Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Veja por que a agroecologia é importante para sua saúde

A agroecologia nasceu da preocupação com a preservação ambiental e a qualidade da alimentação. Inclui a sustentabilidade econômica dos cultivos, uma vida melhor para os agricultores e muitos benefícios para a nossa saúde.

Em muitos locais, a produção agrícola pode ser observada como um conjunto de práticas que desrespeitam a natureza, provocando um grande desequilíbrio ecológico.

Isso pode ser notado no uso incorreto e excessivo de pesticidas, no esgotamento do solo, em produtos agrícolas de baixo teor de nutrientes, o que prejudica a nossa saúde.

Veja por que a agroecologia é importante para sua saúde

A agroecologia é sistema de produção agrícola sustentável, que considera o ecossistema agrário, incluindo a vegetação nativa, as plantas que podem ser cultivadas, o tipo de solo, a qualidade da água e a saúde dos animais.

O resultado pode ser observado nos benefícios para os seres humanos e para o meio ambiente onde é praticada.

Agroecologia, o que é?

A agroecologia vem se consolidando como um conjunto de princípios, conceitos, métodos e normas que permitem o estudo e o manejo consciente de sistemas naturais para a produção de alimentos.

O sistema é de tal forma integrado, que possibilita manter uma dependência mínima de insumos externos, como adubos e pesticidas químicos, utilizando ao máximo os próprios recursos naturais.

Agroecologia, o que é?

Imagem: Grupogeparnufrn

A agroecologia se desenvolveu a partir do estudo dos ecossistemas, especificamente no meio ambiente da produção agrícola.

Obedece, portanto, a uma base agroecológica, em que a produção vegetal e animal estão integradas, levando sempre em conta que não devem existir desperdícios no sistema produtivo.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

Quando os sistemas ecológicos estão adaptados à produção de alimentos, são usados vários tipos de manejo que minimizam os impactos da produção no equilíbrio biológico e químico do solo.

Muitas informações podem ser encontradas sobre esse assunto na página da Embrapa, cujo endereço é www.cnpab.embrapa.br.

O cultivo sustentável de alimentos

A agroecologia busca a sustentabilidade, desde a proteção ambiental, o crescimento econômico e a inclusão social.

Só é possível ter sustentabilidade na agricultura quando se tem controle sobre a produção, em todas as suas etapas, antes da colheita, durante e depois da colheita.

Com gestão adequada e o auxílio de tecnologia, é possível aumentar a produtividade dos cultivos sem causar impactos negativos no meio ambiente, ou ao menos eles serão muito reduzidos.

O cultivo sustentável de alimentos

Imagem: Emater

Benefícios para o meio ambiente

Quando se adota uma base agroecológica no cultivo, se elimina os insumos químicos, que são caros, além de produzir vários tipos de intoxicação no homem, nos animais, poluindo o solo e a água.

Seus efeitos negativos nem sempre se manifestam a curto prazo, mas ao longo do tempo, quando se concentra nas células.

As regiões de maior produção de verduras e legumes, dentro da agricultura convencional, tanto no Estado do Rio de Janeiro, como em São Paulo, estão em localidades inseridas no meio ambiente da Mata Atlântica, que é extremamente sensível e que é altamente prejudicado pela utilização de agrotóxicos e outros recursos industrializados.

Os efeitos dessa agricultura convencional é a poluição do solo e da água, o que afeta a saúde humana, a fauna e a flora dessa região.

É preciso ressaltar a importância da preservação da Mata Atlântica, declarada pela Unesco Reserva da Biosfera do planeta.

Benefícios para o meio ambiente

Imagem: Caipirismo

Agroecologia e o trabalhador rural

A agroecologia traz a valorização do trabalhador rural como um dos seus benefícios. São pessoas que conhecem as boas práticas de cultivo tradicional bem sucedido, anterior à agricultura convencional de larga escala.

Seus conhecimentos são valorizados e esses trabalhadores ganham boas condições de trabalho para continuar a viver no campo.

A agroecologia se propõe a unir o conhecimento tradicional do trabalhador rural com novas técnicas, para a conquista de resultados mais satisfatórios para o agronegócio.

Um dos notáveis efeitos é o benefício para a saúde do trabalhador rural e de sua família. Isto porque é minimizado ou eliminado o efeito prejudicial do uso de agrotóxicos para a saúde dos agricultores que os aplicam e para as famílias que residem próximas às plantações.

A produção em bases agroecológicas, com a integração da produção animal e à vegetal, aumenta a renda do produtor, diminuindo a dependência da compra de insumos externos.

Além da produção vegetal existe a produção da proteína animal, para a sua alimentação e de sua família, ainda com a possibilidade de vender o excedente.

Agroecologia e o trabalhador rural

Imagem: Close

Quais os princípios da agroecologia?

De acordo com o conceito técnico, na agroecologia é preciso que o ambiente esteja isento de contaminantes.

A área onde já se praticou a agricultura convencional dever passar por um período de descontaminação, um período de descanso, para que todos os resíduos tóxicos sejam eliminados.

Os que querem adotar a agroecologia devem visitar núcleos de produção orgânica, para observar as técnicas de plantio e manejo.

Dificuldades do pequeno agricultor

Para o sucesso da produção agroecológica é preciso pensar não somente a produção dentro de uma escala mínima, que garanta uma renda mínima que sustente a atividade.

Além disso, é preciso que o escoamento da produção seja possível e planejado. Se a unidade de produção for muito pequena, não haverá escala para que ela se sustente economicamente.

O ideal é que o produtor consiga escoar seu produto diretamente para o mercado consumidor, evitando que seja explorado por intermediários e assim, valorizando seu produto.

A dificuldade acontece porque as propriedades, muitas vezes, se localizam em locais afastados dos centros urbanos consumidores, o que coloca dificuldades de transporte. Essa dificuldade costuma ser solucionada através do associativismo ou cooperativismo.

Dificuldades do pequeno agricultor

Imagem: Ufsj

Consumo de produtos orgânicos atualmente

Os produtos orgânicos são consumidos por um mercado que é formado por consumidores que valorizam os conceitos de saúde, ligados às condições ambientais e sociais.

Ainda é uma parcela pequena do mercado total convencional, mas ganha cada vez mais espaço na economia mundial, crescendo cerca de 20% ao ano, em países desenvolvidos e em desenvolvimento, segundo a ONU.

No Brasil, ainda uma pequena parcela da população tem acesso aos produtos orgânicos, porque os preços são mais elevados, mas também por falta de informação sobre suas vantagens para a saúde.

Para aumentar o consumo de orgânicos no Brasil

É importante o esclarecimento das pessoas para que saibam o que é um produto orgânico. Há uma desinformação sobre o significado da agricultura orgânica, que é confundida com hidropônica e natural.

Os produtos orgânicos são benéficos para a saúde, mas também trazem vantagens sociais e ambientais.

Hoje, quando se fala em qualidade de vida e do meio ambiente, os produtos orgânicos são necessariamente incluídos.

O debate sobre sua importância deve ser incentivado, para que o consumidor adote a atitude individual de promover o aumento do consumo dos produtos orgânicos.

Afinal, para muitas pessoas, a alimentação de qualidade ainda não é uma prioridade na lista de compras mensais, onde outros itens caros e supérfluos acabam por ocupar mais espaço.

No entanto, a responsabilidade sobre o aumento da qualidade da alimentação para que a sociedade tenha uma melhor saúde não deve ficar restrita à esfera individual, mas deve ser uma atitude coletiva, de mudança de mentalidade, com informação e apoio do poder público, para que políticas sejam adotadas que valorizem os métodos de produção agroecológicos, que são benéficos para a saúde, para o meio ambiente e para um melhor padrão de vida dos produtores rurais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.