu plano de saúde.

Notas da ANS

Fonte: ANS

De acordo com a avaliação da ANS, as notas atribuídas variam entre 0 e 1 (a nota máxima). Em 2014, foram 901 as operadoras que conseguiram as melhores notas entre 0,6 e 1. Em relação a 2013, o aumento foi de 11,9%, já que o número de operadoras nesta faixa de notas era inferior, num total de 805.

As 901 operadoras melhor avaliadas representam 75,9% do mercado de planos de saúde, incluindo a assistência médica e odontológica. Elas cobrem 89% dos beneficiários em convênios médicos e 96% de beneficiários em planos exclusivamente odontológicos.

A faixa de notas intermediária, equivalendo ao que seria uma avaliação “regular”, em 2014 foi atribuída a 174 operadoras, contra 266 em 2013, representando uma queda de 34,5%. Nessa faixa as notas do IDSS variam de 0,4 a 0,59.

Nas faixas inferiores, equivalendo aos conceitos de “ruim” ou “péssimo”, ficaram 62 operadoras na faixa de notas que variam de de 0,2 a 0,39, sendo que no ano anterior eram 94. A queda foi de 34%. Com as notas mais baixas, de 0 a 0,19, ficaram 50 operadoras, numa redução de 30,5% em relação ao ano anterior, quando eram 72.

Um total de 337 operadoras melhorou sua avaliação no ano de 2014 e 83 registraram queda em suas notas.
A avaliação anual das operadoras de planos de saúde feita pela ANS permite mostrar o aprimoramento das empresas, beneficiando o consumidor atendido por elas e aqueles que pesquisam para adquirir novos planos. Também é um fator que estimula a concorrência entre operadoras, com resultados positivos para o cliente.

Melhores e piores planos

A conclusão a que podemos chegar é que, pressionadas pelas avaliações da qualidade, a competitividade do mercado e a crise econômica, somente as operadoras bem estruturadas e com padrões mínimos de qualidade poderão sobreviver no mercado brasileiro. Ao longo do tempo, as operadoras deverão se adequar às exigências do consumidor, aos padrões de governança eficiente e às normas oficiais ou não sobreviverão à crise econômica brasileira.

A avaliação será ampliada em 2016

Segundo a ANS a metodologia do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar vai ser ampliada para 2016, considerando outros fatores. São novas regras que estão sendo analisadas pelo Comitê Executivo do Programa de Qualificação.

O mercado dos planos de saúde em crise

O número de beneficiários dos planos de saúde vem sendo reduzido e existe a possibilidade de quebra de empresas do setor, na opinião dos especialistas. Até setembro, o número total de beneficiários dos planos de saúde no Brasil era de 50,26 milhões. A redução do número de clientes entre julho e setembro de 2015 foi de 236,2 mil, o que representa uma queda de 0,3% em relação ao ano anterior. No ano de 2014 a perda foi de 164,4 mil clientes.

Os problemas apresentados pela Unimed Paulistana, que detinha mais de 700.000 clientes na cidade de São Paulo, representou um golpe para o sistema. O fato mostrou que a situação de risco das operadoras é real. A Unimed Rio está sob intervenção da ANS, o mesmo que ocorreu com a Unimed Paulistana, o que não impediu que sua situação piorasse, até chegar ao que está sendo considerada uma “catástrofe”.

Novas metas para 2016

A ANS pretende modificar o Programa de Qualificação de Operadoras, no intuito de aperfeiçoa-lo. O Programa IDSS 2016 (Ano-Base 2015) acrescentará novas dimensões a serem avaliadas, ligadas aos Eixos Direcionais, à Agenda Regulatória e à Qualidade em Saúde. O Programa seguirá as seguintes diretrizes:

  1. Qualidade em atenção à saúde – será avaliado um conjunto de ações que se destinam a atender as necessidades de saúde dos beneficiários. Será dada ênfase à promoção, prevenção e assistência prestada.
  2. Garantia de acesso – serão avaliadas as condições das redes assistenciais, para que garantam o acesso e considerando a oferta da rede de prestadores cadastrados.
  3. Sustentabilidade no mercado – a sustentabilidade da operadora será monitorada. Será considerado o seu equilíbrio econômico e financeiro, desde a satisfação dos beneficiários até o compromisso com os prestadores.
  4. Gestão de processos e regulação – Nesta dimensão será avaliado, entre outros indicadores, o cumprimento das obrigações previstas junto à ANS. 

Essas novas quatro dimensões estarão interligadas e suas avaliações possuirão o mesmo peso na nota, equivalente a 25%. A ANS vem adotando iniciativas para avaliar e estimular a qualidade das operadoras dos planos de saúde, na tentativa de integrar seus programas a outros como o Programa de Prestadores – Qualiss.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:

avaliação
Rating

4 Comentários

Marcos

Olá,

Mas quais são as piores e quais são as melhores operadoras de plano de saúde?
Não foi mencionado aqui.

Att.

Comentar
Sanaira Silveira

Boa tarde Marcos,

Obrigada por comentar no planodesaude.net,
Caso você tenha interesse em fazer um plano de saúde, trabalhamos com as melhores e mais confiáveis operadoras do mercado.
Solicite a cotação, preenchendo o formulário que se encontra na home-page do nosso site, assim, um de nossos parceiros entrará em contato com você.

Abraço.

Comentar
Tony Ho

Olá,

Este artigo parece aquele artigo de propaganda enganosa,
Anuncia uma coisa no título, mas no seu conteúdo não informa nada.

Até mais.

Comentar
Sanaira Silveira

Bom dia Tony,

É uma pena que você não gostou do nosso artigo, pois, contém várias informações obtidas através de pesquisa de dados.
Caso tenha interesse em fazer uma cotação de plano de saúde, entre na home-page do nosso site e preencha o formulário, para que um de nossos vendedores entre em contato com você.

Estamos à disposição,
Abraço.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *