Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

7 alimentos nutritivos para acrescentar na refeição durante o tratamento do câncer

O tratamento do câncer pode causar efeitos colaterais, mas incluir alimentos nutritivos e saudáveis pode acelerar o processo de recuperação e tornar esse processo menos desgastante.

O câncer é uma doença que assusta, pois se sabe que ele precisa ser tratado e diagnosticado precocemente para aumentar as chances de vida dos pacientes. Com o avanço da medicina, o tratamento do câncer ficou mais eficaz e hoje o número de pacientes que se recuperam é alto.

Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), os tipos de câncer que mais afetaram homens em 2018 foram os de Próstata (31,7%), Traqueia/Brônquio/Pulmão (8,7%) e Cólon/Reto (8,1%). Já nas mulheres os locais afetados são diferentes: mama (29,5%), Cólon/Reto (9,4%), cólon do útero (8,1%).

Quando se analisa a proporção de pacientes que morrem devido à doença, nem sempre se tem uma relação direta com o número de doentes.

Em 2015, o percentual de homens que morreram devido aos tipos de câncer que mais mataram foi de: Traqueia/Brônquios/Pulmões (14,4%), Próstata (13,5%) e Estômago (8,5%).

Nas mulheres, os tipos que mais preocupam são: Mama (16,2%), Traqueia/Brônquios/Pulmões (11,5%) e Cólon/Reto/Ânus (9%).

Muitos desses casos poderiam ser evitados com um tratamento de câncer adequado e o diagnóstico precoce.

Cuidar da alimentação é muito importante durante qualquer tratamento de saúde e para manter uma vida saudável. Um exemplo são os pacientes com diabetes que precisam de uma dieta controlada para manter os índices de açúcar no sangue sob controle. Da mesma forma isso ocorre com outras doenças e com o câncer não poderia ser diferente.

Veja algumas dicas para se alimentar durante o tratamento dessa doença e obter melhores resultados, bem como evitar incômodos.

Alimentos nutritivos para usar durante o tratamento do câncer

No caso dos pacientes que estão realizando o tratamento do câncer, alguns alimentos nutritivos ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a combater alguns efeitos colaterais como enjoos, tonturas e diarreias.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

A azia, por exemplo, um dos efeitos colaterais do tratamento, que é seguido de desconforto logo acima do estômago, conforme informações da Euroclinix, pode ser evitada com a alimentação correta.

Os demais sintomas também podem ser amenizados ou prevenidos seguindo as orientações abaixo sobre a alimentação adequada.

  1. Fibras

  2. 7 alimentos nutritivos para acrescentar na refeição durante o tratamento do câncer

As fibras encontradas em muitos alimentos como em maçãs, banana, pera e goiaba sem casca apodem ajudar a regular o funcionamento do intestino e prevenir a diarreia e enjoos.

Isso acontece porque estimulam a produção das células intestinais e, consequentemente, protegem melhor o órgão.

  1. Alimentos orgânicos

Alimentos orgânicos

Evitar alimentos que tenham agrotóxicos pode não só ajudar no tratamento do câncer como a prevenir alguns tumores.

Estudos demonstram que algumas das substâncias utilizadas para afastar as pragas podem ser potenciais promotores de alguns tipos de câncer.

Por isso, a recomendação é comer muitos alimentos naturais, mas que foram produzidos sem o uso de agrotóxicos.

  1. Gorduras boas

Gorduras boas

As chamadas gorduras boas – provenientes de azeites, abacates e oleaginosas – podem contribuir para proteger o sistema cardiovascular que pode ser afetado pelos medicamentos. Além disso, essas gorduras ajudam no funcionamento cerebral.

Outro fato é que pesquisas indicam que o consumo regular de castanhas consegue diminuir em até 57% o risco de morte de pacientes com câncer de cólon e reto.

  1. Leite e seus derivados

Leite e seus derivados

Quando consumidos em quantidade moderada, leite e derivados podem ajudar a regular o funcionamento do intestino e aumentar o número de evacuações por dia.

Isso ajuda a combater a diarreia e outros problemas intestinais.

  1. Gengibre com hortelã

Gengibre com hortelã

Essa combinação é ótima para ajudar a combater os enjoos e náuseas que ocorrem principalmente após a quimioterapia.

A dica dos nutricionistas é de bater esses alimentos no liquidificador com um pouco de mel e água e congelar. Ele deve ser consumido como sorvete, quando estiver com enjoo.

  1. Peixe

Peixe

Principalmente as espécies com grande quantidade de ômega 3 contribuem no combate e tratamento do câncer.

O ômega 3 ajuda a reduzir e combate o colesterol, além de melhorar a produção de novas células saudáveis, consequentemente evitando alguns tipos de câncer, como o de mama.

A astaxantina é outra substância encontrada nos peixes, principalmente no salmão. Ele possui efeito anti-inflamatório e contribui durante o tratamento.

  1. Espinafre

Espinafre

O espinafre possui ácido fólico, que contribui para a produção de células vermelhas do sangue e evita a alteração do DNA, o que pode levar ao surgimento do câncer.

Ele também é rico em vitamina E, sendo que essa substância ajuda a fortalecer o sistema imunológico e também previne que o tumor cresça.

É muito importante que durante o tratamento do câncer haja o acompanhamento médico e de um nutricionista para garantir uma alimentação saudável e sucesso nos resultados de combate ao tumor.

Fontes: Oncoguia, Hospitalsiriolibanes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.