ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Critérios de qualidade dos planos de saúde – ANS 2018

Querendo saber quais são os principais critérios de qualidade dos planos de saúde – ANS 2018? Então, acompanhe esse artigo e descubra!

Em dezembro de 2017, a ANS divulgou quais seriam os critérios de qualidade dos planos de saúde para o ano de 2018. Isso significa que, o conhecido ‘FQ’ (Fator de Qualidade), já está estabelecido e, disponível para que o reajuste do ‘IPCA’ (índice referente aos preços aplicados ao consumidor), seja calculado e aplicado nos contratos estabelecidos entre as empresas de planos de saúde e os profissionais do setor.

Critérios de qualidade dos planos de saúde – ANS 2018

Quais são os critérios de qualidade dos planos de saúde?

A ANS preferiu manter no ano de 2018, os critérios usados no ano anterior. Realizando apenas pequenos ajustes operacionais, a fim de atender melhor toda a diversidade dos profissionais que prestam serviços nos planos de saúde. Esses ajustes são:

  • Inserção de um apontador de percentual para partos normais em maternidades;
  • Antecipação informativa dos critérios de serviços domiciliares ‘home care’;
  • Produção de um questionário objetivo para clínicas, SADT e todos os profissionais do setor da saúde e;
  • Identificação obrigatória dos profissionais do setor por meio do CNPJ e/ou CNES.

Depois de apurados os dados componentes do FQ. O órgão regulamentador dos planos de saúde, a ANS, deverá divulgar (em seu portal) a lista de todos os profissionais do setor que preenchem esses critérios, atingindo níveis de 100% e 105%.

O FQ é constituído por informações que, deverão ser utilizadas no ‘Qualiss’ (um programa que qualifica os profissionais do setor da saúde). Que constitui quais são os atributos em relação à qualificação, que revelam as melhorias e aprimoramentos necessários para uma maior qualidade assistencial dos profissionais da área.

Quais são os critérios de aplicação do FQ?

Veja na imagem a seguir quais são os critérios observados pela ANS para o uso do ‘Fator de Qualidade’ dos planos de saúde.

Critérios de qualidade dos planos de saúde – ANS 2018

Figura 1 Fonte da imagem

Quando e quem pode preencher o formulário do FQ?

O preenchimento dos formulários sobre o ‘Fator de Qualidade’ criados pela ANS, foram disponibilizados no começo de janeiro de 2018 e os prazos foram encerrados no dia nove do mês de março. Todos os profissionais do setor da saúde podem fazer esse preenchimento, sejam eles:

  • Hospitais;
  • Profissionais da saúde;
  • Clínicas médicas e;
  • Serviço de apoio ao diagnóstico e terapia (SADT).

Os formulários são únicos para cada tipo de prestação de serviço disponível. E permaneceram em fácil acesso através do site da ANS e dos portais de associações, entidades de representação e conselhos profissionais.

Quando é usado o Fator de Qualidade?

O FQ é calculado para ser aplicado no reajuste contratual anual realizado, obrigatoriamente, pela ANS, entre os planos de saúde e os profissionais do setor. Mas, vale dizer que ele deverá ser usado apenas em casos onde o contrato preveja uma negociação livre, como maneira de reajuste, caso as partes não entram em um acordo no prazo de 90 dias no começo do ano.

Todos os profissionais do serviço privado responderam os questionários. Agora, com as informações apuradas, será também possível elaborar programas políticos para cada um dos setores.

Agora você já sabe mais sobre os critérios de qualidade dos planos de saúde que a ANS impõe aos planos de saúde, pode escolher o seu mais tranquilamente!

Categorias: Notícias

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.