Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Plano coletivo por adesão: vantagens e desvantagens

Quem opta por ter um plano de saúde, quando for contratar um, vai encontrar diversas modalidades, uma delas é o plano coletivo por adesão.

Esse plano é voltado para empresas ou associações que sejam pessoas jurídicas. Para aderir a esse plano contratado pela empresa, é preciso que a pessoa possua algum tipo de vínculo, podendo ser trabalhista ou associativo.

Nesse caso, é possível utilizar o plano adquirido e garantir acesso aos serviços de saúde, mas assim como todo serviço ele possui vantagens e desvantagens, confira quais são elas.

Plano coletivo por adesão: vantagens e desvantagens

Imagem: Getty

Vantagens do plano coletivo por adesão

Não costuma haver carência para utilizar o plano ou essa é reduzida. Dessa forma o beneficiário não precisa ficar pagando e tendo que esperar para ter acesso aos serviços. Entretanto, pode haver regras específicas para conseguir essa redução ou isenção.

Os valores são mais acessíveis porque se contrata o plano para um grande número de pessoas. Se comparado aos planos individuais os valores são bem mais vantajosos, chegando a ter um desconto entre 25% e 40%.

Com a cobertura abrangente não se perde em relação aos procedimentos se comparado aos demais planos do mercado. Conforme a cobertura contratada, é possível ter acesso a consultas, exames, internações, partos e muito mais.

Mais tranquilidade para gerenciar o serviço, uma vez que isso é feito pela pessoa jurídica. Ela verifica quais são os planos disponíveis, negocia com a operadora e também estabelece os valores, cabe ao beneficiário apenas escolher o plano (quando houver essa opção) e utilizar.

Desvantagens do plano coletivo por adesão

O tolerância para atrasos costuma ser menor do que os planos individuais. Assim, caso a fatura não seja paga logo após o vencimento, corre o risco de ter os serviços suspensos ou até mesmo cancelados por conta da inadimplência.

Reajuste anual não regulamentado. Isso quer dizer que o reajuste ocorre -com um acordo entre a operadora e a empresa que contratou o serviço, não sendo regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Isso quer dizer que os reajustes podem ser bastante abusivos e ter uma valor elevado.

Não se pode escolher qualquer plano. Os planos de saúde disponíveis são apenas os que a empresa contratou e desejou disponibilizar a seus funcionários ou associados. Sendo assim, se quiser um serviço diferente não conseguirá acesso a ele por meio do plano coletivo por adesão.

Depois de conhecer essas diferenças fica muito mais fácil de optar pelo plano de saúde mais adequado a suas necessidades.

Gostou deste post? Avalie!

2 Comentários

Manoelito da Silva Passos Filho

Olá,

Gostaria de fazer o Plano Individual, tenho 54 anos.

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Manoelito,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ e aguarde o contato de um corretor para que possa tirar suas dúvidas.
Atenciosamente.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.