Alguns produtos que passam a ser utilizados de maneira constante pela população contam com uma fiscalização bem exigente e por isso a ANVISA quer barrar comércio de clareadores dentais.
Os clareadores dentais são produtos que podem ser fornecidos por dentistas ou farmácias para deixar os dentes mais brancos, mas que podem levar a problemas de saúde bucal quando consumidos de forma inadequada.
Saiba como ANVISA quer barrar comércio de clareadores dentais
Para tentar evitar este tipo de situação a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) criou uma proposta de resolução que passou nesta última semana por consulta pública para que este tipo de produto que contenham concentração acima de 3% de peróxido de hidrogênio e de peróxido de carbamida sejam comprados somente com a apresentação de receita médica ou do dentista.
Além disso, a publicidade deste tipo de produto poderá ser feita somente para os dentistas que irão prescrever os mesmos sem a possibilidade da sua veiculação em grandes meios de massa como nas farmácias, televisão e outros canais de comunicação.
Já os clareadores que contém concentrações destas substâncias mencionadas em concentração menor do que 3% podem ser vendidos sem esta exigência que tem ainda a sua venda e publicidade totalmente liberadas.
De acordo com a ANVISA esta decisão foi tomada depois de haverem diversas denúncias por parte de órgãos como o Conselho Federal de odontologia e o Ministério Público de que existem muitos abusos relacionados com estes produtos levando a problemas que vão desde alterações nas gengivas até a perda de diversos dentes.
Após um período de 60 dias em consulta pública o projeto de resolução deve ser enviado para publicação.
Dê a sua opinião:
O que acha da proibição dos clareadores dentais pela ANVISA? Acredita ser uma medida boa ou algo que não deve ser considerado?
Deixe uma resposta