dcsimg

ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual plano você precisa?

Quais os prazos de espera para usar o plano de saúde

Você ainda tem dúvidas sobre os prazos que precisa esperar para usar seu plano de saúde? Tire suas dúvidas agora e use melhor seu plano!

Lógico que quando você faz um plano de saúde, quer poder usufruir de todos os benefícios o quanto antes, mas sabia que é preciso aguardar um pouco para usar alguns serviços? Essa é a famosa “carência” dos planos, ou seja, o período que deve aguardar para utilizar algum procedimento.

Mas para não passar nenhum aperto ou perder o direito de fazer algum procedimento quando precisar, você deve ficar de olho no tempo que deve esperar. Isso sempre vem especificado no contrato e é importante lê-lo com calma para saber isso e outros itens.

Porém, além de ler e estar ciente, a legislação dos planos de saúde exige algumas coisas, desde 2 de janeiro de 1999, pata planos individuais ou familiares novos ou adaptados. Veja só:

Fugindo um pouco do tema, já tem seu plano de saúde? Faça aqui a cotação do seu plano.

  • Urgência, como complicações na gestação e acidentes pessoais, ou ainda emergências, onde entram lesões irreparáveis e risco à vida, possuem um tempo de apenas 24 horas. Sendo assim, após 24 horas da assinatura do contrato já pode usar esses serviços, caso algo aconteça. Outros casos podem ser feitos imediatamente.
  • Partos, com exceções de partos prematuros ou com complicações na gestação, devem ser feitos somente após 300 dias da contratação do plano.
  • Caso haja doenças ou lesões pré-existentes que tenham sido informadas na hora da contratação (você sempre deve informar isso quando for fazer seu cadastro ou corre o risco de ser processado por omissão de informações), elas só podem passar por procedimentos no plano após 24 meses.
  • Os demais procedimentos aguardam 180 dias.
  • Para consulta convencional com pediatra, clínico geral, ginecologista e obstetra, o prazo é de sete dias úteis. Já para outras especialidades, de 14 dias, e sendo o período de espera para fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta de 10 dias úteis.
  • Consultas e procedimentos em consultório odontológico demoram sete dias úteis.
  • Exame em laboratórios de análises clínicas tem carência de 3 dias.
  • Para serviços de terapia e diagnóstico ambulatorial o tempo de espera deve ser de 10 dias úteis.
  • Quando houver um PAC (procedimento de alta complexidade), deve-se aguardar 21 dias.
  • Internações devem esperar 10 dias, sendo que se for coletiva o prazo é de 21 dias.

Vale dizer que esses prazos devem ser seguidos como período máximo, mas a operadora pode fazer uma negociação concedendo carência menor, conforme quiser.

É importante ficar atento e ver se esses prazos estão corretos antes de assinar o contrato, pois uma vez que concorde com o tempo de espera não pode fazer nenhuma reclamação posterior.

Caso a operadora não cumpra a carência ou negue atendimento, você deve seguir o seguinte procedimento:

Quais os prazos de espera para usar o plano de saúde

Fonte: ANS

 

Que tal cuidar da sua saúde agora? Aproveite e faça a cotação do seu plano de saúde.

Se tiver mais dúvidas sobre os prazos de espera para usar o plano de saúde, consulte o site da ANS.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:

avaliação
Rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *