dcsimg

ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual plano você precisa?

Mitos e verdades sobre o café

Muito se houve falar sobre o café e são várias as histórias que rondam essa bebida tão apreciada. Tem gente que não consegue começar o dia sem tomar uma boa xícara de cafezinho, mas, afinal, ele realmente faz mal? Quanto pode ser ingerido por dia?

As perguntas são muitas, então veja alguns mitos e verdades antes de acreditar em tudo que houve por aí.

Mitos e verdades sobre o café

Mitos e verdades sobre o café

  1. Não se pode beber mais de uma xícara de café por dia?

Mito

Fugindo um pouco do tema, já tem seu plano de saúde? Faça aqui a cotação do seu plano.

Ainda não se sabe ao certo os benefícios e malefícios que o café pode provocar, tanto que são fetos estudos constantes sobre o assunto. Porém, o que afirmam os especialistas é que de 2 a 3 xícaras pequenas por dia não faz mal.

  1. Café expresso tem mais cafeína

Verdade

O método de preparo do café pode influenciar na quantidade de cafeína, até porque os grãos utilizados são diferentes. Os grãos torrados utilizados no café expresso tem mais cafeína que o café torrado e moído de coador.

Já o café expresso é o que menos tem cafeína isso porque ele é colhido antes, sem ter tempo de amadurecer tanto e ter uma maior concentração da substância.

Que tal cuidar da sua saúde agora? Aproveite e faça a cotação do seu plano de saúde.

  1. O café teve origem na África?

Verdade

As 25 espécies de café mais consumidas no mundo são originárias das regiões tropicais da África, mais precisamente da Etiópia.

  1. Café tem tudo o mesmo cheiro?

Mito

Apesar da bebida receber um único nome, elas são de espécies diferentes e cada uma tem um odoro especifico. Apesar de todas tem um cheiro agradável, algumas são mais amadeiradas, enquanto outras tem perfumes parecido com o de flores.

  1. Beber café reduz a chance de doenças?

Verdade

Quando consumido em pequenas quantidades o café pode ser uma aliado da saúde. Ele ajuda a prevenir cálculos biliares e também na prevenção da diabetes tipo 2. Porém, atenção, pois em grande quantidade pode elevar a pressão sanguínea.

  1. Refrigerantes de cola tem mais cafeína que o café?

Verdade

Uma lata de refrigerante pode ter até 3 vezes mais cafeína que um xícara pequena de café e por isso o refrigerante deve ser consumido com muito mais moderação.

  1. Os grãos de café devem ser guardados no escuro?

Verdade

O ideal para manter o sabor é guardar o café em um local escuro e fresco, sempre dentro de um pote hermeticamente fechado. A umidade pode fazer com que os grãos se quebrem sem falar na perda do sabor e possibilidade surgir fungos.

  1. Logo depois de tomar o café se deve escovar os dentes para que não fiquem amarelos.

Mito

O café realmente pode deixar os dentes amarelados, porém nunca se deve escovar os dentes logo após ingerir a bebida. O ácido do café pode deixar a superfície dos dentes ais sensíveis e fazer a escovação pode remover o esmalte. O ideal é fazer bochecho apenas com água e escovar os dentes cerca de 30 minutos depois.

  1. O café tem mais antioxidantes que frutas?

Verdade

A quantidade de antioxidantes que o café possui é bastante grande, inclusive a concentração pode ser maior que a encontrada em algumas frutas. Os antioxidantes ajudam a proteger as células, porém beber muito café pode fazer mal, é melhor dosar a quantidade.

  1. Café descafeinado não tem cafeína?

Mito

Todo café tem cafeína a questão é a quantidade presente nesse. O descafeinado tem de 5 a 10 vezes menos cafeína que o café comum.

  1. Café emagrece?

Verdade

O café é considerado uma substância termogênica, isso é, acelera o metabolismo auxiliando na queima de gorduras e calorias. Porém, somente ele não terá tanto efeito em um dieta, é preciso que seja combinado com atividades físicas e uma dieta balanceada.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:

avaliação
Rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *