dcsimg

ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual plano você precisa?

Você está cuidando bem da sua voz?

Cuidados com a VozPara os profissionais que usam a voz constantemente um cuidado especial é necessário. Os jornalistas, radialistas, atores, cantores  e professores precisam estar com as cordas vocais sempre no seu melhor estado. Como evitar problemas e como cuidar melhor delas?

Já procurou um fonoaudiólogo?

O profissional mais recomendado para analisar cada caso é o fonoaudiólogo, procure um bom plano de saúde que inclua o atendimento nesta especialização. Ele tem competência para listar as melhores recomendações para evitar calos nas pregas vocais ou doenças que prejudiquem a sua voz, como inflamações na garganta, rouquidão ou resfriados. É o fonoaudiólogo  que cuida  das funções neurovegetativas, que são a mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração, além da  comunicação humana, na fala, na fluência etc.

Se você é um profissional que precisar falar constantemente, mesmo que não seja para grandes públicos com uso de microfone, saiba que o uso corretamente de sua voz vai melhorar seu desempenho, pois é o seu instrumento de trabalho, inclui-se vendedores, operadores de telemarketing, guias de turismo, entre outros.

Melhore sua voz com uma boa alimentação

A alimentação é também um fator muito importante para promover a saúde vocal, alguns alimentos com fibras ajudam a “limpar” , eles tem a função de adstringente, como é o caso da maçã. É aconselhável evitar o consumo de leite e seus derivados antes do trabalho com a voz, eles podem aumentar a quantidade de saliva na boca e assim o resultado final será menos satisfatório. Durante o uso da voz é necessário beber alguns goles de água para umidecer a garganta, a melhor opção é a água em temperatura ambiente, inclusive, água gelada deve ser evitada.

Fugindo um pouco do tema, já tem seu plano de saúde? Faça aqui a cotação do seu plano.

Cigarro e uma bela voz não combinam

Podemos acrescentar mais uma consequência negativa para os fumantes, o fumo prejudica também a voz. O alcatrão e a fumaça ressecam o trato vocal e agride o sistema respiratório, deixando-o ressecado. É muito comum para as pessoas que fumam,  sofrerem de uma irritação chamada “pigarro”, geralmente vem junto com tosse. Tudo isso provoca atrito nas cordas voais e podem facilmente lesioná-las. Portanto, mais um motivo para deixar de fumar.

Muitos famosos da televisão relatam seus segredos para manter a voz sempre no melhor estado, âncoras de programas jornalísticos, atores de teatro ou locutores esportivos. Muitas dicas são facilmente usadas no dia a dia. É recomendável fazer exercícios antes de usar a voz: rodar o pescoço em todas as direções, vibrar a língua e os lábios, fazer alongamentos com os lábios abrindo e fechando a boca, entre outros. Há também exercícios que melhoram a pronuncia dos encontros consonantais, a repetição de frases trava-língua, como por exemplo: “A aglomeração na gleba glacial glosava a inglesa glamourosa que glissava com o gladiador glutão”, essa técnica é muita usada em aulas de teatro, inclusive para coordenar a respiração, fator muito importante para o bom uso da voz e pode ser até divertido.

Respiração e postura andam juntas

Para profissionais que trabalham sentados, como é o caso de radialistas em estúdios internos, a melhor maneira é manter a postura ereta para facilitar a respiração sem atropelos, roupas confortáveis também evitam problemas na hora de soltar a voz. Já para os que precisam ficar em pé constantemente, a postura ereta também é recomendada com os dois pés firmes no chão, mas não necessariamente isso significa rigidez, ao contrário, deve-se encontrar o equilíbrio entre a postura correta e ao mesmo tempo estar livre da tensão.

Lembre-se que gritos também provocam o uso intensivo e não é bom, tente articular as palavras utilizando expressões faciais de forma equilibrada. Tomando esses cuidados você não terá problemas quando tiver que passar horas usando sua voz. Você já tomou alguns desse cuidados hoje?

Que tal cuidar da sua saúde agora? Aproveite e faça a cotação do seu plano de saúde.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:

avaliação
Rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *