dcsimg

ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual plano você precisa?

Tênis: o esporte ideal para os seus filhos

Estimular nas crianças o hábito de, desde cedo, praticar esportes, é algo que pode trazer incontáveis benefícios no futuro. E não estamos falando da possibilidade de ela se tornar um ás do esporte, um campeão mundial ou milionário pela mera prática, mas sim dos benefícios à saúde, ao comportamento e ao desenvolvimento mental da criança.

tenis-infancia

Foto: clttenis.com.br

Quando falamos em esportes e crianças, o que vem imediatamente à cabeça é a prática do futebol, o esporte mais popular do Brasil, ou natação, que auxilia incrivelmente no desenvolvimento físico. No entanto, existem outros esportes que podem representar benefícios ainda maiores ao desenvolvimento das crianças. Estamos falando, especificamente, do tênis.

Potência muscular, postura, aeróbica, concentração… os benefícios da prática do tênis

Colocar as crianças para praticar tênis desde cedo representa benefícios para diversos aspectos do desenvolvimento dos “pimpolhos”, tanto do aspecto físico quanto mental.

A melhora no aspecto físico se dá ao fato de o tênis ser um esporte que requer bastante preparo aeróbico e um corpo muito resistente. Assim, é evidente que, inicialmente, as crianças irão “sofrer” para conseguir manter o ritmo, mas é justamente essa a virtude do esporte: o desenvolvimento.

Clique aqui e faça a cotação do seu plano de saúde.

Além da questão aeróbica, o tênis traz incríveis benefícios para o desenvolvimento e fortalecimento muscular e ósseo, auxiliando, também, na melhora da postura.

Esporte também ajuda no desenvolvimento cognitivo

Tênis é um esporte de resistência, técnica e preparo mental. Por isso, além dos supracitados benefícios físicos, a prática do esporte também representa um importante meio de auxiliar no desenvolvimento cognitivo das crianças. Coordenação motora, equilíbrio, concentração são alguns dos pontos positivamente afetados pelo “monitoramento” da bolinha amarela dentro das quadras.

Além disso, é inegável o benefício social que a prática de um esporte (genericamente falando) traz à criança: ela faz novos amigos, inserindo-se em um “círculo social”, aprende a seguir regras, supera a vergonha e passa, desde cedo, a assumir responsabilidades e compromissos.

Qual a idade ideal para iniciar a prática do esporte?

Justamente por ser um esporte que tende a exigir muito preparo físico, especialistas recomendam um início paulatino no tênis. Apesar de não existir uma “regra de idade” para ingressar na prática do tênis, o ideal é que até os seis anos os pais permitam a criança desenvolver suas habilidades motoras de maneira livre, sob pena de a prática do esporte acabar limitando esse desenvolvimento.

Que tal cuidar da sua saúde agora? Aproveite e faça a cotação do seu plano de saúde.

Após, até os 10 anos o recomendado é começar a trabalhar a base do esporte com elementos de brincadeira, ainda sem muita preocupação com a técnica em si, que deve ser trabalhada a partir dos 10 anos e até os 13.

A partir dos 13, ingressa-se na fase de preparação para um “atleta de alto rendimento”. Segundo a Federação Internacional de Tênis, as mulheres alcançam aos 16 anos uma idade que permite o alto rendimento no esporte, enquanto os homens alcançam o alto rendimento aos 18 anos.

Lembre-se: deixe a criança escolher

Apesar dos inúmeros benefícios que a prática do tênis traz para o desenvolvimento da criança, é fundamental ressaltar que optar pelo esporte deve ser uma escolha dela. No final das contas, obrigá-la a praticar um esporte que ela não gosta esvazia qualquer eventual benefício que o esporte pode trazer.

Artigos relacionados:

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:

avaliação
Rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.