August 7 2013

Roberta Clarissa Leite

Plano de saúde para gestantes | planeje a vinda do seu bebê

Fique por dentro de tudo o que você deve saber ao procurar um plano de saúde para gestantes através do site Planodesaude.net.

Planejamento é a palavra chave quando o assunto é gestação. Principalmente em relação ao plano de saúde para gestantes. A mamãe deve passar pelo 9 meses sem preocupações burocráticas e que afetem seu bem-estar, por isso é essencial planejar e evitar transtornos. Confira algumas informações que podem evitar problemas ao contratar um plano de saúde.

Saúde para gestantes

Carência para gestantes

Neste caso, a carência é algo a ser levado em consideração e ser analisado juntamente com seus planos de tempo para engravidar. Entenda que a carência significa intervalos de tempo, contados a partir da adesão ao contrato ou assinatura do cliente, nos quais o consumidor não poderá usar o plano para a utilização de determinados procedimentos. Para o parto, a Lei de Plano de Saúde prevê 300 dias, com exceção do parto prematuro, caso que será tratado como um procedimento de urgência.

Todos sabem que uma gravidez requer inúmeros cuidados e que as despesas com o pré-natal e o parto são altas. Portanto o melhor a se fazer é contratar um plano de saúde com uma certa antecedência da previsão do parto.
Considere a exigência de carência de 300 dias do parto, o ideal é fazer o contrato com seu plano com antecedência de 10 meses, e depois da contratação, esperar 2 meses para engravidar. Com esse planejamento prevendo a carência de 300 dias, você garante também, caso indique durante o pré-natal, a paramentação, acomodação e alimentação do acompanhante.

Parto de emergência

Você deve entender que se a criança nascer dentro do prazo de carência, o plano será obrigado a somente cobrir as despesas com o parto se este for de emergência ou urgente. Caso contrário, você terá que arcar com essas despesas. Da mesma forma é em relação à equipe médica e o hospital, não sendo em caso de emergência, o plano de saúde é obrigado a cobrir as despesas somente com credenciados.
Busque informações sobre que hospitais e médicos o plano que você está escolhendo tem na sua lista de credenciados e saiba em quais você pode ser atendida. Há também diferentes tipos de internação, geralmente as mais baratas são para internações em enfermaria e maiores custos para internações em apartamentos.

Tipos de cobertura

A futura mamãe deve também saber que cobertura está contratando, cada plano pode ter diferentes ofertas de cobertura:

• cobertura hospitalar: internações e procedimentos em ambiente hospitalar;
• ambulatorial: consultas médicas, exames e demais tratamentos ambulatoriais;
• obstétrica: procedimentos relativos ao pré-natal, da assistência ao parto e puerpério.

Cada empresa pode combinar essas ofertas mas deve em todo caso oferecer um plano chamado referência, que garanta todo os procedimentos importantes para o seu bem-estar e do bebê.

Atendimento para seu bebê

A mamãe deve estar ciente também que, em 30 dias contados do dia do nascimento, é necessário solicitar a inclusão do bebê como dependente no seu plano de saúde, sem ser preciso cumprir carências. Após esse prazo de 30 dias, a empresa poderá exigir a carência.
Some todas essas informações e assim esteja preparada para procurar o plano de saúde que ofereça as melhores condições para você. Você está planejando engravidar? Já procurou uma plano que cubra todas as suas necessidades como futura mamãe?

Artigos relacionados:

Como escolher plano de saúde ideal
O que você precisa saber sobre planos de saúde?
Plano de Saúde Familiar, Individual ou Empresarial?

Sobre o autor: Roberta Clarissa Leite

Roberta Clarissa Leite é jornalista e radialista, com 10 anos de experiência em radiofonia, é pesquisadora de literatura popular do nordeste brasileiro. Lançou em 2010 o documentário Nordeste que Rima, premiado pelo Ministério da Cultura do Brasil. Uma de suas paixões é viajar e compartilhar suas experiências com o público, além de estar sempre interessada em aprender novas línguas.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário