dcsimg

ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual plano você precisa?

Novos índices da ANS ajudarão consumidores

Novos índices da ANS ajudarão consumidores Na hora de escolher um plano de saúde, os consumidores têm o hábito de pesquisar sobre os preços e também as coberturas dos planos e isso é fundamental. Porém, é preciso também verificar os serviços prestados pelas operadoras e nesse caso deve-se fazer uma análise dos índices de reclamação.

Uma forma de fazer isso é por meio da avaliação de outros clientes e nesse caso são utilizados muito os sites de reclamação. Mas no Brasil quem regula o funcionamento dos planos de saúde é a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e por isso ela é a que deve exercer um maior controle sobre elas.

A ANS sempre teve um registro das reclamações realizadas pelos clientes, porém esse era superficial uma vez que não incluída os motivos das reclamações e nem verificava a sua procedência. Para melhorar essas informações a partir de 25 de setembro de 2015 ela está disponibilizando no seu site novos indicadores, abrangendo um já existente e que foi reformulado e ainda incluiu mais dois.

Esses foram criados para ajudar o consumidor a obter mais informações de forma clara para que na hora de escolha do plano possua mais insumos. Além de acompanhar os números relativos as reclamações, também será possível saber o que as causou.

Fugindo um pouco do tema, já tem seu plano de saúde? Faça aqui a cotação do seu plano.

Como são os índices da ANS

O Índice Geral de Reclamações de uma forma geral registra as reclamações realizadas. O Percentual de Finalização Assistencial indica quantas soluções foram possíveis de forma consensual entre a operadora e o cliente com o auxílio da ANS. Já o Índice de Abertura de Processo Administrativo registra as reclamações com indicio de infração. Os cálculos são feitos com base em uma fórmula que pode ser encontrada no site da Agência.

Todos esses índices estão acessíveis no site e para que a visualização fique mais fácil contam com gráficos e um ranking com as operadoras que registram os maiores índices de reclamação. Quem preferir também pode ter a informação individualizada por operadora.

Todos os meses serão disponibilizadas as informações e elas irão reunir informações dos últimos 3 meses e não dos 6 meses como acontecia anteriormente. Isso vai fazer com que as informações fiquem muito mais próximas a situação atual de cada operadora e essas possam tomar as providencias necessárias para realizar as melhoras.

Os consumidores saíram ganhando, pois, além de ter acesso a índices oficiais terão mais m ferramenta para ajudar na hora da escolha do plano. Com isso a possibilidade de enfrentar problemas futuros tende a diminuir.

Que tal cuidar da sua saúde agora? Aproveite e faça a cotação do seu plano de saúde.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:

avaliação
Rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *