ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Conheça os benefícios do uso de lenços umedecidos

Lenços umedecidos estão na moda. Cada vez mais estão nas bolsas, mochilas e nas casas dos brasileiros. Mas é preciso cuidado, porque podem trazer prejuízos ao sistema de esgotos.

Um item que está crescendo na aceitação da população brasileira é o lencinho úmido. Seu uso está começando a se tornar um hábito de higiene diária. Longe de ser supérfluo, depois de algum tempo se torna essencial, para a limpeza e higiene, não só dos bebês, mas também dos adultos. Em embalagens pequenas, eles podem ser carregados facilmente, para garantir a higiene e limpeza, o que contribui em muito para a saúde. Proporcionam a sensação de frescor e limpeza, o que faz a diferença para quem passa o dia fora de casa trabalhando, além de ser de grande ajuda para os pais de crianças pequenas.

Conheça os benefícios do uso de lenços umedecidos

Imagem: pediatradigital

O lenço umedecido é versátil e se encaixa nas necessidades da vida corrida que temos. Já há algum tempo passaram a ser praticamente obrigatório para a higiene dos bebês a cada troca de fraldas. Mas os fabricantes do setor perceberam que as demandas se estendiam para a higiene íntima feminina e a linha de cuidados de limpeza do rosto, principalmente os específicos para remoção da maquiagem. São agora fabricados por diversas marcas, atendendo a diversas utilidades, tais como: refrescantes, antissépticos, com repelentes para insetos, íntimos, demaquilantes, para pets, com água mineral micelar e papel higiênico umedecido.

Conheça os benefícios do uso de lenços umedecidos

Imagem: corpoacorpo

Hoje ele está na bolsa das mulheres e nas mochilas masculinas, ou ainda no porta-luvas do carro. Você precisa conhecer os benefícios que ele pode trazer para a saúde, descobrindo uma nova maneira de usar no seu dia a dia. Quem dá as dicas é a química especialista do Grupo FW, que fabrica a linha de lenços umedecidos FeelClean.

Veja as vantagens para o uso dos lenços umedecidos

– Substitui o papel higiênico

Os lenço úmido é mais espesso, resistente, macio e suave do que o papel higiênico tradicional, promovendo uma melhor higiene. Possuem extratos vegetais que promovem a hidratação da pele e mucosas. Existe no mercado também a opção de papel higiênico umedecido.

Conheça os benefícios do uso de lenços umedecidos

Imagem: vix.com

– Higiene íntima feminina

Especialmente indicado para o período menstrual da mulher, mas não exclusivamente, porque pode ser usado todos os dias. A mulher que trabalha frequenta muitos locais onde não se pode tomar um banho, então o lenço íntimo é muito prático e eficiente, conferindo à mulher a assepsia e refrescância necessárias.

– Após a barba

Os homens estão usando lenços úmidos após a barba, para remover os produtos de barbear. Com extrato de camomila ou aloe vera, os lenços possuem ação calmante, refrescante e adstringente, e acalmam as peles sensíveis. Muitos possuem vitaminas, que auxiliam no equilíbrio da hidratação da pele. 

– Para remover a maquiagem e a oleosidade

O lenço úmido retira os produtos de maquiagem e o excesso de oleosidade, refrescando o rosto, além de tonificar e hidratar a pele. Também podem ser usados por quem pratica exercícios físicos na academia, removendo o suor. Depois do trabalho, é possível adquirir uma aparência limpa antes de um compromisso social ou profissional. A pele fica com aparência de bem cuidada, sem oleosidade.

 – Depois da depilação

O lenço umedecido, por conter aloe vera ou camomila acalma a pele depois da depilação. Seu efeito também é hidratante. Se houver lesões, no entanto, seu uso não é aconselhável antes de se tratar o ferimento.

– Para limpar e desinfetar as mãos

O lenço úmido com efeito antisséptico desinfeta as mãos da mesma maneira que o álcool gel, com vantagens. Principalmente no inverno, quando se deve tomar mais cuidado na prevenção de gripes e resfriados, eles podem ser usados para eliminar os germes e bactérias, sem ressecar as mãos.

– Para limpar instrumentos e utensílios

Para limpar o kit de maquiagem e utensílios delicados, os lenços umedecidos são bastante práticos. Sem necessidade do uso da água, a limpeza de pincéis é perfeita e eles secam imediatamente. Os lenços demaquilantes não contém álcool e não ressecam ou danificam os instrumentos.

