Oferecer plano de saúde para seus funcionários é um ótimo modo de valorizá-lo. No entanto, é preciso atenção ao contratar o serviço, pois os valores podem mudar de acordo com uma série de fatores. Para que ainda seja vantajoso para o seu caixa, você deve conhecer, por exemplo, algumas dicas para renegociar o plano de saúde empresarial. Confira!
Sabe-se que os funcionários quando possuem plano de saúde ficam muito mais satisfeitos. Pensando nisso, é sempre importante manter o plano de saúde empresarial em dia. Porém, os reajustes são mais comuns do que imaginamos, por isso, entenda melhor como funciona a mudança de valor e como você pode renegociar o plano de saúde empresarial.

Imagem: Getty
O que muda o valor do plano?
Uma série de fatores influencia no momento do reajuste dos contratos dos planos. Como o índice de sinistralidade. Esse índice indica o gasto para cobrir gastos com tratamentos dos funcionários. Para uma operadora de saúde, o melhor é que os indivíduos não utilizem tanto de seu plano para tratamentos, pois esses são procedimentos caros. Logo, se os funcionários de sua empresa estão constantemente buscando esses tratamentos, o reajuste do seu custo será maior.
O risco intrínseco na área de atuação é outro fator que influencia bastante os valores. Ele diz respeito à periculosidade que seus funcionários passam diariamente, justamente pelo tipo de atividade realizada pela empresa. Por exemplo: um indivíduo que trabalha em frente ao computador tem em sua atividade risco intrínseco menor que o funcionário de uma carvoaria. Logo, o custo da empresa de carvoaria será maior.
Há ainda de se considerar, a inflação dos itens médicos, como remédios e instalações, e a faixa etária dos funcionários. Nesse último caso, quanto mais velhos e mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças seus colaboradores são, mais a rede de saúde irá cobrar pelos seus serviços.
Finalmente, se o plano empresarial tiver abrangência nacional, ele tende a ser mais caro. Essa abrangência é necessária quando os colaboradores da empresa viajam constantemente à trabalho.
3 dicas para renegociar o plano de saúde empresarial
A primeira dica para renegociar o plano de saúde empresarial é investir na saúde de seus colaboradores. Nesse caso, é preciso realizar atividades educativas e produzir informes sobre como cuidar da saúde em geral. Incentive também a prática de exercícios físicos e a manutenção de uma dieta balanceada. Após alguns meses desse trabalho, faça uma coleta de dados sobre quantas vezes seus funcionários demandaram tratamento no período, e encaminhe as informações ao plano. Mostre os indicadores de mudança, e negocie valores menores.
Outro modo de renegociar é incluir novos funcionários no quadro de beneficiários, ou até novos dependentes. Quanto mais indivíduos contratantes do plano, maior o desconto e melhores as condições obtidas pela empresa.
Por fim, tenha atenção às regras de reajuste permitidas pela ANS (Agência Nacional de Saúde). Tenha-as em mãos ao renegociar o plano de saúde empresarial, pois conhecendo todas as informações você ficará menos sujeito a ser “ludibriado” pelo corretor da assistência. Confira as regras na ANS.
Boa tarde!
Gostaria de saber sobre Planos Empresariais.
Att.
Boa noite Angelica,
Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/
e aguarde o contato de um corretor para que possa tirar suas dúvidas.
Atenciosamente.