ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Conheça o poder do magnésio para a sua saúde

Você conhece toda a importância do magnésio para sua saúde? O magnésio envolve mais de 300 processos metabólicos em nosso corpo, sendo por isso chamado de “mineral mestre”.

Dada a importância do magnésio para a nossa saúde, precisamos conhecer o que significa ter uma deficiência de magnésio e, se for o caso, suprir sua presença em nossa alimentação. Ele pode ser encontrado facilmente em frutas frescas, acessíveis ao bolso do brasileiro, como a banana, por exemplo.

Conheça o poder do magnésio para a sua saúde

Imagem: happyandraw.com

Quais são alguns dos sintomas de deficiência de magnésio

Por que suplementar o magnésio em nossa dieta é uma boa ideia? Bem, em primeiro lugar, o magnésio é necessário para transporte apropriado do cálcio através das membranas celulares. Portanto, você que tem osteoporose, não adianta tomar suplementos de cálcio se o magnésio não estiver presente, na quantidade adequada, na sua alimentação!

Conheça o poder do magnésio para a sua saúde

Imagem: azumio.com

O cálcio precisa de outros nutrientes que ajudam a sua absorção no tecido ósseo. Outros nutrientes são a sílica, a vitamina D, vitamina K e especialmente o magnésio. A ingestão excessiva de cálcio, sem que ele seja absorvido pelos ossos, tem sido ligada a problemas do coração, porque permanece no sangue tempo suficiente para calcificar dentro das artérias.

Os minerais são mais importantes do que as vitaminas para nossa saúde e elas não tem um bom resultado sem os minerais. Em consequência dos modernos métodos de cultivo, do tipo monocultura, que se fundamentam muito na utilização de fertilizantes químicos, pesticidas e inseticidas, que penetram no solo, a terra tem ficado deficiente do seu conteúdo mineral.

O importante mineral magnésio está faltando na maioria dos solos de agricultura, que não estão conseguindo cumprir nem o conteúdo recomendado na dieta diária, que é de 260 mg de magnésio, de acordo com a Anvisa. A agência regulamenta essa dosagem com base na Política Nacional de Alimentação e Nutrição, para o controle de doenças associadas à alimentação.

Conheça o poder do magnésio para a sua saúde

Imagem: communityacupuncture.org

Entretanto, muitos especialistas acreditam que essa quantidade deveria ser bem maior. Observar os sintomas corporais para notar a deficiência é importante, mas um teste específico pode esclarecer melhor qualquer suspeita. Foi observado que o teste sanguíneo não mede adequadamente o magnésio no organismo, deixando muitas vezes de informar uma deficiência. Alguns laboratórios podem fazer o teste de magnésio RBC, que é mais preciso.

 

Os sintomas de deficiência são muito diversos e numerosos, porque o mineral tem diversas funções metabólicas. Eles estão relacionados a problemas cardiovasculares, sistema neurológico e disfunções musculares.

O magnésio oferece proteção contra doenças como artrite e Alzheimer e tem sido usado para melhorar problemas como pressão alta, diabetes, problemas respiratórios e muitos outros. Aumentando a sua ingestão podemos resolver muitos problemas e a sua deficiência pode levar a esses mesmos problemas e outros.

Existem muitos sintomas de doenças que também são sintomas de deficiência de magnésio. Por isso é importante que o médico investigue mais detalhadamente quando eles ocorrem. A deficiência de magnésio envia sinais precoces, como dor de cabeça, cansaço e fraqueza, perda de apetite, espasmos coronários, dormência e formigamentos e cãibras.

Se não tratada, a deficiência se agrava e pode levar a ansiedade, pressão alta, problemas cardíacos, diabetes tipo II, problemas respiratórios, tontura, deficiência de potássio, dificuldade para engolir, perda de memória e confusão mental.

Conheça o poder do magnésio para a sua saúde

Imagem: medicalnewstoday.com

Como encontrar a dose diária de magnésio nos alimentos

A maneira mais segura de obter magnésio para seu organismo é através da alimentação. Somente se não puder ingerir a quantidade adequada dos alimentos é que se deve buscar a suplementação farmacêutica. Consumir muito magnésio suplementado não é uma boa ideia. Em dosagem exagerada o mineral pode provocar efeitos colaterais, como disritmia cardíaca e dificuldades para respirar. Um dos problemas do seu excesso é também a diarreia, o que acaba por ser um efeito desejado para quem sofre de prisão de ventre, que nesse caso regulariza a função intestinal.

Tabela de alimentos que contém uma boa concentração de magnésio

Alimento Gramas Magnésio
Espinafre 100 79 mg
Abacate 100 29 mg
Castanha de caju 100 236,6 mg
Abóbora 100 540 mg
Acelga xícara 285,7 mg
Peixe cavala 100 97 mg
Chocolate amargo 100 327 mg
Couve 100 24,7 mg
Salmão 100 27 mg
Soja 100 86 mg
Arroz integral 100 44 mg
Amêndoas 100 80 mg
Banana 100 27,3 mg
Feijão preto Meia xícara 60 mg

Além desses acima relacionados, também se encontra magnésio em boas concentrações nas sementes de abóbora, no gergelim e sementes de girassol.

Conheça o poder do magnésio para a sua saúde

Imagem: Sementes de gergelim.

A suplementação do magnésio

Existem vários tipos de magnésio pra suplemento. As formas mais baratas são à base de óxido de magnésio, que não são absorvidas facilmente pelo organismo. Contem 60% de magnésio, mas apenas 4% são absorvidos, com a maior parte encaminhada para os intestinos, onde tem efeito laxativo.

Não existe um suplemento composto de 100% de magnésio. O óleo de magnésio, obtido a partir do cloreto de magnésio pode ser usado para aplicação tópica. O sal de Epsom é sulfato de magnésio e é absorvido pela pele, os banhos nos pés com sal de Epsom são eficazes para melhorar a taxa de magnésio.

Outros tipos de magnésio para suplementação são:

  • Glicinato de magnésio – é o magnésio quelado, que é mais facilmente absorvido e mostra melhor biodisponibilidade. Esse parece ser o mais adequado.
  • Cloreto de magnésio – contém menos magnésio do que o óxido de magnésio (12%), mas é melhor absorvido.
  • Sulfato ou hidróxido de magnésio (leite de magnésia) – usado como laxativo, não pode ser tomado em exagero.
  • Carbonato de magnésio – tem efeito antiácido, contém 44% de magnésio.

Cloreto de magnésio tem efeito poderoso

Muitos problemas de saúde podem ser curados com o cloreto de magnésio. Ele pode ser usado diariamente e é especialmente útil para problemas decorrentes do envelhecimento. Além de usar essa suplementação, é importante ter uma boa alimentação, se exercitar e manter pensamentos positivos.

O cloreto de magnésio PA é vendido em saches.  Ele tem a apresentação de pequenos cristais e é solúvel na água. Para quem não está doente, a dose diária é de uma xícara de café de água com meia colher de café de cloreto de magnésio, tomada em jejum, pela manhã. Se for para reverter algum sintoma, pode-se tomar duas xícaras, uma pela manhã e outra à noite, ao deitar. No caso de tratamento de um problema de saúde, um médico deve ser consultado.

Conheça o poder do magnésio para a sua saúde

Imagem: syntoformula.com.br

Principais Benefícios do cloreto de magnésio:

1. Para regularizar a pressão alta. O magnésio baixa a pressão porque relaxa a musculatura vascular.

2. Combate o cansaço crônico

3. Previne o infarto do miocárdio

4. Dor de cabeça – O magnésio é vasodilatador, melhorando rapidamente as dores de cabeça.

5. Diminui o risco de formação de cálculos renais de cálcio

6. Impede calcificações

7. Regride a osteoporose, com a absorção do cálcio

8. Ajuda a recuperação do fígado, principalmente em casos de alcoolismo

9. Melhora os quadros de asma, reforçando o sistema imunológico

10. Alivia o estresse

11. Eficaz no tratamento do estresse e como calmante

12. Combate a insônia, impede crises epiléticas e convulsões

13. Regula o pH do estômago, facilitando a digestão

14. Reduz o risco de diabetes por aumentar a sensibilidade à insulina

15. Previne ou trata a constipação ou ou prisão de ventre

16. Normaliza as taxas de colesterol LDL e HDL, mantendo seu equilíbrio

17. Melhora a memória e aprendizagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.