Fique de olho nos cuidados que devemos ter com procedimentos estéticos e saiba o que é coberto pelo plano de saúde.
Em 2016, as maiores reclamações que a Anvisa recebeu estão ligadas a procedimentos estéticos, segundo dados do Relatório Denúncias em Serviços de Interesse para a Saúde, realizado no primeiro semestre do ano passado.
Das 409 denúncias que foram feitas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária sobre serviços voltados para a saúde, que vão desde salões de beleza e clínicas de estética até estúdios de tatuagem, por exemplo, 232 delas são reclamações sobre serviços de estética e embelezamento. Os estados que mais receberam as denúncias são: Ceará, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Distrito Federal.
No caso de salões de beleza, as principais reclamações são: o uso de formol, a falta de esterilização de equipamentos e a reutilização de cera de depilação, que são as principais irregularidades.
Já em clínicas de estética estão as irregularidades nas atividades de micropigmentação e nos procedimentos de carboxiterapia.
Como tem crescido o número de pessoas que buscam esses tipos de procedimentos, aumentam também os lugares que não têm autorizações, os órgãos importantes para realizar qualquer tipo de tratamento.
Outro item que causa muitas vítimas é o preço, afinal, as pessoas acabam buscando procedimentos que cabem no seu bolso e, no primeiro momento, não se preocupam com a sua saúde.
Imagem: Getty
Cuidados que você precisa ter antes de realizar um tratamento estético
Para que você não tenha problemas lá na frente, listamos alguns cuidados essenciais que precisam ser analisados, antes de realizar qualquer procedimento estético em uma clínica:
- A primeira coisa que você precisa saber é se a clínica tem a autorização para realizar aqueles procedimentos;
- Dê uma olhada se existe um cuidado com a higiene e produtos esterilizados;
- Deve saber se o procedimento que foi indicado para você é aprovado pela Anvisa.
Veja alguns produtos para tratamentos estéticos que estão suspensos pela Anvisa
Além dos cuidados citados acima, é preciso saber exatamente como será feito o tratamento estético, principalmente, se for injetar algo no seu corpo.
Não fique apenas focado no resultado que ele trará. Atente-se se os produtos são legalizados, dessa forma, o risco de ter alguma reação será bem menor.
Listamos alguns produtos para tratamentos estéticos que estão suspensos pela Anvisa:
- Critotec Criolipólise e Lipocavitaçao;
- Criotec portátil;
- Criolipólise e Lipocavitação;
- Cavitec Lipocativção e Radiofrequência;
- Membrana para Criolipólise.
Descubra quais procedimentos estéticos são aprovados pelos planos de saúde
Outra polêmica, ainda dentro do assunto de procedimentos estéticos, está sobre a lista de tratamentos que são pagas pelo plano de saúde.
Lembrando que, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os planos de saúde não têm a obrigação de cobrir procedimentos apenas estéticos, ou seja, o seu objetivo é melhorar a aparência.
Mas, se o procedimento tiver finalidade reparadora e for uma forma complementar para o restabelecimento dos padrões de saúde, a operadora deve fazer a cobertura, de acordo com a lei.
Conheça alguns procedimentos que as operadoras de saúde fazem a cobertura:
-
Retirada dos seios por causa de um câncer de mama
- O plano de saúde precisa garantir a colocação de prótese mamária, sem cobrar nenhum custo do seu cliente, pois a ANS entende que a deformidade causada pela retirada das mamas é consequência da doença e pode afetar a autoestima e levar à alguma fragilidade emocional.
-
Drenagem linfática
- Dependendo do motivo da solicitação do procedimento, os planos de saúde precisam dar cobertura, já que previne e trata problemas circulatórios.
- Portanto, a drenagem linfática tem que estar coberta pela operadora quando o paciente tem alterações linfáticas, como por exemplo, o linfedema ou passou por alguma intervenção cirúrgica.
-
Tratamento de varizes
- Sabia que esse tipo de procedimento não é apenas estético? Isso mesmo! Por se tratar de alterações venosas e circulatórias que podem causar dores, incômodo, coceira, câimbras e cansaço nas pernas, os planos podem cobrir as consultas com o médico especialista e, se necessário, as cirurgias das veias dilatadas e tortuosas.
- Informe-se sempre com seu plano de saúde antes de realizar algum procedimento estético e tome os cuidados acima.
Deixe um comentário