Conheça as principais armadilhas do plano de saúde coletivo e livre-se delas ao contratar o seu.
Assim como muitos planos comuns, existem muitas armadilhas do plano de saúde coletivo. Isso porque algumas empresas acabam empurrando essa opção para os beneficiários. Sem contar que, para que as pessoas optem por ele, elas oferecem valores absurdos e outras dificuldades. Veja mais sobre essa e outras armadilhas.
Imagem: Getty
Por que muitos optam pelo plano de saúde coletivo, sem pertencer a uma empresa?
O Sistema Único de Saúde no Brasil não funciona muito bem, pois faltam médicos. Muitas vezes os hospitais não possuem toda a estrutura que precisam e a espera para conseguir um atendimento pode chegar a meses. Por isso as pessoas acabam buscando maneiras alternativas de conseguir acesso a um serviço de saúde que realmente funcione e que esteja disponível sempre que preciso.
O plano de saúde coletivo tem sido a saída encontrada para que as pessoas consigam isso, porém pelo que se tem observado nem sempre isso é conseguido. Os índices de reclamação estão aumentando cada vez mais e já estão nos topos das listas dos Procons. Por isso entenda quais são as principais reclamações.
Quais as armadilhas do plano de saúde coletivo mais comuns?
As armadilhas do plano de saúde coletivo mais comuns e que você precisa se atentar, são: reajustes, faixa etária, rejeição de idosos, coletivos falsos e cancelamento unilateral. Entenda mais sobre como funciona cada uma dessas armadilhas e veja como não cair nelas.
Reajustes
Os planos coletivos deveriam ter um preço mais acessível em relação aos planos individuais pela grande quantidade de pessoas que aderem a ele pelo mesmo contrato e isso realmente acaba acontecendo, porém, os reajustes são bastante elevados.
A grande reclamação tem sido em relação ao percentual de reajuste, para se ter uma ideia a média de reajuste em 2014 foi de 18% enquanto a inflação ficou em 6,41%. Isso acontece porque não existe uma regulamentação sobre os percentuais aplicados ficando livre a negociação entre operadora e sindicatos e associações.
Faixa etária
É permitido aos planos aplicar um reajuste de acordo com a faixa etária o problema tem sido o percentual aplicado que em alguns casos chega a 100% de uma faixa para outra. Isso acontece mais com pessoas acima dos 50 anos, isso porque a última faixa para reajuste é aos 59 anos.
Dessa forma os planos “meio que obrigam” os idosos a cancelar os planos por conta dos altos valores. Como eles acabam gerando um alto custo para as operadoras essa foi a forma encontrada de burlar a lei para conseguir com que esses clientes se recadastrem.
Rejeição de idosos
Algumas operadoras se negam a aceitar clientes idosos criando uma série de empecilhos para que eles possam aderir ao plano. Eles são mal recebidos pelas operadoras e muitas vezes tem seus atendimentos negados.
Coletivos falsos
O próprio nome já diz, os planos coletivos são para várias pessoas e não para apenas alguns poucos. Porém como existe uma grande escassez de planos individuais essa tem sido a forma encontrada por alguns para conseguirem acesso ao plano. Porém para se ter esse tipo de plano segundo a ANS é preciso que as pessoas tenham algum tipo de vínculo com alguma associação o que não tem ocorrido.
Qual o melhor: plano de saúde coletivo ou corporativo? Saiba a diferença e identifique o melhor para você.
Se aproveitando disso, as operadoras praticam valores absurdos uma vez que não existe nenhum tipo de regulamentação em relação a esses valores. E a diminuição da oferta de planos individuais muitas vezes é proposital, isso porque as pessoas terão que migrar para planos coletivos que possui uma legislação mais flexível.
Cancelamento unilateral
Os contratos permitem o cancelamento unilateral dos planos com isso fica muito mais fácil das operadoras cancelaram o plano de quem elas acham conveniente. Com isso eles cancelariam apenas daqueles que estão em tratamento médico ou que acabam onerando as operadoras.
Qual é a diferença entre o plano de saúde coletivo e o plano empresarial?
O plano de saúde coletivo é oferecido para pessoa jurídica, sendo opcional a adesão de funcionários, podendo ou não incluir familiares e dependentes. Já no caso do plano de saúde empresarial, as seguradoras oferecem uma cobertura em massa com um total, sendo vinculado à pessoa jurídica.
Este pode ser de caráter associativo ou empregatício. Sem contar que pode ser aceito a inclusão de dependentes e a maior parte da massa trabalhadora no plano de saúde coletivo.
Olá,
Preciso de um Plano Individual ou co-participativo, tenho 57 anos e sou correntista do Itaú.
Att.
Boa noite,
Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ e aguarde o contato de um corretor para que possa tirar suas dúvidas.
Atenciosamente.