dcsimg

ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual plano você precisa?

Plano de saúde pode negar uma cirurgia?

No momento que sai o diagnóstico do médico e que ele fala que precisaremos passar por uma cirurgia, vem alguns pensamentos na nossa cabeça. Entre eles está um muito importante: será que o plano de saúde vai pagar todos os custos da cirurgia, não é mesmo?

Por isso vamos esclarecer alguns pontos para você não ficar com mais nenhuma dúvida sobre este assunto.

Plano de saúde pode negar uma cirurgia?

Por que o plano pode negar uma cirurgia?

A resposta é sim! Aliás vemos algumas vezes em jornais e programas de televisão várias histórias de planos de saúde que negaram uma cirurgia.

Clique aqui e faça a cotação do seu plano de saúde.

Mas dependendo do procedimento o plano de saúde não tem obrigatoriedade de pagar, como exemplo, cirurgias com finalidade estética ou doenças pré-existentes.

É considera doenças pré-existentes aquelas que você relatar no momento de contratação do plano de saúde ou mesmo quando você oculta a informação, mas a operadora consegue comprovar que elas já existiam antes da contratação.

Ainda sobre as doenças pré-existentes, é importante pontuar que a negativa do plano não poderá acontecer caso seja um procedimento de urgência e emergência.

Já as cirurgias com finalidade estética só serão liberadas se o laudo do médico comprovar que o procedimento deverá ser feito para preservar a saúde do paciente, como por exemplo, uma cirurgia bariátrica que pode ser realizada como forma de emagrecer apenas ou porque o paciente precisa reduzir peso urgente.

Que tal cuidar da sua saúde agora? Aproveite e faça a cotação do seu plano de saúde.

Procedimentos para as cirurgias que não podem ser negadas

Caso a sua cirurgia não esteja na lista das “proibidas” pelos planos de saúde, não existem motivos para a negativa. Mas é importante dizer que o médico terá que fazer um laudo explicando o real motivo da solicitação da cirurgia.

Para dar entrada no processo, você deverá entregar para o convênio todos os papeis entregues pelo médico. Depois disso, o plano de saúde fará algumas perguntas e pedirá o preenchimento de alguns formulários. De acordo com as regras da ANS, os planos têm até 21 dias úteis para dar uma resposta sobre a autorização.

Lembrando que independente do caso do paciente a autorização dos planos de saúde para a realização de qualquer cirurgia dependerá também do prazo de carência que deve ser cumprido. O prazo é de 180 dias, segundo a ANS.

Preste muito atenção no momento de contratar o plano de saúde

Um dos maiores erros cometidos pelas pessoas no momento de contratar um plano de saúde, é não priorizar alguns detalhes importantes. Entendemos um pouco porque, afinal, estamos fazendo este contrato, mas não queremos usar, né?

Porém, se deixar passar qualquer detalhe no momento da assinatura do contrato, você poderá ter muita dor de cabeça caso precise de algo que você não optou por não escolher no plano ou não se atentou nos detalhes do contrato. Existem operadoras de saúde que podem negar a realização de uma cirurgia, por exemplo, simplesmente porque você não leu o contrato direito. Dá para acreditar?

Por este motivo, preste muita atenção em cada parágrafo do contrato antes de assiná-lo.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:

avaliação
Rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.