Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

ANS suspende divulgação de índice de reclamações contra planos de saúde

Quem possui um serviço de plano de saúde ou pretende adquirir um sempre busca se informar sobre a operadora e sobre os seus serviços. Uma forma muito utilizada por essas pessoas era o índice de reclamações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), porém desde fevereiro ele não está mais sendo divulgado.

Apesar de a divulgação estar suspensa, as reclamações continuam sendo registradas e essa medida foi tomada por uma decisão da própria ANS. Mesmo os consumidores perdendo uma importante fonte de consulta, essa medida foi tomada porque a forma de contabilização do índice foi considerada obsoleta.

O que acontecia é que toda vez que o consumidor se sentia lesado ou desrespeitado pela operadora do plano ele se dirigia a ANS e registrava uma solicitação. Essa automaticamente já entrava para os índices, sem nem mesmo passar por algum filtro e verificação da veracidade. É pretendido voltar com a divulgação dos índices, porém esses devem ser reformulados.

ANS suspende divulgação de índice de reclamações contra planos de saúde

Imagem: Getty

Como deve ficar esse índice de reclamação dos planos

A decisão de modificar esse índice já foi tomada e ele deve ser calculado de uma nova forma. Os parâmetros ainda não foram definidos e estão sendo elaborados, mas devem estar disponíveis até o final do ano.

Essa mudança fará com que as pesquisas dos últimos 13 anos sejam perdidas e não possam servir de base para comparação com a nova metodologia, já que os parâmetros devem mudar bastante. Em contrapartida, ela deve garantir muito mais fidelidade as reclamações realmente procedentes, deixando de servir como um instrumento apenas para registro de insatisfação sem um embasamento.

O Procon não contesta a mudança na forma de medição do índice, uma vez que ela ainda não foi definida, porém alerta ao direito do consumidor sobre conseguir obter informações sobre as operadoras de planos de saúde. Hoje quem tenta realizar a busca dessa informação pelo site da agência vai encontrar apenas dados desatualizados e a informação de que “a divulgação foi interrompida porque o índice será revisto e aprimorado”.

Porém o site não informa um prazo para que as novas informações sejam divulgadas e dessa maneira o consumidor tem que se apegar aos dados desatualizados que podem não mais refletir o cenário atual.

A ANS informou que se preocupa em garantir os direitos dos consumidores, mas que essa mudança será necessária para que os dados possam retratar de maneira fidedigna a realidade e para isso será preciso mudar os instrumentos e medidas adotados.

Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. É apaixonada pelo que faz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.