Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Saiba por que alimentos orgânicos previnem doenças

Os alimentos orgânicos reduzem efetivamente os efeitos nocivos de substâncias químicas para a saúde dos consumidores, ao mesmo tempo em que diminuem ou eliminam impactos na natureza

O que são alimentos orgânicos

Orgânicos são os alimentos produzidos com técnicas e métodos de fertilização natural, com proteção contra as pragas através de formulações biológicas, sem agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes químicos. Essas técnicas preservam o meio ambiente, mantendo a qualidade do alimento, para a produção de verduras, frutas, hortaliças, legumes, carnes, feijão, ovos, cereais e outros.

Saiba por que alimentos orgânicos previnem doenças

Imagem: unimedfortaleza

Alimentos orgânicos, o que você precisa saber

Os alimentos orgânicos estão se tornando muito populares, mas, navegar pela infinidade de rótulos dos alimentos orgânicos, com os benefícios e vantagens que apregoam pode ser bem confuso. Será que a alimentação orgânica é realmente melhor para a sua saúde mental e física? Será que os produtos geneticamente modificados e os pesticidas causam câncer e outras doenças? O que os rótulos significam? Algumas informações podem ajudar você a fazer melhores escolhas quando for comprar orgânicos, principalmente sobre o que é importante e como fazer com que a opção por orgânicos se torne acessível ao orçamento.

Saiba por que alimentos orgânicos previnem doenças

Imagem: helpguide

Para isso, podemos sintetizar as informações de maneira prática, como abaixo:

ORGÂNICOS X NÃO ORGÂNICOS
PRODUÇÃO ORGÂNICA PRODUÇÃO/CRIAÇÃO CONVENCIONAL
Cultivo com fertilizantes naturais:

– compostagem, adubos

Cultivo com fertilizantes sintéticos ou químicos
Ervas daninhas são controladas naturalmente:

– rotação das culturas

– eliminação manual

– arado

– cobertura vegetal protetora

 

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

Ervas daninhas são controladas com herbicidas químicos

Pragas são controladas por métodos naturais:

– pássaros e insetos

– armadilhas

– pesticidas de origem natural

 

Pragas são controladas com pesticidas sintéticos

Carne, laticínios e ovos orgânicos

– animais recebem alimentação orgânica, livre de hormônios e geneticamente modificados

Carne, laticínios e ovos de produção convencional:

– animais recebem hormônios de crescimento, para um desenvolvimento rápido, bem como ração não orgânica e de geneticamente modificados.

Doenças são prevenidas com métodos naturais, tais como instalações limpas, rotatividade dos pastos e alimentação saudável Medicamentos e antibióticos são utilizados para prevenir doenças nos rebanhos
Os rebanhos tem acesso ao ar livre Os rebanhos podem não ter acesso ao ar livre

Fonte: Organic Foods: What You Need to Know

Benefícios para a saúde e bem estar humano

A agricultura orgânica contribui para o aumento da qualidade de vida no campo. As condições socioeconômicas de vida das comunidades rurais melhoram porque o seu cultivo exige mão de obra intensiva, com cuidados constantes, o que gera emprego e renda para quem trabalha no campo. Além disso, a saúde dessas populações é grandemente beneficiada, por não serem expostos aos venenos danosos que costumam ser aplicados em plantações convencionais.

Saiba por que alimentos orgânicos previnem doenças

Imagem: cpt

Benefícios para a saúde animal

Manutenção do bem-estar animal: na produção orgânica de animais, eles são alimentados somente com produtos orgânicos e mantidos em locais mais espaçosos e menos estressantes, reduzindo o uso de hormônios artificiais ou antibióticos sintéticos. Aos animais criados organicamente não são dados antibióticos, hormônios ou produtos de origem animal. O uso de antibióticos pode criar uma resistência que fortalece as bactérias.

Benefícios para o equilíbrio do meio ambiente

A produção de alimentos orgânicos contribui para a conservação da fertilidade do solo. As técnicas de rotação de culturas e adubação orgânica mantém a qualidade da terra e a sua fertilidade cada vez maior.

Saiba por que alimentos orgânicos previnem doenças

Imagem: jornal.usp

A agricultura orgânica reduz a poluição do solo, que é provocada pela aplicação de produtos químicos na agricultura convencional. Os agrotóxicos são muito prejudiciais para a vida humana e de qualquer ser vivo. Quando não são absorvidos imediatamente pelo ar, são levados pela chuva às águas subterrâneas e rios, sendo ingeridos com a água que abastece as cidades. Os ventos também levam partículas de substâncias venenosas para regiões vizinhas, podendo contaminar pessoas que moram em locais distantes, principalmente crianças.

O cultivo orgânico promove a biodiversidade, graças à ausência dos pesticidas químicos. Sem o seu uso é possível conseguir a preservação de animais silvestres, pássaros e insetos, principalmente das abelhas, que promovem a polinização e reprodução vegetal e são as grandes vítimas das pulverizações com agrotóxicos.

Saiba por que alimentos orgânicos previnem doenças

http: neomondo

Os benefícios do alimento orgânico

O alimento orgânico que você consome pode ter um impacto maior na sua saúde mental. Está demonstrado que ele tem mais nutrientes benéficos, como antioxidantes, do que os seus concorrentes produzidos convencionalmente. Os resultados de um estudo europeu, de 2016, mostraram que os níveis de certos nutrientes, incluindo os ácidos graxos ômega-3, eram cinquenta por cento maiores na carne e leite orgânicos do que nos produzidos convencionalmente. Mas os benefícios se concentram principalmente pela ausência de elementos alergênicos e tóxicos.

As pessoas com alergia por alimentos, por substâncias químicas ou conservantes, frequentemente tem menos sintomas e passam bem quando se alimentam apenas de alimentos orgânicos. Eles também são comumente mais frescos, porque não contém conservantes que fazem durar mais, então não aparentam uma vitalidade falsa. Frequentemente, são produzidos em pequenas propriedades próximas aos pontos de venda.

Os alimentos orgânicos usam pesticidas naturais

Um dos principais benefícios de consumir alimentos orgânicos são os seus baixos níveis de pesticidas. Entretanto, apesar da crença popular, os orgânicos usam pesticidas. A diferença é que eles apenas usam pesticidas naturais e não os pesticidas sintéticos usados nas fazendas convencionais. Os pesticidas naturais são seguramente menos tóxicos.

Saiba por que alimentos orgânicos previnem doenças

Imagem: natue

Muitos de nós temos acumulados em nossos corpos uma quantidade de pesticida acumulada, ao longo de anos expostos aos pesticidas. Esse prejuízo químico no organismo pode levar a problemas de saúde, como dores de cabeça, nascimentos com deficiências e deficiências imunológicas.

Alguns estudos indicaram que os pesticidas, mesmo em pequenas doses, podem aumentar o risco de certos cânceres, como leucemia, linfoma, tumores no cérebro, câncer de mama e de próstata. Crianças e fetos são os mais vulneráveis à exposição de pesticidas, porque o seu sistema imunológico e cérebro estão ainda em desenvolvimento. A exposição na infância pode causar atrasos no desenvolvimento, desordens de comportamento, autismo e disfunção motora.

Mulheres grávidas são mais vulneráveis, devido ao estresse que os pesticidas colocam em seus órgãos já sobrecarregados. Além disso, os pesticidas podem passar de mãe para filho no útero, assim como através do aleitamento materno.

Saiba por que alimentos orgânicos previnem doenças

Imagem: naturinga

Dicas para comprar alimentos orgânicos

 – Compre o que for da estação: frutas e vegetais são mais baratos e frescos quando estão na sua estação. Descubra quando eles chegam ao seu mercado, para que possa comprar o alimento mais fresco possível.

– Pesquise: compare os preços dos itens orgânicos no mercado, armazéns e lojas de frutas e vegetais.

– Leia os rótulos cuidadosamente: alimentos orgânicos também podem conter muito açúcar, sal, gordura ou calorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.