Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

O que é uma administradora de benefícios?

Você já ouviu falar em administradora de benefícios? Sabe suas funções e como ela ajuda aos seus clientes? Ter acesso a esse tipo de serviço pode fazer toda a diferença na hora de contratar um plano de saúde. Descubra o porquê.

As administradoras de benefícios são empresas que possuem regulamentação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), órgão que regulamenta e fiscaliza serviços privados de saúde.

Dessa forma, as administradoras são serviços de saúde, mas não se tratam de planos. Na verdade, elas funcionam como um intermédio entre um grupo de pessoas (geralmente funcionários de uma empresa, órgão público, ou integrantes de uma entidade de classe), e os planos de saúde.

O objetivo das administradoras é proporcionar o acesso das pessoas vinculadas a ela, a uma saúde de qualidade, por um preço justo.

O que é uma administradora de benefícios?

Imagem: Pixabay

Como atua uma administradora de benefícios?

Conforme mencionado anteriormente, a administradora de benefícios atua como uma intermediária entre o grupo de clientes e os planos de saúde. Como essas empresas costumam montar grupos grandes de pessoas e tratam diretamente com os planos de saúde, conseguem condições especiais para seus clientes.

Além disso, devido aos seus conhecimentos técnicos, essas empresas tendem a prestar bastante apoio aos conveniados, de modo a ajudá-los a obterem acesso a todos os seus direitos legais, já que, em muitos casos, os contratantes de planos de saúde não possuem informações suficientes sobre o que eles possuem acesso.

As administradoras de benefícios, no entanto, não podem atuar como representantes de planos de saúde, nem obter qualquer tipo de vínculo legal com a operadora no momento da contratação.

Contudo, quando a administradora de benefícios faz o intermédio entre entidade e operadora de plano de saúde, ela é que fica responsável pelo pagamento em dia do serviço. Ou seja, se a entidade atrasar o pagamento, quem responde à operadora é a administradora, e quem cobra o valor dos clientes também é a administradora.

Quem pode contratar uma administradora de benefícios?

Quem contrata as administradoras de benefícios são as pessoas jurídicas, já que as administradoras são classificadas como prestadoras de serviço para pessoas jurídicas. Pessoas físicas não podem contratar uma administradora de benefícios diretamente.

Contudo, todas as pessoas físicas que fizerem parte de um grupo de pessoas pertencentes a uma entidade de classe, órgão público ou empresas que contrataram uma administradora de benefícios, podem usufruir de suas vantagens.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

Para que fique claro: você, enquanto pessoa física, não pode contratar uma administradora de benefícios. Contudo, se sua empresa contratou uma administradora, você pode usufruir do amparo das administradoras de benefícios.

Quais as vantagens de contratar uma administradora de benefícios?

Resumidamente, as administradoras de benefícios atuam como “advogadas” dos clientes dos planos de saúde, diante das operadoras. Isso porque, elas defendem os direitos do consumidor e os deixam cientes sobre eles.

Dessa forma, além de todo o apoio técnico e informação disponibilizada pelas operadoras de benefícios, as administradoras de serviço também dão aos contratantes do plano de saúde, maior poder de negociação, já que eles possuem mais conhecimento acerca dos seus direitos, e também, por se tratar de um plano coletivo com um bom número de pessoas.

Além disso, com as administradoras de benefícios os clientes possuem acesso a planos mais completos, com valores mais em conta.

E ainda, nos momentos de reajuste, as administradoras de benefícios negociam junto aos planos de saúde, o aumento que seja o menor possível para o cliente, de modo que sua cobertura e qualidade de atendimento não seja prejudicada.

Para as entidades contratantes também há vantagens. Isso porque as administradoras auxiliam na gestão dos benefícios do plano de saúde na área de recursos humanos da organização.

As administradoras podem atuar como operadoras de plano de saúde?

Não, há uma diferença no modo de atuação de cada uma, e uma administradora não pode oferecer serviços que são comuns aos planos de saúde, como coberturas, ou assistências, por exemplo.

De acordo com a regulamentação da ANS, as administradoras devem auxiliar no momento da contratação do plano de saúde, e não agir como um.

Apesar de muitas pessoas não conhecerem as administradoras de benefícios, elas possuem um papel importante no acesso à saúde por grande da população.

Essas organizações ainda auxiliam as operadoras de plano de saúde no combate às fraudes, nos casos em que pessoas contratam planos coletivos, mas não possuem os requisitos necessários para esse tipo de plano.

Seu papel na divulgação dos direitos dos seus clientes também é muito importante de modo que, dessa forma, eles podem usufruir do serviço em sua plenitude.

E você, já tinha ouvido falar das administradoras de benefícios? Já utilizou esse tipo de serviço? Deixe seu comentário abaixo!

Jeniffer Elaina da Silva

Redatora especialista em saúde e planos de saúde. Jeniffer já escreveu mais de mil artigos sobre saúde para o Planodesaude.net e publicou o ebook Cuide de Sua Saúde. Atualmente, cursa Gestão de Seguros e é formada em Marketing com pós em Administração na FGV. Possui também um curso técnico em Direito do Seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.