Ter saúde requer que tenhamos hábitos saudáveis, porém, com a correria do dia a dia muita gente acha que isso não é possível. Veja algumas atitudes simples que podem transformar a sua vida, aumentando seu bem-estar.
Imagem: Getty
-
1. Beber café e tirar um cochilo
- Muita gente acredita que café faz mal, e isso é verdade, mas somente em grande quantidade. Um estudo japonês identificou que tomar uma xícara de café (cerca de 200 miligramas de cafeína) e tirar um cochilo de 20 minutos em seguida é ótimo.
Isso acontece porque essa combinação ajuda a eliminar a adenosina do cérebro e essa molécula nos deixa mais cansados. Assim que ela é retirada, a atenção aumenta, aumentando o efeito do cochilo e melhorando o desempenho.
Ah, só não vale querer fazer isso no horário de trabalho e dizer que viu um artigo que dizia que era bom :P
2. Não escovar os dentes logo depois de comer
Devemos sim escovar os dentes após a refeição, mas com um intervalo de 30 a 60 minutos. A explicação para isso é muito simples: alguns alimentos podem amolecer os esmaltes de dente, e escová-los logo que comemos pode acelerar o processo de desgaste, corroendo o esmalte.
Lógico que ninguém está dizendo para não escovar os dentes, pois ficar sem escová-los é menos saudável ainda.
3. Ganhar peso e continuar com o mesmo manequim
Isso com certeza pode preocupar as mulheres, afinal, ninguém quer ganhar peso. Porém, quando esse é proveniente dos músculos, isso pode ser bom.
Uma mulher que pesa 65 quilos pode usar o mesmo manequim que uma que pesa 68 porque, apesar da gordura e do músculo terem o mesmo peso, o músculo ocupa menos espaço.
Ou seja, não tire aquela roupa que tanto gosta do guarda-roupa só porque ganhou uns quilinhos a mais. Se estiver cabendo, melhor para você ;)
4. Comer mais calorias para comer menos
A ideia de que contar caloria para emagrecer já não é o que mais importa e sim, a saciedade que cada alimento provoca. De nada adianta comer um prato enorme de folhas de alface se em pouco tempo estará com fome novamente.
Prefira alimentos que sejam um pouco mais calóricos, mas que irão te satisfazer por um longo período, como proteínas e fibras.
Mas cuidado, não é para fazer igual na foto e querer um sanduíche de metro. A ideia é saciar mais, porém com alimentos que deem mais sustância.
5. Não ingerir bebidas energéticas para aliviar o cansaço
Pode parecer estranho, mas as bebidas energéticas têm uma alta concentração de taurina, açúcar e cafeína. Por um período curto podem te deixar atento, mas logo na sequência se sentirá cansado. Além disso, os efeitos colaterais podem deixar a pessoa irritada e com taquicardia.
6. Beber água quando estiver inchado
Pode parecer contraditório, mas beber água ajuda a desinchar. Se está inchado por desidratação, isso será perfeito, pois assim o seu corpo não vai se agarrar a água presente e causar essa sensação.
No caso de uma dieta rica em fibras, a água também é necessária para que o corpo trabalhe direito, ajudando no funcionamento do intestino.
7. Saber que refrigerante diet engorda
Para compensar a redução de calorias ou açúcares, os fabricantes de refrigerante acabam acrescentando outros ingredientes que ajudam no ganho de peso. Além disso, uma pesquisa feita pela Escola Bloomberg Johns Hopkins de Saúde Pública apontou que as pessoas que consumiam refrigerante diet ingeriam mais colorias que as que consumiam refrigerante normal.
Não adianta pedir um X-Tudo e um refrigerante diet para ‘enganar’ o cérebro, pois a balança não será enganada depois.
Por isso, o ideal mesmo é cortar essa bebida da dieta, seja a versão normal ou diet.
8. Tomar uma bebida quente para refrescar
Pode parecer estranho, mas uma bebida quente em um dia quente fará com que seu corpo produza mais suor. Resultado: ele vai evaporar e sua pele acaba resfriando.
Obs: pode testar e depois contar se deu certo com você também.
-
9. Fazer exercícios quando estiver cansado
Cerca de 30 minutos de atividade moderada após um dia cansativo ajuda a oxigenar melhor o organismo e assim melhorar o funcionamento desse.
1,2,3…comece agora e veja como pode ficar mais disposto. Além disso, corridas e caminhadas ainda ajudam o cérebro, sabia?
10. Anotar para melhorar a capacidade intelectual
Toda vez que se faz uma anotação, fica-se mais propenso a lembrar do que foi marcado. Além disso, esse processo ajuda a rever as informações a as fixar melhor.
Sendo assim, não queira ser o melhor que ‘não se esquece de nada, por isso não precisa anotar’, pois, quanto mais anotar as coisas, mais poderá ser ‘o melhor que não se esquece de nada’.
11. Esqueça-se dos sabonetes antibacterianos
Não há nenhuma comprovação da eficácia desses sabonetes, tanto que nos Estados Unidos já foram proibidos de usar essa nomenclatura até que comprovem a sua eficácia. Alguns produtos presentes na fórmula, ao invés de ajudar, podem fazer mal a saúde quando há exposição prolongada.
Na dúvida, consulte sempre seu dermatologista, que poderá indicar o melhor sabonete.
12. Passar mais tempo sozinho para ficar mais sociável
Ficar sozinho ajuda a se conhecer melhor e a refletir sobre as suas ações e atitudes. Dessa forma, consegue-se agir de forma moderada e a conviver melhor com os outros.
Você conhece algum amigo que vive sozinho e é super sociável? Marque-o nos comentários para que ele possa ficar por dentro desses 12 hábitos saudáveis também.
E você, segue todos eles diariamente ou não sabia de algum? Conte para nós!
Deixe um comentário