dcsimg

ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual plano você precisa?

Você está sem dinheiro ou tempo para continuar a se exercitar na academia – Malhe em casa!

Saiba que existem alternativas possíveis para se exercitar e cuidar da saúde em tempo de crise, gastando muito pouco e no ambiente do seu lar.

Exercícios são essenciais para manter uma boa saúde. Mas, a crise econômica pode deixar o orçamento apertado e a despesa com a academia pode acabar tendo que ser cortada. O trânsito nas cidades rouba seu tempo e muitas vezes não sobra horário para o exercício. A violência assusta quem quer sair de casa à noite para ir à academia. As calçadas esburacadas das grandes cidades desanimam quem quer fazer caminhadas e correr na rua.

Agora aqui estão algumas das formas de fazer seus exercícios, se você não quer ou não pode sair de casa para ir a uma academia. O Dr. Charles F. Schafer, em seu livro Health and Humor (Ed. The Write Place) escreveu com bom humor sobre saúde e exercícios, sugerindo várias maneiras criativas e baratas de continuar em forma, sem sair de casa.

Ao invés de pedalar, correr, andar ou dirigir até uma academia para usar os elaborados equipamentos que elas dispõem, você pode ficar em casa e também fazer seus exercícios. Nesse caso, é possível que goste de alguns equipamentos para uso doméstico como:

Fugindo um pouco do tema, já tem seu plano de saúde? Faça aqui a cotação do seu plano.

  1. Bandas elásticas para exercício, que podem ser encontradas em qualquer loja de esportes, ou ainda podem ser compradas através da internet. As tiras podem ser usadas para fortalecer um ou mais dos principais grupos de músculos. Elas são baratas e você pode levá-las com você quando for viajar, para usá-las no seu quarto de hotel ou em qualquer outro lugar. Geralmente vêm com manual de instruções e é fácil aprender como se usa.
  1. Aparelho elíptico para exercícios – esse é um dos melhores exercícios que se pode fazer em casa, porque quase não existe impacto nas juntas. Isso porque seus pés nunca deixam os pedais e qualquer impacto que exista é absorvido pela máquina. Além disso, você pode conseguir um que faça você mover também os braços, ao mesmo tempo em que as pernas, e assim você vai conseguir um condicionamento da parte superior do corpo e vai poder queimar ainda mais calorias.
Você está sem dinheiro ou tempo para continuar a se exercitar na academia - Malhe em casa!
  1. Esteira – são boas, mas é preciso que a velocidade e a inclinação sejam fáceis de ajustar. Não é uma boa ideia pular nela, pode ser perigoso.
  1. Simulador de escada – é também favorável, mas têm a reputação de prejudicar os joelhos. No entanto, esse problema não acontece com todos e é um exercício de baixo impacto.
  1. Bicicletas fixas – podem ser mais amigáveis com os joelhos, mas são mais difíceis para quem tem dores na região lombar. Se você decidir por ela, procure os modelos de bicicleta estática reclinada.
Você está sem dinheiro ou tempo para continuar a se exercitar na academia - Malhe em casa!
  1. Uma opção esperta, os halteres – eles economizam muito dinheiro em equipamentos de exercício em casa. Levante e abaixe, sem sair do lugar, segurando halteres de meio quilo, 1 quilo ou mesmo 2 quilos em cada mão. Varie o peso conforme a sua força. Se você fizer exercícios para as pernas, movimentando sem sair do lugar ou caminhando pelo espaço disponível, segurando halteres em suas mãos, o exercício será tanto aeróbico como de musculação, especialmente se você movimentar os pesos flexionando os bíceps.
  2. Pule para se exercitar e você depois vai pular de alegria com os benefícios. Um estudo alemão, publicado nos Archives of Internal Medicine demonstrou que as mulheres depois da menopausa conseguiram diversos efeitos benéficos por saltar, tais como:Menor perda óssea. Isto é particularmente notável, é claro, nos ossos sustentadores do peso, como coluna e pernas.
  • Menos gordura má (LDL colesterol e triglicérides) no sangue.
  • Menos dores nas costas
  • Mais força física
  • Mais equilíbrio.

Algumas das participantes pularam com uma corda, outras simplesmente pularam com os pés lado a lado. E fica mais confortável se houver uma superfície acolchoada para poder cair, como, por exemplo, uma colcha no assoalho.

  1. Compre um simulador de caminhada – Uma amiga minha tinha um aparelho de exercício elíptico e depois comprou um simulador de caminhada. Ela acha que é muito mais divertido e agradável e também tem baixo impacto.
Você está sem dinheiro ou tempo para continuar a se exercitar na academia - Malhe em casa!

Que tal cuidar da sua saúde agora? Aproveite e faça a cotação do seu plano de saúde.

  1. Pilates – trabalha a postura e o equilíbrio, alonga os músculos e também aumenta a força e a resistência muscular. Além disso, a prática melhora a postura, alivia dores nas costas e contribui para a boa forma física. A atividade geralmente é feita em clinicas ou academias com o uso de aparelhos. Mas existem alguns exercícios podem ser feitos em casa. Você pode fazer séries de flexibilidade e fortalecimento muscular com a ajuda de um cabo de vassoura, em cima de um colchonete ou apoiando as pernas no braço do sofá.
  1. Intervalos para descanso – quer você se exercite andando, usando uma esteira ou simulador de escadas ou bicicleta fixa, é importante que haja intervalos entre os exercícios. É reconhecidamente benéfico e comprovado por pesquisas, que intervalos de, por exemplo, 3 minutos, entre períodos de exercício numa esteira, mostraram resultados benéficos no aumento da capacidade aeróbica, melhores do que os obtidos por uma caminhada em ritmo constante.

E aí vão algumas dicas para fazer um pouco mais de exercício:

– Quando estiver de pé em uma longa fila na agência bancária, no supermercado, ou qualquer outro lugar, faça exercícios isométricos, como por exemplo, se eleve na ponta dos pés. Se ninguém estiver olhando, segure-se lá em cima. Panturrilhas torneadas dão mais estabilidade e força. Não fique impaciente, isso é ruim para o seu cérebro. Simplesmente agradeça aos astros por essa oportunidade de conseguir um pequeno exercício extra.

– Ande, não use o carro – se você não precisa ir muito longe. Você pode, provavelmente, caminhar um quilômetro, em apenas quinze ou vinte minutos. Exercício é bom para a saúde do seu cérebro e você vai economizar dinheiro em gasolina, o que é bom para a saúde do seu cérebro também.

– Aprenda a se mover constantemente. Um estudo mostrou que pessoas obesas tendem a se mover muito menos do que pessoas esbeltas, e tendem a ficar pelo menos duas horas a mais durante o dia, apenas sentadas, sem se mover. A movimentação constante pode queimar até 350 calorias extras por dia.

– Mascar chicletes queima calorias, movimentando músculos. Não apenas isso, como reduz seu apetite por doces. Nem é preciso lembrar que a goma de mascar deve ser sem açúcar. Apenas tome cuidado para não falar com as pessoas mastigando, porque isso pode ser considerado desagradável.

– Dança de salão é benéfica para a saúde e divertida, se você não pisar no pé de alguém ou for pisado. Existe evidência científica que a dança de salão diminui o estresse e a tendência para o declínio da capacidade mental dos idosos. Isto foi o que os pesquisadores encontraram:

– Conseguir dançar de forma ágil e graciosa requer músculos fortes, então, é um bom exercício de condicionamento.

– Você se move pelo espaço, especialmente quando dança música animada, portanto, é também um exercício aeróbico.

– Ajuda a sua habilidade de se curvar sem quebrar, com o aumento da flexibilidade.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:

avaliação
Rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *