Cote seu plano de saúde agora!

Em menos de 5 minutos encontraremos o plano ideal para você.

Iniciar cotação
< Voltar para home

Carta de Permanência do Plano de Saúde: o que é e como solicitar?

Publicado em
de leitura

Quando você faz um plano de saúde, há um período de carência para determinados exames e procedimentos, alguns com um tempo curto para conseguir realizá-los, mas muitos outros exigem alguns meses até ter a cobertura do teste.

Caso você já tenha um e esteja mudando para outro plano de saúde, você tem a opção de fazer a carta de permanência, que nada mais é que um processo para você não cumprir essa carência inicial.

Quer entender mais sobre essa carta de permanência e como solicitá-la? Continue conosco e entenda melhor sobre esse procedimento. Boa leitura!

O que é a carta de permanência?

O que é carta de permanencia

A carta de permanência é um documento essencial para quem está em um plano de saúde e está mudando para outro. Com esse documento, o beneficiário não precisará cumprir o tempo de carência do outro plano. Além desse nome, também é possível encontrar como declaração de permanência, carta de portabilidade ou carta de carência.

Além de apresentar benefícios para o titular mudar de plano de saúde, para garantir que todas as operadoras de planos façam essa prática, a carta de permanência é assegurada pela Resolução Normativa n.º 438, de 3 de dezembro de 2018. No capítulo I, o Art. 2°:

I – portabilidade de carências: é o direito que o beneficiário tem de mudar de plano privado de assistência à saúde dispensado do cumprimento de períodos de carências ou cobertura parcial temporária relativos às coberturas previstas na segmentação assistencial do plano de origem, observados os requisitos dispostos nesta Resolução;

Para que serve a carta de permanência?

Esse documento garante que a pessoa poderá realizar todas as consultas e exames necessários, sem precisar esperar o tempo de carência.

Essa transferência do tempo de carência é importante tanto para quem faz exames com frequência quanto para quem não faz, pois, em casos de imprevistos, é possível realizar os exames com maior agilidade.

No entanto, há planos que oferecem mais exames e segmentações, portanto, a carta de permanência serve apenas para aquilo que é compatível entre os planos. Conforme previsto no Art. 7° do capítulo II:

Art. 7º O plano de destino poderá ter coberturas não previstas na segmentação assistencial do plano de origem, sendo que, nesses casos, poderá ser exigido o cumprimento de períodos de carências para as coberturas não previstas na segmentação assistencial do plano de origem, fixando-se os seguintes períodos de carência:

Quais informações devem constar na carta de permanência?

Quais informações devem constar na carta de permanencia

Ao solicitar a sua carta de permanência, é necessário apresentar alguns dados pessoais do beneficiário. Por isso, certifique-se de que ela contenha as seguintes informações:

  • Dados da operadora:
    • Nome;
    • CNPJ;
    • Contato;
    • Endereço;
  • Dados do beneficiário:
    • Nome;
    • Idade;
    • E-mail;
    • Telefone;
    • Endereço;
  • Nome do plano de saúde contratado;
  • Tipo de acomodação;
  • Segmentação assistencial contratada;
  • Data de entrada no plano;
  • Data da solicitação da troca de plano.

Leia mais: plano de saúde cobre aparelho dentário?

Como solicitar uma carta de permanência?

Para solicitar a carta de permanência, o titular deve ter, pelo menos, alguns vínculos estabelecidos com o plano de saúde. Dessa maneira, segundo o capítulo II, Art. 3°, cita-se que é fundamental apresentar os seguintes dados no seu plano atual:

I – o vínculo do beneficiário com o plano de origem deve estar ativo;
II – o beneficiário deve estar adimplente junto à operadora do plano de origem;
III – o beneficiário deve ter cumprido o prazo de permanência:

a) na primeira portabilidade de carências, no mínimo dois anos no plano de origem ou no mínimo três anos na hipótese de o beneficiário ter cumprido cobertura parcial temporária; ou
b) nas posteriores, no mínimo um ano de permanência no plano de origem ou no mínimo dois anos na hipótese em que o beneficiário tenha exercido a portabilidade para um plano de destino que possua coberturas não previstas na segmentação assistencial do plano de origem;

Entretanto, ainda no mesmo capítulo, para não ter o tempo de carência no novo plano, o titular deve ter outros requisitos do seu plano:

IV – o plano de origem deve ter sido contratado após 1° de janeiro de 1999 ou adaptado à Lei n° 9.656, de 03 de junho de 1998;
V – a faixa de preço do plano de destino deve ser igual ou inferior àquela que se enquadra o plano de origem do beneficiário, considerada a data da consulta ao módulo de portabilidade de carências do Guia ANS de Planos de Saúde;

Qual a diferença entre carta de permanência e carta de portabilidade?

A carta de portabilidade é um documento que deve ser entregue ao novo plano, comprovando que você estava cadastrado no anterior, com seus dados, seus exames e o período. A carta de permanência é para quem se enquadra na isenção de carência e não precisa cumprir na nova empresa.

Quanto custa um parto com ou sem plano de saúde? Confira!

Portanto, se você está mudando de plano e se enquadra nos requisitos para se isentar do período de carência, peça a sua isenção e fique mais tranquilo com o seu novo plano.

Para entender mais sobre planos de saúde, ler sobre as burocracias e ficar por dentro das leis, acompanhe o blog do Planodesaúde.net e aproveite. Até a próxima!

Gostou deste post? Avalie!

Icone de compartilhamento Compartilhe com seus amigos
Como funciona um plano de saúde para deficientes?
18/09/18 Perguntas e respostas

Um plano de saúde para deficientes funciona como qualquer outro. O paciente beneficiário pode utilizar os serviços...

Ler artigo
Plano de Saúde
Qual plano de saúde cobre cirurgia plástica?
10/11/22 Perguntas e respostas

As cirurgias plásticas são cada vez mais comuns. Ótimas alternativas para a autoestima do indivíduo, elas melhoram...

Ler artigo
Plano de Saúde
Método Kanban pode ajudar na área da saúde
16/12/21 Perguntas e respostas

Ouviu falar sobre o método Kanban e quer saber como aplicá-lo na área da saúde? Acompanhe este artigo! Usar o...

Ler artigo
Plano de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.