dcsimg

ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual plano você precisa?

Reclamações contra planos de saúde ultrapassam 100 mil

Reclamações contra planos de saúde ultrapassam 100 milQuem possui um plano de saúde espera encontrar um serviço de qualidade com um atendimento rápido e facilidade para agendar as consultas através de preços dentro do que foi combinado. Porém nem sempre isso acontece e nesse caso os beneficiários precisam entrar em contato com as operadoras para resolver esses problemas.

Quando a situação não é resolvida facilmente ou não há um entendimento sobre a solução, o consumidor pode recorrer às ouvidorias. Essa é a última instância dentro das operadoras que podem ser acionadas. Ela visa receber o pedido e encaminhar para as áreas responsáveis a fim de que possa ser dada uma tratativa e o cliente consiga uma solução.

Elas devem estar acessíveis aos clientes e no site da Agência Nacional de Saúde (ANS) é possível encontrar uma lista com a ouvidoria de todas as operadoras que atuam no país.

Como estão os números de reclamações dos planos de saúde

As ouvidorias estão em funcionamento há pouco tempo, sendo que desde outubro de 2013 são obrigatórias. Porém, dados divulgados pela ANS em julho causaram um pouco de espanto devido ao grande volume de reclamações registradas. No período de outubro de 2013 a outubro de 2014, as operadoras de planos de saúde receberam juntas 105.749 queixas, o que indica que as soluções não estão sendo encontradas facilmente.

Fugindo um pouco do tema, já tem seu plano de saúde? Faça aqui a cotação do seu plano.

Das ocorrências registradas, 32,4% são referentes a dificuldade para agendamento de consulta, 22,4% são referentes a carteirinha e sobre contratos e 17,7% se referem a valores de reajuste e cobrança.

A ANS informa que as operadoras devem divulgar esse canal e que, caso não haja cadastro da ouvidoria, as empresas podem pagar uma multa de 25 mil reais. Para tentar minimizar esses problemas, a ANS está criando uma norma que exigirá mais dos planos. Dentre as novas exigências será preciso que haja postos de atendimentos presenciais e atendimento telefônico 24 horas por dia para empresas com mais e 100 mil clientes.

Existem alguns clientes que relataram que após o contato com a ouvidoria conseguiram ter uma resposta positiva e dessa forma puderam fazer uma negociação com a operadora. Porém nem sempre isso é possível e em alguns casos, mesmo recorrendo às ouvidorias, os clientes não conseguem resolver a situação.

Para os casos em que não seja possível um acordo amigável entre beneficiário e a operadora de plano de saúde é possível recorrer ao Procon ou a ANS, porém é preciso ter todas as informações de contato, como número de protocolos e o nome dos atendentes.

Que tal cuidar da sua saúde agora? Aproveite e faça a cotação do seu plano de saúde.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:

avaliação
Rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *