December 5 2013

Roberta Clarissa Leite

Quais são os piores e melhores planos de saúde de 2013

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS 2013), nesta segunda-feira(02). Esta análise de qualidade é anual e retroativa, ou seja, referente aos planos de saúde ativos e com beneficiários nos 12 meses do ano anterior. É um programa composto pela Qualificação Institucional e a Qualificação das Operadoras.

Os planos Unimed BH, a Unimed Regional Maringá e o plano de Petrobras foram os três planos com melhor pontuação.

O IDSS é um dos componentes do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar da ANS, é extremamente útil principalmente para quem procura um plano e quer comparar o desempenho da companhia, ou para quem quer conferir a qualidade dos serviços de sua operadora.

Como é dada a pontuação

Diversos indicadores são avaliados, o índice varia de zero a um. A pontuação das operadoras é a seguinte: muito ruim (zero a 0,19), ruim (0,20 a 0,39), regular (0,40 a 0,59), bom (0,60 a 0,79) e muito bom (0,80 a 1,00).

No caso dos três planos que obtiveram melhor pontuação(muito bom), a classificação resultou assim:

• UNIMED BH, IDSS: 0,8621/ modalidade: Cooperativa médica;
• UNIMED Regional Maringá Coop.De Trabalho Médico, IDSS: 0,836/ modalidade: Cooperativa Médica;
• PETROBRAS, IDSS: 0,8038/ modalidade: autogestão

O que pesa na pontuação?

A ANS considera ainda quatro dimensões que pesam de maneira diferente nas notas: assistencial (peso de 40%), econômico-financeira (peso de 20%), estrutura e operação (peso de 20%) e satisfação do beneficiário (peso de 20%).

Entre os planos de saúde que foram classificados no grupo Bom (0,60 a 0,79), podemos citar: AMIL, UNIMED Londrina, UNIMED Paraná, CASSI, UNIMED Juiz De Fora Cooperativa De Trabalho Medico LTDA, UNIMED Rio Cooperativa De Trabalho Medico Do RJ LTDA, UNIMED Campinas, entre outros.

O IDSS é realizado desde 2008 pela ANS com a finalidade de melhorar o setor de saúde suplementar. De acordo com o diretor-presidente, André Longo, esse estudo é um incentivo à transparência e à concorrência do setor, possibilita o consumidor fazer as melhores escolhas.

Modalidades também são avaliadas

Outra classificação adotada para análise é a modalidade da empresa, as de autogestão são as que oferecem planos coletivos empresariais, as outras são operadoras que oferecem plano de saúde abertos para o público em geral.

De acordo com o glossário Temático da Saúde Suplementar do Ministério da Saúde, são essas todas as modalidades: autogestão, cooperativa médica, filantropia, medicina de grupo, seguradora especializada em saúde, operadora médico-hospitalar, operadora médico-hospitalar, operadora exclusivamente odontológica.

O cliente pode verificar os resultados analisados de seu plano no site a ANS, no Espaço de Qualidade e conferir a pontuação de desempenho do seu plano.

Os planos de saúde que receberam os índices mais baixos (ruim 0,20 a 0,39) foram:

• UNIMED Cuiabá, IDSS: 0,3565/modalidade: Cooperativa Médica;
• Empresa Brasileira De Correios e Telégrafos, IDSS: 0,352/modalidade: Autogestão.

Você já verificou a classificação do seu plano?

Artigos relacionados:

Sobre o autor: Roberta Clarissa Leite

Roberta Clarissa Leite é jornalista e radialista, com 10 anos de experiência em radiofonia, é pesquisadora de literatura popular do nordeste brasileiro. Lançou em 2010 o documentário Nordeste que Rima, premiado pelo Ministério da Cultura do Brasil. Uma de suas paixões é viajar e compartilhar suas experiências com o público, além de estar sempre interessada em aprender novas línguas.

Gostou do nosso artigo? Que tal aproveitar e realizar uma cotação de plano de saúde e receber excelentes propostas através dos parceiros do site planodesaude.net? Clique Aqui!.

Participe da nossa rede de amigos que economizaram na cotação através do site Planodesaude.net

Compare Planos de Saúde!

Receba as melhores propostas das principais seguradoras. Cote agora e economize!


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário