Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Atendimento de pediatra em domicílio é a novidade dos Planos de Saúde

Planos de saúde de excelência já adotam a pediatria delivery no Brasil

Os casos atendidos nas emergências infantis, na maioria das vezes, não são graves. Os pais acabam levando as crianças a hospitais sem que haja uma real necessidade. A estatística realizada constatou que 70% dos problemas de saúde de crianças que chegam ao hospital poderiam ser resolvidos à distância, através de um plantão telefônico. Outra opção são as visitas do médico ao domicílio, um sistema que já é bem conhecido em outros países, como Inglaterra, Espanha e Canadá.

Já existe um plantão médico telefônico para atendimento em casos de pediatria, em que os médicos podem tirar dúvidas e dar orientação sobre dúvidas e problemas básicos, que podem ser resolvidos dessa maneira. Se há necessidade de um diagnóstico mais aprofundado ou a prescrição de medicações, o médico vai até o domicílio da criança.

Os planos de saúde com atendimento mais completo que oferecem esse serviço são a Omint, a Advance Medical e a Amil.

A Omint fornece o atendimento 24 horas, por pediatras, em plantão telefônico, destinado a tirar dúvidas simples dos pais em casos como febre, dosagens de remédios e resfriados. A Omint, através de seus representantes, destacam as vantagens desse tipo de atendimento, como o fato dos pais não precisarem expor a criança ao ambiente hospitalar e não precisarem se locomover à noite com o filho doente. O médico visita a criança com remédios de uso comum, como antitérmicos e analgésicos e está em condições de avaliar o caráter de infecções, se por vírus ou bactérias, através de equipamento adequado para exame.

A Advance Medical atende em plantão pediátrico e também oferece suporte médico para adultos, não somente por telefone, mas também por e-mail e whatsapp, ou seja, utiliza várias plataformas para comunicação. A Advance Medical é empresa espanhola que chegou recentemente ao Brasil.

O plano da Amil consiste em atendimento pediátrico por telefone, com enfermeiras que seguem orientação de médicos. Inicialmente o serviço atendia gestantes, mas agora foi ampliado para atender crianças até 12 anos.

O serviço médico de pediatria delivery, atendimento à distância ou em domicílio é uma tendência mundial, mas exige profissionais da medicina capacitados para esse tipo de serviço.

Atendimento de pediatra em domicílio é a novidade dos Planos de Saúde

Imagem: Getty

SUS amplia atendimento médico domiciliar

O Sistema Único de Saúde – SUS, também adotou o atendimento domiciliar, através do programa Melhor em Casa. O programa presta assistência gratuita nas residências, com equipes multiprofissionais, com médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e outros, que visam dar suporte aos casos de idosos, pacientes crônicos, necessidade de reabilitação, pacientes em recuperação pós-cirúrgica e outros.

O programa Melhor em Casa é executado pelo Ministério da Saúde e estabelece parcerias com estados e municípios que fazem a adesão. O atendimento é feito durante 12 horas por dia, durante a semana, e nos finais de semana o regime é de plantão. A intenção é sua expansão por todo o país.

O atendimento domiciliar mantém o paciente perto de seus familiares, mantendo a sensação de segurança, sem os riscos e as pressões a que estão sujeitos nos hospitais. Essa característica faz com que o atendimento seja humanizado e os riscos de infecções sejam menores.

Os casos mais atendidos pelas equipes são os de AVC – Acidente Vascular Cerebral, com 20% das ocorrências, seguidos de hipertensão, com 9,3% dos pacientes, a doença de Alzheimer, com 5,4% das ocorrências. Além disso, são frequentes os atendimentos a diabéticos, pacientes com Parkinson, doenças pulmonares e recuperação de fraturas de fêmur.

O Melhor em Casa leva atendimento de qualidade à casa do paciente, que permanece junto da família. O resultado é que todos se envolvem, com contribuição significativa para a recuperação da saúde do doente.

Fonte: www.brasil.gov.br

Artigos relacionados:

Regina Di Ciommo

Mestre e Doutora em Sociologia pela UNESP, pesquisadora na área de Ecologia Humana e Antropologia, Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental, foi professora em cursos superiores de Sociologia e Direito, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.