dcsimg

ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual plano você precisa?

A importância do tratamento precoce nas doenças mentais

Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) estão acompanhando um grupo de adolescentes com alto risco de desenvolver doenças mentais graves como o transtorno bipolar e a esquizofrenia. O objetivo é descobrir o momento certo para agir antes que os problemas se manifestem e poder evitar que se instalem. A equipe procura ensinar aos adolescentes e seus familiares como lidar com situações estressantes que podem disparar crises. Essa informação é muito importante para os usuários dos Planos de Saúde

Doenças MentaisOs cientistas pesquisadores desenvolveram a hipótese de que os neurônios e outras células cerebrais vão sofrendo danos gradativos, a partir da primeira crise da doença. À medida que as crises se sucedem o cérebro produz certas substancias nocivas que atrapalham o funcionamento das células e provocam a deterioração do próprio cérebro. A capacidade de raciocínio, planejamento e aprendizagem vai sendo alterada, além da mudança de humor. As crises recorrentes, isto é, repetidas ao longo de vários anos, levam para quadros graves de transtorno bipolar e de depressão. Isto porque o próprio organismo vai se intoxicando e se alterando. Ao longo dos anos, ou de décadas, os surtos de mania ou depressão produzem um desgaste do cérebro e do corpo, reduzindo a capacidade de recuperação e acelerando o envelhecimento.

O conceito que explica esse processo é chamado de “neuroprogressão”. Quem convive com pessoas com transtorno bipolar ou esquizofrenia na família sabe que os sintomas tendem a piorar com o tempo e a esperança de cura vai diminuindo com o passar da idade do paciente. No entanto, os pesquisadores estão buscando abrir caminhos para avaliar os pacientes ao longo do tempo e encontrar terapias mais eficientes, com o desenvolvimento de estratégias que identifiquem precocemente as pessoas com risco de desenvolver esses problemas. Essas estratégias precisam ser incorporadas pelos profissionais da área nos Planos de Saúde.

O tratamento precoce é a melhor alternativa para enfrentar as doenças mentais, os surtos de mania e de depressão, antes que eles ganham maior gravidade, quando não dependem de motivos para serem disparados. O tratamento precisa ser o mais cedo possível, e não deve se ater apenas ao alívio dos sintomas, mas a prevenção da recaída e a manutenção da capacidade do indivíduo no trabalho e na família. Por esse motivo, quando a família conta com um Plano de Saúde o acompanhamento por um profissional da área de psiquiatria se torna muito mais acessível.

A ocorrência de um evento estressante, somada à influência dos fatores ambientais e a tendência genéticas são bem conhecidas como causas do início das crises. Entretanto, segundo a nova teoria, os próprios episódios repetidos acabam por minar a capacidade do corpo de lidar com novos eventos estressantes. A partir da décima crise os surtos não são mais dependentes das condições que antes os disparavam. O problema é que as pessoas com transtorno mental costumam procurar um médico psiquiatra muito tempo depois de surgirem os primeiros sinais da doença. É assim que podem passar anos até que um especialista faça o diagnóstico correto e possa receitar os medicamentos adequados. O tempo que decorre entre a manifestação da doença e o tratamento costuma ser de 5 a 10 anos, quando surgem complicações na convivência no trabalho, na família e com os amigos.

Fugindo um pouco do tema, já tem seu plano de saúde? Faça aqui a cotação do seu plano.

As pessoas com transtorno bipolar e depressão podem morrer entre 25 e 30 anos mais cedo do que as pessoas sem distúrbios psiquiátricos, desenvolvendo uma proporção maior de câncer e problemas cardiovasculares. É por esse motivo que a consulta e avaliação psiquiátrica são muito importantes na prevenção da evolução das doenças mentais, e isso deve ser feito o mais precocemente possível. O atendimento rápido com especialista, que é oferecido por um Plano de Saúde, evita os adiamentos e esperas que podem comprometer o paciente, evitando que as crises se repitam e venham a comprometer o seu futuro.

Artigos relacionados:

Que tal cuidar da sua saúde agora? Aproveite e faça a cotação do seu plano de saúde.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:

avaliação
Rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *