Comer é muito bom, principalmente pizzas, doces, sorvetes, chocolates… hum… Mas comer descontroladamente essas delícias pode ser muito perigoso. Apesar das consequências que a gente vê por fora (barriga, gordurinhas, celulites, espinhas), o problema por dentro é muito pior. Doenças do coração, gastrite, pressão alta, diabetes…isso não é nada bom. Mas podemos evitar todas essas coisas tendo uma alimentação balanceada, e, melhor ainda, não precisamos abrir mão do que é gostoso.
Imagem: Getty
Mas o que alimentação balanceada quer dizer? Alimentação balanceada é quando você ingere alimentos de todos os grupos nas quantidades necessárias. Você já deve ter ouvido nutricionistas e celebridades falando esses nomes: carboidratos, lipídios, glicose, vitaminas, etc. Pois é, essas são todas as substâncias encontradas nos alimentos e nosso corpo precisa de todas elas para funcionar bem.
Os alimentos são divididos em grupos de acordo com o que eles têm a oferecer. A batata, o arroz e o pão, por exemplo, são carboidratos, e ao contrário do que muitos loucos dizem por aí, são extremamente essenciais a nossa alimentação, pois nos dão energia, ou seja, força! Levantar, caminhar, correr, pensar… devemos tudo isso aos carboidratos.
Legumes, verduras e frutas são fontes de minerais, vitaminas e fibras. Os minerais e as vitaminas nos protegem contra as doenças e as fibras ajudam nosso organismo a aproveitar melhor essas substâncias. Além de possuírem muita água, que de tão fundamental, dispensa apresentações!
E acredite se puder, mas açúcar e gordura também são necessários! Mas obviamente, em pequenas quantidades. A gordura e o açúcar são fontes de energia, porém, o processo metabólico (alimento transformado em energia) dos dois é bem lento e por isso se acumulam facilmente. Moderação é a palavra de ordem!
Ter uma alimentação balanceada não significa fazer uma dieta maluca e deixar de fazer as coisas que você gosta – tomar um sorvete ou comer a macarronada de domingo – e nem comer alimentos caros e difíceis de ser encontrados. As mudanças podem ser feitas aos poucos, assim você poderá se adaptar – e até gostar, acredite! — do seu novo estilo de vida. Substitua o refrigerante pelo suco, no lugar de três colheres de arroz, coma duas de arroz e uma de cenoura por exemplo. Deixe para comer a lasanha só no final de semana…
Os benefícios irão logo aparecer: além de uma diferença visível no seu corpo, como a perda de gordura, pele e cabelo saudáveis, você vai se sentir mais disposição e mais ter mais concentração nas tarefas do dia a dia. O sono também será bem mais proveitoso.
Quando você se der conta, não vai mais sentir falta de comer besteiras e isso vai, realmente, a mudar sua vida: de dentro para fora e de fora para dentro!
Artigos relacionados:
Deixe um comentário