dcsimg

ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual plano você precisa?

A cada 4 brasileiros, 3 possuem plano de saúde coletivo

A cada 4 brasileiros, 3 possuem plano de saúde coletivoDe acordo com dados divulgados pela ANS (Agência Nacional de Saúde), a procura por planos de saúde individuais está cada vez menor e em um período de 12 anos o número de usuários dos planos de saúde coletivos já representa 78,7%, ou seja, o dobro. No ano de 2001 este número era de apenas 43,4%.

Atualmente, o Brasil possui 38,5 milhões de pessoas que possuem planos de saúde, mas algumas operadoras grandes de saúde decidiram abandonar o mercado de planos individuais e estão focando mais nos coletivos, caso da Golden Cross, por exemplo, que vendeu sua carteira de clientes com planos familiares e individuais para a Unimed Rio e resolveu concentrar seus esforços nos planos empresariais a partir de 2013. Foram 160.000 pessoas que tiveram que migrar de operadora com esta mudança.

Conforme dados da FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar que contém as maiores operadoras do Brasil e possui um terço do mercado), são somente 11 operadoras que vendem planos de saúde individuais das 31 empresas associadas. Já no caso dos planos odontológicos, 80% ainda vendem planos individuais.

A opinião do diretor adjunto de produtos da ANS, João Barroca, é de que o aumento de número de empregos formais contribui para este mercado, já que os trabalhadores passaram a reivindicar este direito também.

Fugindo um pouco do tema, já tem seu plano de saúde? Faça aqui a cotação do seu plano.

Porém, a advogada e pesquisadora do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor),  Joana Indjaian Cruz, acredita que isso tira o poder de escolha das pessoas, já que os planos coletivos possuem podem ter menos garantias que os individuais, necessitando que a ANS também regulamente os reajustes dos planos coletivos.

Dê a sua opinião:

E você, o que acha deste aumento de planos de saúde coletivos e diminuição da oferta de planos individuais? Acredita que isso ajuda o consumidor a pagar menos para ter uma saúde de qualidade ou não?

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:

avaliação
Rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *