ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Açaí – a fruta que turbina a sua saúde e ajuda a emagrecer

Veja como o Açaí é importante e uma verdadeira explosão de benefícios para sua saúde. Se consumido com moderação e sem açúcar, ele pode ajudar a emagrecer.

Todos sabem que as frutas são importantes para manter o corpo saudável e em forma. Quando se conhece melhor suas propriedades fica ainda mais fácil manter uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas, para um funcionamento equilibrado do organismo.

Açaí – a fruta que turbina a sua saúde e ajuda a emagrecer

Imagem: Açaí. https://belezaesaude.com

O Açai é uma fruta nativa da várzea da região amazônica, sendo encontrado não somente no Brasil, como também na Colômbia, Venezuela, Guianas e Equador. No Brasil, a planta cresce no Amazonas, Pará, Amapá, Acre, Rondônia e Tocantins.

A polpa comestível é do fruto da palmeira do açaí. Ela pode ser consumida crua ou em forma de suco, adicionado a bebidas. A polpa é combinada com outros alimentos, frutas e sorvetes. Algumas formas industrializadas acrescentam corante natural roxo, para tornar sua aparência mais atrativa.

Seus compostos químicos são altamente antioxidantes e funcionam no organismo para proteger as células, reduzindo a ocorrência da oxidação, da mesma forma que frutas como mirtilo, framboesa, amora, morango e cranberry. Atualmente, o açaí uma das frutas favoritas dos brasileiros, e passou a ser ingrediente de receitas, desde as mais simples até as mais elaboradas. Sua qualidade não está apenas no sabor, mas nos seus benefícios, que são muitos. Veja quais são:

Açaí – a fruta que turbina a sua saúde e ajuda a emagrecer

Imagem: http://www.waves.com.br

1 – Proteção do coração e equilíbrio do colesterol – O açaí é rico em antocianinas, um antioxidante capaz de reduzir os níveis de colesterol no sangue. Seu efeito é semelhante ao vinho tinto. São esteróis vegetais que contribuem para a proteção das células do coração e previnem coágulos sanguíneos, melhorando a circulação de todo o corpo. Alguns estudos também já demonstraram que o consumo de açaí pode manter equilibrados os níveis de colesterol LDL e colesterol total.

2 – Fortalecimento do sistema imunológico – Estão sendo estudados os seus efeitos para fortalecer o sistema imunológico no combate a organismos nocivos, por equipe da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Açaí – a fruta que turbina a sua saúde e ajuda a emagrecer

Imagem: http://vezzpercompany.com

3 – Contribui para o emagrecimento – há muitos nutricionistas que realçam o efeito do açaí para promover o ganho de peso, mas outros o reconhecem como um auxiliar para manter o peso e até reduzi-lo. Por ser considerado um superalimento, a polpa do açaí pode neutralizar os efeitos de uma dieta irregular ou deficiente. Nas populações tradicionais que consumem o açaí, na região Norte do Brasil e que o fazem sem acrescentar açúcar, não é notado o ganho de peso. A probabilidade é que, quando ele é acompanhado por outros alimentos calóricos, como granola, xarope de guaraná ou banana, há tendência é engordar.

4 – Boa aparência da pele – O óleo de açaí está sendo já utilizado em produtos cosméticos para a pele. Esse efeito é proporcionado pelo alto teor antioxidante que o seu óleo oferece, neutralizando o efeito de produtos químicos nocivos para a pele.

5 – Melhora do sistema digestivo – O intestino se beneficia do açaí porque ele contém muita fibra dietética. Seu efeito é de manter o sistema digestivo limpo, desintoxicando o organismo. Pode também ser consumido com alimentos que também sejam ricos em fibras.

Açaí – a fruta que turbina a sua saúde e ajuda a emagrecer

Imagem: https://xtudoreceitas.com

6 – Melhora do sistema respiratório – Está sendo pesquisada sua função para prevenir problemas respiratórios, principalmente as alergias respiratórias.

7 – Efeito contra radicais livres – O açaí combate os radicais livres, pela ação das antocianinas que ele contém, desempenhando a importante função de proteção das células. Esse benefício é muito importante para pessoas que têm deficiências nutricionais ou precisam observar dietas restritas por algum problema de saúde.

8 – Combate o câncer – A polpa do açaí é rica em vitamina C e ácido elágico, com efeitos no sistema imunológico positivo para impedir o desenvolvimento do câncer. Segundo estudos publicados no Journal of Agriculture and Food Chemistry os compostos polifenólicos do açaí podem impedir a proliferação de células cancerosas entre 56% e 86%.

9 – Efeito anti-aging (anti-envelhecimento) – Por ser um poderoso antioxidante, o açaí contribui para diminuir o processo de envelhecimento ou seus danos oxidativos. O açaí é duas vezes mais potente do que os blueberries, que não são facilmente encontrados no Brasil. Esta capacidade é a que contribui para que seja considerado um superalimento.

Açaí – a fruta que turbina a sua saúde e ajuda a emagrecer

Imagem: https://www.naturalcura.com.br/beneficios-do-suco-de-acai/

10 – Energético para treinos – Um dos benefícios do açaí é o aumento da energia e resistência, reduzindo a fadiga e exaustão. Fornece estímulo extra, o que leva a que seja consumida por quem pratica treinos de alta intensidade. Ele pode ser consumido durante o treino, quando já aumenta o rendimento e depois do treino, quando reduz o cansaço. É, portanto, um auxiliar da boa forma.

11 – Favorece o equilíbrio hormonal e sexual – Há estudos buscando demonstrar que o açaí favorece o equilíbrio hormonal para mulheres na menopausa. Por seu efeito benéfico para a circulação, ele é considerado benéfico para o aumento do desejo sexual.

12 – Benéfico para ossos e dentes – O açaí é rico em cálcio e por isso contribui para a saúde dos ossos e dentes. Ele é atualmente utilizado na prevenção da osteoporose e hipertensão.

Açaí – a fruta que turbina a sua saúde e ajuda a emagrecer

Imagem: https://www.dicademusculacao

13 – Combate as câimbras – o Açaí contém potássio, o que faz dele um preventivo contra as câimbras e má circulação. Juntamente com a ingestão de líquidos e a prática de exercícios físicos, esse efeito é potencializado. Também são diminuídos os impactos de desidratações.

14 – Efeito anti-celulite – A alta concentração de antocianina, com sua ação antioxidante, aliada à vitamina C, em alta concentração nessa fruta e à vitamina E melhoram a circulação e nutrem os vasos sanguíneos, o que resulta em eliminação gradual das ondulações e furinhos nas coxas e no bumbum, que são característicos da celulite.

15 – Protege dos efeitos nocivos do sol – O açaí gelado, além de refrescar, tem efeito protetor contra os raios nocivos do sol. Isso porque é rico em óleos ômega 6 e 9, que protegem contra esses efeitos. Esses óleos também ajudam no processo de emagrecimento, por ativarem o metabolismo, fazendo com que o corpo queime mais calorias.

  1. 16 – Vitaminas – O açaí contém as vitaminas B1, B2 e E, além de alto teor de ferro, combatendo a anemia.
Açaí – a fruta que turbina a sua saúde e ajuda a emagrecer

Imagem: Açaí com banana.

A quantidade ideal para ser consumida por dia é de 100 gramas, como um dos lanches da dieta de quem quer perder peso. O açaí, por ter muitas fibras, regula o intestino. Uma porção de 100g da polpa de açaí contem 110 calorias. Uma tigela grande de açaí, com xarope de guaraná, granola e banana têm 1000 calorias, o que já atrapalha se você está se esforçando para perder peso. A polpa congelada, sem adições, tem apenas 58 calorias.

Você pode começar a comer o açaí mais regularmente, porque, apesar de calórico, suas propriedades são altamente benéficas para a saúde como um todo. Ele contém muitos lipídios, que na verdade são ácidos graxos insaturados, da mesma forma que o azeite de oliva. Para o coração e circulação seu efeito é extraordinário. O importante é consumir sem exagero, principalmente sem os acompanhamentos açucarados que costumam ser utilizados.

Açaí – a fruta que turbina a sua saúde e ajuda a emagrecer

Imagem: http://bamboomix.com.br/blog_type/os-beneficios-do-acai/

As polêmicas sobre os efeitos do açaí para emagrecer ou, ao contrário, engordar, devem-se ao fato de que muitas lanchonetes e açaizeiros servem o açaí com complementos como xarope de guaraná, leite em pó, leite condensado, doce de leite, mel, sorvetes, calda de chocolate, calda de caramelo, mix de cereais, granola, farinha láctea, bombons, etc. Isso transforma uma tigela de açaí em uma bomba calórica.

Esses complementos parecem ser uma finalização quase que obrigatória, mas o ideal é consumir o açaí ao natural ou acompanhado de frutas apenas, como morango, banana ou kiwi. Para quem prefere adoçar, pode ser usada uma colher de mel. Assim ele sacia a fome e estimula a perda de peso. As pesquisas que mostram que o açaí reduz a glicemia, a insulina e o mau colesterol, portanto, é uma forma de ganhar em saúde e perder peso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.