Conheça os benefícios do uso de lenços umedecidos

Imagem: ohoje.com

– Na higiene íntima de adultos idosos ou pacientes acamados

Especialmente indicados para a higiene íntima de idosos e pacientes acamados, existem as toalhas úmidas de tamanho maior, que podem ser usadas para higiene íntima ou para a limpeza corporal. São dotadas de ingredientes hidratantes, como aloe vera ou lanolina, com pH neutro, adequado para essa finalidade.

– Limpeza de crianças em passeios e viagens

Os lenços úmidos são eficientes para emergências em que é preciso limpar crianças pequenas em situações onde não existem banheiros ou torneiras próximos. As mães estão precisando limpar constantemente crianças que brincam em parques, tanques de areia ou no chão, sem falar do estado em que eles ficam depois de um sorvete. O lenço umedecido é um aliado dos pais na hora de limpar as crianças.

Conheça os benefícios do uso de lenços umedecidos

Imagem: guiaviajar

– Para uso em viagens de avião

Os lenços umedecidos são muito úteis em viagens de avião, quando se fica por longos períodos sem acesso a um banho e, portanto, sem conseguir uma higiene adequada. Nessa hora, é possível conseguir um efeito refrescante e maior conforto, com o uso de lenços demaquilantes. Eles podem ser usados para retirar a maquiagem e também para a higienização das mãos, sem ressecar.

Cuidados a tomar

Os lenços úmidos precisam ser guardados em local que esteja longe da luz solar direta e dentro de sua embalagem fechada, para que não sequem. As embalagens precisam ser do tipo que facilita o fechamento correto depois do uso.

Eles podem ser utilizados diariamente, sempre que houver necessidade. Entretanto, não devem ser utilizados quando a pele estiver irritada, em assaduras, por exemplo, ou em quem tem alergias. É preciso observar se a embalagem contém a informação de que o produto é hipoalergênico, ou seja, não provoca alergias e se foi dermatologicamente testado. É preciso respeitar o uso indicado, não utilizando em bebês os lenços destinados a adultos, por exemplo, ou os lenços antissépticos na pele do rosto, se ela for do tipo seco.

Desvantagens estão no impacto para o meio ambiente

Em muitos países da Europa não há o costume, já adotado há muito tempo no Brasil, de deixar um cestinho ou um outro recipiente adequado no banheiro, para se colocar papel higiênico usado. Isso porque as pessoas costumam jogar o papel higiênico sujo no vaso sanitário e dar a descarga. Enquanto esse hábito se restringia ao papel comum, as coisas funcionaram até bem. Mas quando os lenços úmidos começaram a ser jogados também na privada, para serem levados pela descarga, um problema terrível começou a acontecer com os esgotos do país.

Na Inglaterra o custo com o desentupimento dos esgotos chegou à assustadora soma de 100 milhões de libras por ano. Lenços usados na higiene dos bebês e outros usos são a principal causa dos entupimentos em todo o país. A companhia Water UK, que opera os principais sistemas de abastecimento de água e esgotos, chegou à conclusão que os lenços úmidos formam 93% do material que causa o entupimento dos esgotos.

Conheça os benefícios do uso de lenços umedecidos

Imagem: veja.abril

Existem medidas que as companhias de água e esgoto podem assumir, como promover a educação sobre o que pode e o que não pode ser jogado no vaso sanitário. E há coisas que os fabricantes podem fazer, como colocar avisos claros nos produtos que não são próprios para serem levados pela descarga. E o restante fica por conta dos indivíduos, que devem estar cientes de que os lenços úmidos devem ser jogados no lixo e não no vaso sanitário. Isso vai exigir uma mudança de hábitos de muita gente.

Apesar de alguns fabricantes afirmarem que os lenços são biodegradáveis, eles oferecem um grande perigo para bloquear qualquer esgoto. É preciso destacar que muitos dos lenços umedecidos contém plástico. Essa é uma informação que precisa constar das embalagens, para que o consumidor não imagine que os lenços possam ser descartados no vaso sanitário. Mesmo os que não contém plástico devem ser jogados no lixo, para que maior segurança de que o sistema de esgoto não seja comprometido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.