Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Como funciona o guia ANS de planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar permite o acesso gratuito ao Guia ANS de Planos de Saúde, uma ferramenta que auxilia na escolha do plano de saúde ideal para você. 

Segundo dados da ANS, em setembro de 2020, o Brasil contava com 981 operadoras de planos de saúde. O número representa tanto as operadoras médico-hospitalares quanto as exclusivamente odontológicas.

Com tantas opções disponíveis no mercado, é fácil compreender porque a escolha do plano de saúde seja um processo desafiador.

Para lidar com essa realidade, a ANS desenvolveu o guia de planos de saúde. Quer saber mais sobre essa ferramenta? Continue lendo nosso artigo.

Como funciona o guia ANS de planos de saúde

Imagem de Megan Rexazin por Pixabay

O que é o guia ANS de Planos de Saúde?

O guia é uma ferramenta criada pela ANS em 2009 com intuito de apresentar diversas opções de planos de saúde às pessoas interessadas em contratá-los. Outra finalidade do guia é permitir a consulta sobre portabilidade de carências entre planos. 

A versão atual do guia foi elaborada em 2018, porém os dados relativos aos planos de saúde que podem ser adquiridos são atualizados todos os dias.

É importante destacar que o guia não cumpre o papel de mediar a contratação. Dessa forma, cabe ao interessado entrar em contato com a operadora escolhida.

Como funciona o Guia ANS de Planos de Saúde?

O guia é uma ferramenta de consulta que, conforme as escolhas e campos preenchidos pelo internauta, exibe informações presentes no banco de dados da ANS.

Existem três funcionalidades de consulta: “Pesquisa de Planos de Saúde”, “Portabilidade de carências” e “Consultar Protocolo”. Explicaremos como cada uma funciona a seguir.

1. Pesquisa de Planos de Saúde

O indivíduo interessado na contratação de um plano pode servir-se dessa funcionalidade para ter acesso às opções disponíveis que apresentem as características desejadas por ele. A pesquisa funciona da seguinte maneira:

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

O internauta preenche os campos destinados ao local de contratação do plano (estado e município) e à sua data de nascimento. 

Antes de prosseguir, é possível optar pela busca abrangente e completa (que mostrará resultados de diferentes operadoras) ou realizar uma consulta direcionada (que envolve escolher até 3 operadoras ou um plano de saúde específico).

Feito isso, deve-se escolher o tipo de contratação desejado (familiar/individual; coletivo por adesão ou coletivo empresarial) e a cobertura do plano.

O guia ANS de Planos de Saúde  permite a escolha de múltiplas coberturas que envolvem diferentes combinações de ambulatorial, hospitalar, obstetrícia e odontológico.

Campos dedicados à abrangência geográfica, tipo de acomodação, plano com coparticipação e/ou franquia, modalidade de pagamento e faixa de preço também devem ser preenchidos de acordo com as preferências do usuário.

Após registrar as escolhas, o guia apresentará os planos disponíveis que sejam compatíveis com as especificações dadas pelo internauta. 

O guia permite a comparação entre até três planos e dispõe as informações de cada um lado a lado, facilitando a análise. Ele também informa os valores mínimos e máximos em função da faixa etária, coberturas adicionais (se houver) e lista de hospitais dos planos de saúde.

2. Portabilidade de Carência

Quem já possui um plano e deseja trocá-lo por outro sem cumprir o período de carência pode utilizar essa opção. 

Para tanto, deve-se preencher os campos destinados ao CPF e data de nascimento do beneficiário. Feito isso, o guia ANS de Planos de Saúde mostrará os planos vinculados ao beneficiário que deve selecionar o plano atual (ou de origem).

O guia demandará o preenchimento do motivo que justifica o desejo pela portabilidade, do local de contratação do novo plano a ser consultado e do valor da mensalidade individual do plano atual. O usuário pode realizar uma busca geral ou escolher até 3 operadoras ou um plano específico.

Antes de prosseguir, a ferramenta mostrará se o beneficiário está apto a fazer a portabilidade de carência.

Se sim, ele poderá escolher as características do plano ao qual deseja aderir (como ocorre na função “Pesquisa de Planos de Saúde”).

Com base nos dados fornecidos, o guia apresentará os planos disponíveis que sejam compatíveis com o plano de origem.

É possível selecionar e comparar até dois planos com o atual, assim como visualizar os valores mínimos e máximos em função da faixa etária, coberturas adicionais (se houver) e lista de hospitais dos planos de saúde.

3. Consulta de Protocolos

Caso o internauta se interesse por um plano após utilizar as funções acima, ele pode selecioná-lo e o guia gerará, mediante o preenchimento de nome completo e CPF, um número de protocolo que permite o acesso às informações sobre o plano selecionado. 

Ele é válido até 5 dias e pode ser inserido na função “Consultar Protocolo” do guia para futuras consultas da operadora ou do usuário.

Se houver algumas dúvidas sobre o funcionamento do guia ANS de Planos de Saúde, recomendamos que você acesse o tutorial de como fazer uso do guia, assim como a página de “Perguntas Frequentes” no site da ANS.

Jeniffer Elaina da Silva

Redatora especialista em saúde e planos de saúde. Jeniffer já escreveu mais de mil artigos sobre saúde para o Planodesaude.net e publicou o ebook Cuide de Sua Saúde. Atualmente, cursa Gestão de Seguros e é formada em Marketing com pós em Administração na FGV. Possui também um curso técnico em Direito do Seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.