dcsimg

ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual plano você precisa?

Saúde do homem: 8 mitos e verdades sobre exames e consultas

Quando o assunto é cuidar da saúde do homem, muitos deixam a desejar, pois acreditam que só precisam ir ao médico se estiverem muito doentes. Para ajudar na conscientização, temos o novembro azul, mês todo dedicado a orientar e destacar a importância de se prevenir das doenças masculinas.

Mesmo assim, a negligência ainda é grande, e com todas as orientações fornecidas, fazer o exame de câncer de próstata continua sendo uma barreira para muitos. Porém, existem muitos mitos acerca das consultas e exames. Veja alguns deles.

Saúde do homem: 8 mitos e verdades sobre exames e consultas

Saúde do homem: fique por dentro

1 – Quem trata as doenças do homem é o urologista?

Verdade

Fugindo um pouco do tema, já tem seu plano de saúde? Faça aqui a cotação do seu plano.

A urologia é uma especialidade médica que vai tratar as patologias sexuais do homem e também problemas urinários em ambos os sexos. Nesse caso, qualquer enfermidade relacionada ao órgão sexual masculino deverá ser tratada por esse profissional.

2 – Quem faz o exame de PSA não precisa fazer o toque retal?

Mito

O PSA é um exame que vai medir o nível de Antígeno Prostático Específico (PSA), sendo que ele pode apresentar alterações por diversos fatores. Já o toque retal é um exame que dura apenas alguns segundos, e capaz de identificar mudanças físicas na próstata.

Para um diagnóstico completo é recomendada a combinação dos dois, sendo que a realização dos exames deve ser orientada pelo médico para cuidar da saúde do homem.

Que tal cuidar da sua saúde agora? Aproveite e faça a cotação do seu plano de saúde.

Você pode ver nosso infográfico sobre o câncer de próstata e entender melhor sobre o assunto.

3 – O exame de toque retal causa dor?

Mito

Esse tipo de exame não causa dor, o que pode ocorrer é que pelo fato do paciente não estar relaxado, os músculos contraem, fazendo com que haja incômodo. Durante a consulta, ocorre uma orientação de como ele será realizado, deixando o paciente mais tranquilo em relação ao procedimento.

4 – O exame da próstata deve ser feito anualmente por homens com mais de 50 anos?

Verdade

O exame de toque é recomendado para todos os homens com mais de 50 anos e deve ser realizado todos os anos por um urologista. Para os que têm parentes de primeiro grau que já tiveram a doença, é recomendado que essa prevenção se inicie um pouco mais cedo, aos 40 anos.

5 – Se o médico notar a próstata aumentada, quer dizer que tenho câncer?

Mito

A próstata é um órgão que cresce continuamente e isso se inicia por volta dos 25 anos. As causas desse crescimento podem ser diversas, como o sedentarismo, diabetes, genética e outras.

Em muitos casos, esse crescimento não irá gerar nenhum tipo de problema, já em outros pode causar desconforto e dificuldade para urinar. Ao analisar a situação de cada paciente, o médico poderá orientar sobre qual o melhor tratamento e se trata ou não de um câncer.

Por falar nisso, você sabe quais os direitos do paciente com câncer de próstata?

6 – Se for detectado indício de câncer de próstata é preciso fazer uma biopsia?

Verdade

Mesmo com os exames de toque retal e o PSA, ainda assim é preciso fazer uma biópsia para se ter mais informações do tipo de câncer e a sua confirmação. Esse procedimento consiste em retirar uma amostra do tecido para análise, utilizando uma seringa que será inserida na glândula.

7 – As doenças cardíacas devem ser outra preocupação dos homens e também exigem cuidados?

Verdade

Doenças cardíacas são uma das principais causas de morte do mundo e por isso exigem cuidados desde cedo. É recomendado que se comece a fazer o check-up anual a partir dos 30 anos e, quando detectada alguma irregularidade, tanto no funcionamento desse órgão como em outros problemas que possam levar a um infarto, esse intervalo pode diminuir.

8 – É possível conseguir atendimento de um urologista na rede pública de saúde?

Verdade

A rede pública tem urologistas em seu quadro, porém o atendimento pode demorar devido às filas. O recomendado é contar com um plano de saúde para ter mais agilidade nas consultas e exames da saúde do homem.

Aproveite e faça sua cotação de plano de saúde agora para cuidar mais da sua saúde.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:

avaliação
Rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *