Cote seu plano de saúde agora!

Em menos de 5 minutos encontraremos o plano ideal para você.

Iniciar cotação
< Voltar para home

Conheça os benefícios do ácido fólico para rejuvenescimento

Publicado em
de leitura

Além da indicação para as gestantes, ultimamente muita gente comenta sobre os benefícios do ácido fólico, para conseguir o rejuvenescimento e até a recuperação da cor e do volume dos cabelos. Veja o que é verdade.

Conheça os benefícios do ácido fólico para rejuvenescimento
Imagem: Getty

O que é o Ácido Fólico

O ácido fólico, a versão sintética do folato, é parte do complexo B, também chamado de vitamina B9. Ele é um dos elementos mais importantes para o funcionamento adequado de nosso organismo, agindo principalmente no couro cabeludo. Sua deficiência costuma levar à queda de cabelo e em alguns casos à calvície ou alopecia.

O ácido fólico e o cabelo

Por ser importante para as células e tecidos, uma base regular de ácido fólico, em quantidade adequada, pode ajudar no crescimento do cabelo.

O consumo de ácido fólico pode reverter e prevenir a calvície causada por fatores genéticos. Ele reduz a perda dos fios e estimula o crescimento do cabelo. Esse efeito ocorre porque as vitaminas do complexo B agem diretamente no folículo capilar. A vitamina B9 é ainda mais estimuladora do cabelo, sendo responsável pela distribuição dos nutrientes dos alimentos. A ação da vitamina B9 ocorre principalmente na pele, cabelo, pelos e unhas.

As muitas funções do ácido fólico

O ácido fólico promove a absorção dos nutrientes em todo o corpo, conduzindo-os pela corrente sanguínea até os tecidos, de forma a promover a regeneração celular e a restauração dos tecidos.

Esse é um nutriente que ajuda a todos os tecidos do organismo. As mulheres grávidas precisam de ácido fólico para o adequado desenvolvimento do feto. O ácido fólico previne os defeitos congênitos dos bebês, como anencefalia, problemas neurológicos e espinha bífida, de acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (Centro de Controle e Prevenção de Doenças).

Ácido fólico previne a anemia e se associa com outras vitaminas, a vitamina C e a B-12, para ajudar a criar, repartir e utilizar as proteínas. Além disso, o ácido fólico participa da formação de glóbulos vermelhos e a produz DNA.

Alimentos que contém folato

–     Verduras de folhas escuras, como brócolis, espinafre, salsa e couve de Bruxelas

–     Feijões

–     Fígado

–     Nozes

–     Laticínios

–     Cenoura

–     Gema de ovo

–     Abacate

–     Abóbora

–     Melão

Todos estes alimentos contêm ácido fólico de forma natural, o folato. Outros alimentos têm sido fortificados com ácido fólico, biscoitos, pães, massas, arroz, cereais, farinha de trigo e outros derivados de grãos. Quando o consumo pela dieta é insuficiente, um médico pode aconselhar um suplemento.

O processamento e cozimento dos alimentos terminam por reduzir grande parte das quantidades do ácido fólico da nossa dieta. Menos de um terço do conteúdo do nutriente permanece depois do cozimento. O contato prolongado com a luz e o ar também destroem o nutriente. No processo de moagem dos grãos, 90% do teor de ácido fólico é perdido, no processo de cozimento de legumes pelo vapor é perdido 10%, pela fervura se perde 50%.

A deficiência de ácido fólico

Quando não se recebe a quantidade suficiente de ácido fólico na dieta ou no caso de um problema de saúde que impede a absorção de nutrientes, como a diarreia crônica ou outra doença que provoque a má absorção, o organismo desenvolve a deficiência de ácido fólico. Essa condição leva a cabelos grisalhos, úlceras estomacais, úlceras na boca e crescimento lento. O cabelo é afetado com fraco crescimento, queda e embranquecimento.

Outros sintomas de deficiência de ácido fólico

A falta desse nutriente é a deficiência vitamínica mais disseminada nos países desenvolvidos. Outros sintomas denunciam sua falta:

– cansaço

– fraqueza

– irritabilidade

– esquecimento

insônia

– cãibras musculares

– confusão

– depressão

– demência

Suplementos de ácido fólico

A queda acentuada do cabelo é um sintoma que indica a necessidade de recorrer a um médico especialista que diagnostique a causa do problema, que tanto pode ser psicológica, hormonal, genética, por anemia e falta de nutrientes. Nesse caso, é possível repor a deficiência com uma alimentação balanceada, sem bebidas alcoólicas e cigarro. O consumo do ácido fólico por meio de alimentos é o mais recomendado, o que permite uma ação que fortalece os fios do cabelo e garante uma pele saudável.

Quando isso não é possível, existem os complexos vitamínicos ou o ácido fólico pode ser ingerido sozinho. As vitaminas do complexo B podem ser ainda mais eficazes quando combinadas com a ingestão de óleos de peixe ômega-3.

O ácido fólico vem sendo indicado para promover o nascimento de cabelos na cor original natural e para aumentar o crescimento dos fios. Esse uso deve ser feito preferencialmente com acompanhamento médico, para que não haja ingestão exagerada, que possa causar um efeito inverso ao desejado.

Ácido fólico para idosos

Estudos mostraram que idosos que tomaram suplementos vitamínicos diariamente com 1 mg de ácido fólico, 20 mg de vitamina B6 e 0,5 mg de vitamina B12 apresentaram menor declínio cognitivo devido à redução do encolhimento do volume cerebral. A observação foi durante um período de 2 anos. Esse encolhimento de uma parte do cérebro (substância cinzenta do lobo temporal medial) está associado à doença de Alzheimer.

Ácido fólico na gravidez

Durante a gravidez o consumo de ácido fólico é bastante recomendado para as gestantes, isso porque ele ajudará na formação do sistema nervoso do bebê.

Ele também contribuiu para uma gravidez saudável e ao contrário do que muitas mamães pensam, não engorda.

O ideal é que comece a ser usado cerca de 1 mês antes da gestação iniciar ou logo no início da gravidez, dessa forma poderá contribuir com a formação do tubo neural da criança, o que ocorre até a 4ª semana de gestação.

A dosagem a ser consumida deve ser recomendado por um médico e costuma variar de 1 mg a 1 mg/dia.

Além do suplemento é indicado que as gestantes consumam alimentos ricos em ácido fólico durante a gestação, sendo alguns deles: ervilhas, feijão preto cozido, macarrão, espinafre cozido e fígado (galinha, boi ou peru).

Conheça os benefícios do ácido fólico para rejuvenescimento
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

Distinções entre folato, ácido fólico e metilfolato

Existem algumas diferenças entre a chamada vitamina B9, o folato, o ácido fólico e o metilfolato. O folato é encontrado nos alimentos e é classificada como poliglutamato, porque contém moléculas de ácido glutâmico. As diversas formas de folato precisam ser transformadas em moléculas simples para serem absorvidas. Elas são transformadas em apenas uma molécula de ácido glutâmico ou monoglutamato.

O ácido fólico é a forma sintética do folato e se apresenta na forma de monoglutamato. Ele é absorvido rapidamente e passa a agir mais eficientemente do que o folato. Por ser de maior biodisponibilidade, o ácido fólico é o tipo mais utilizado de folato nos suplementos e alimentos enriquecidos, como achocolatados e cereais matinais. Entretanto, para que as células absorvam esse nutriente, ele precisa ser convertido na substância ativa chamada metilfolato.

Algumas pessoas possuem um fator genético que dificulta essa conversão do folato ou ácido fólico para o metilfolato. Isso ocorre com um quarto da população, o que pode levar à deficiência do nutriente. Por esse motivo, alguns nutricionistas recomendam o uso de suplementos que contenham metilfolato ou folato de metila (metafolina), que é mais biodisponível, para garantir que o nutriente seja absorvido por qualquer pessoa.

Benefícios do ácido fólico

O ácido folio oferece uma série de benefícios quando utilizado corretamente, respeitando a dosagem que não prejudique o organismo, entre eles:

Saúde do coração

Ele consegue se combinar com as vitaminas B6 e B12 e auxilia na reparação celular do aparelho cardiovascular uma vez que combate a homocisteína que atrapalha nesse processo.

Dessa forma a pressão arterial fica controlado e os vasos sanguíneos não enrijecem.

Ajuda na aparência da pele, cabelos e unhas

O ácido fólico ajuda a controlar a oleosidade da pele e combate a acne e dermatite.

No caso de unhas e cabelos eles ficam mais forte e com o crescimento acelerado.

Ajuda no funcionamento do cérebro

No caso dos fetos ele contribuiu para a formação do sistema nervoso, já nos adultos auxilia na produção de serotonina que é responsável pelo bom humor, ajuda a prevenir a depressão e atua na capacidade cognitiva.

Fortalece a imunidade

Para garantir que a imunidade fique mais forte, o organismo necessita de diversas vitaminas, entre elas as do complexo B que incluem o folato.

Previne o câncer

Apesar desse benefício ainda estar em estudo, já se observou que entre os benefícios do ácido fólico está a prevenção do câncer uma vez que ele impede que a doença avance.

Riscos do ácido fólico em excesso no organismo 

Geralmente, o consumo excessivo de ácido fólico está ligado com a ingestão de suplementos. Portanto, dificilmente ocorrerá por meia da alimentação. Ainda assim, o excesso é eliminado naturalmente pela urina, já que o folato é uma vitamina solúvel em água. 

Mas, é importante saber que a ingestão excessiva do ácido fólico pode acarretar problemas de saúde, como urticária, dor estomacal, náuseas e problemas digestivos. Em outros casos, também pode resultar na deficiência de vitamina B12, podendo progredir para um quadro de anemia. 

Vale ressaltar que qualquer excesso de vitaminas faz mal, seja vitamina D, vitamina A, vitamina B6, vitamina B1, vitamina B5, vitamina B9 e outras.  

Então, agora você já sabe quais os benefícios do ácido fólico. Converse com o seu médico para uma suplementação saudável!

*Publicado em 30/06/2020 e atualizado em 17/02/2023.

4.3/5 - (3 votes)

Icone de compartilhamento Compartilhe com seus amigos
PAF, a doença portuguesa que avança no Brasil
18/12/17 Saúde e bem-estar

A PAF também é conhecida como doença dos pezinhos. Pela primeira vez, a doença foi descrita na população...

Ler artigo
Plano de Saúde
Plano de saúde empresarial: entenda tudo!
29/08/23 Saúde e bem-estar

Uma das melhores maneiras de manter os colaboradores de uma empresa motivados é oferecer benefícios a eles e, entre...

Ler artigo
Plano de Saúde
Plano de saúde cobre teste de DNA Terapias avançadas contra o câncer e a pesquisa...
11/12/17 Saúde e bem-estar

Estudante canadense que faz seu doutorado na Universidade Queen, em Ottawa, fez uma descoberta pioneira para a cura do...

Ler artigo
Plano de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

54 respostas para “Conheça os benefícios do ácido fólico para rejuvenescimento

  1. Foi uma óptima catequese… Actualizem mais sobre matérias do gênero, é importante salientar que informações desse gênero contribuem o bastante na saúde pública. Obrigado

    1. Prezado Henriques,

      Agradecemos pelo seu comentário elogioso! Ficamos muito felizes em saber que você considerou a matéria sobre os benefícios do ácido fólico uma ótima catequese. Nossa equipe se esforça para produzir conteúdos relevantes e informativos sobre planos de saúde e planos odontológicos.

      Sua opinião é muito importante para nós, e com certeza, continuaremos trabalhando para trazer mais informações relevantes e atualizadas que possam contribuir para a saúde pública.

      Caso você tenha interesse em obter cotações de planos, estamos à disposição para ajudar. Basta preencher o formulário em nosso portal para que nossas corretoras parceiras entrem em contato com as melhores opções para o seu perfil.

      Atenciosamente,
      Equipe Plano de Saúde

    1. Olá Maria Rita! Fico feliz em saber que gostou do nosso artigo sobre os benefícios do ácido fólico. É sempre bom aprendermos mais sobre como cuidar da nossa saúde e o ácido fólico é uma vitamina importante para o nosso organismo. Se tiver alguma dúvida ou sugestão para novos artigos, estamos sempre aqui para ajudar!

      1. Prezada Suely,

        Agradecemos por sua pergunta. É importante ressaltar que o ácido fólico é uma vitamina do complexo B essencial para o organismo, principalmente durante a gravidez para prevenir malformações no feto. No entanto, a dosagem e a forma de uso do ácido fólico podem variar de acordo com as necessidades individuais e orientações médicas.

        Recomendamos que você consulte um médico ou profissional de saúde antes de tomar qualquer suplemento, incluindo o ácido fólico. Somente um profissional de saúde pode avaliar suas necessidades específicas, verificar se há deficiência de ácido fólico e indicar a dosagem correta para você.

        Quanto ao uso de comprimidos triturados no shampoo para ajudar na queda de cabelo, não há comprovação científica de que essa prática seja eficaz. A queda de cabelo pode ter diversas causas, e é fundamental identificar a origem do problema para adotar o tratamento mais adequado. Nesse caso, também é recomendado buscar orientação médica ou de um dermatologista para avaliar a situação e indicar o tratamento apropriado.

        Esperamos que essas informações sejam úteis. Se tiver mais dúvidas ou precisar de mais assistência, estamos à disposição para ajudar.

        Atenciosamente,

        Equipe Plano de Saúde

          1. Olá, Lucineia!

            Obrigada por comentar no PlanoDeSaude!

            Ficamos contentes que tenha gostado do nosso conteúdo.

            Atenciosamente!

    1. Estou tomando o metilfolato, muito bom pra saúde. Realmente ele cura o câncer, eu estava com um tumor do lado direito do colo do meu útero, desapareceu. Para glória de Deus. Eu recomendo. Quem toma não se arrepende. Obrigada! Meu Deus. Estou muito feliz. E grata. A Deus. Esse medicamento é muito bom mesmo.

      1. Olá, Fracisca!
        Obrigada por comentar no PlanoDeSaude e contribuir com a sua experiência para nossos leitores!
        Atenciosamente,
        Equipe Plano de Saúde

    2. Foi uma óptima catequese… Actualizem mais sobre matérias do gênero, é importante salientar que informações desse gênero contribuem o bastante na saúde pública. Obrigado

      1. Prezado Henriques,

        Agradecemos pelo seu comentário elogioso! Ficamos muito felizes em saber que você considerou a matéria sobre os benefícios do ácido fólico uma ótima catequese. Nossa equipe se esforça para produzir conteúdos relevantes e informativos sobre planos de saúde e planos odontológicos.

        Sua opinião é muito importante para nós, e com certeza, continuaremos trabalhando para trazer mais informações relevantes e atualizadas que possam contribuir para a saúde pública.

        Caso você tenha interesse em obter cotações de planos, estamos à disposição para ajudar. Basta preencher o formulário em nosso portal para que nossas corretoras parceiras entrem em contato com as melhores opções para o seu perfil.

        Atenciosamente,
        Equipe Plano de Saúde