dcsimg

ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual plano você precisa?

Previna-se contra a dengue, Zika vírus e chikungunya

Previna-se contra a dengue, Zika vírus e chikungunyaAtualmente um pequeno mosquito está tirando o sono de muita gente por transmitir dengue, Zika vírus e chikungunya.

Se você tem assistido os noticiários ultimamente sabe que tem 3 doenças, a dengue, Zika vírus e chikungunya que se tornaram um problema de saúde mundial, tanto que até mesmo países que não possuem uma epidemia está investindo em pesquisar para criar uma vacina. No Brasil, existe um esforço do governo para combater o mosquito transmissor, tanto que quem acessa o site da Anvisa pode encontrar mosquitos voando por lá, que fazem parte da campanha.

Já foram relatados diversos casos das doenças, porém por elas serem transmitidas pelo mesmo mosquito ainda geram confusão, principalmente por conta da microcefalia. Então aprenda a diferença de cada uma delas e como se previnir.

Dengue

Ela foi identificada pela primeira vez em no Brasil em 1986, sendo que a principal forma de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti, apesar de haver relatos de transmissão por transfusão de sangue e transmissão vertical.

Clique aqui e faça a cotação do seu plano de saúde.

Os sintomas podem variar de leves a graves, inclusive levando a pessoa a morte. Ela começa com uma febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, fraqueza, coceira e erupções na pele que duram em torno de 2 a 7 dias. É comum também que ocorra vômitos e perda de peso nesse período.

Como não existe tratamento para doença é preciso ficar em repouso e ingerir bastante líquido durante o período de infecção.

Chikungunya

Ele é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus e foi identificada no Brasil pela primeira vez em 2014.

Após picada a pessoa pode apresentar os sintomas entre 2 a 12 dias sendo comum que surjam dores nas articulações, dedos, tornozelos e pulso. Pode ainda ocorrer dor muscular, manchas vermelhas no corpo e dor de cabeça, porém cerca de 30% das pessoas não apresentam sintoma o que dificulta a identificação do problema. Uma vez que o paciente tenha a doença fica imune, pois o organismo produz anticorpos.

Que tal cuidar da sua saúde agora? Aproveite e faça a cotação do seu plano de saúde.

O tratamento é parecido com o da dengue devendo a pessoa permanecer em repouso e bebendo bastante líquido.

Zika vírus

Ele também é transmitido pelo Aedes aegypti, sendo que outras formas de transmissão como saliva, urina e sêmen estão senso avaliadas. A doença ocorreu no Brasil pela primeira vez em 2015 e cerca de 0% das pessoas infectadas não tem manifestações clínicas.

Os sintomas incluem manchas vermelhas pelo corpo, coceira, febre, dor no corpo e olhos vermelhos que desaparecem em cerca de 3 a 7 dias. Uma das grandes preocupações são as gestante que adquirirem o Zika vírus, isso porque ele pode causar a microcefalia nos bebês.

O tratamento deve incluir o uso de medicamentos para controlar a febre e a dor.

Como se prevenir

Como o principal transmissor é o mosquito Aedes aegypti é preciso eliminar os focos de criação evitando deixar água parada. É recomendado também usar telas na janelas, roupas de mangas e pernas compridas e repelente.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:

avaliação
Rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *