Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

7 dicas para cuidar da saúde no home office (a 3 vai te surpreender)

Para ter uma boa experiência no home office, é necessário cuidar da saúde, do corpo e da mente. Conheça dicas para melhorar sua qualidade de vida trabalhando em casa.

Como andam suas práticas para cuidar da saúde no home office? Você tem dado atenção ao seu corpo e mente?

Com a pandemia do Covid-19 e a necessidade do isolamento social, o regime home office se tornou uma realidade para muitos trabalhadores. Inclusive, 46% das empresas adotaram essa prática em 2020. 

Esse é um formato que pode trazer vários benefícios, como a flexibilidade de horários, economia e comodidade.

Mas para conseguir ter um bom desempenho e manter uma rotina saudável, é fundamental tomar alguns cuidados. Por isso, listamos dicas simples e que podem ajudar você a cuidar da saúde mental e do corpo em casa. Acompanhe!

Para ter um bom desempenho no home office, é preciso tomar cuidados com a saúde.

Image by Free-Photos from Pixabay

Descubra como cuidar da saúde no home office

Nem sempre é fácil atuar em home office. Isso porque, apesar de toda a praticidade, o formato exige muita organização e foco. 

Afinal de contas, ao trabalhar em casa, é muito fácil se distrair com questões residenciais, familiares e até mesmo com a TV e redes sociais. 

Mas além de exigir concentração no trabalho, é comum adotar hábitos errados trabalhando em casa. É algo que prejudica muito a saúde!

Desse modo, é essencial separar um tempo para cuidar de si mesmo para viver bem. Mesmo com a correria do dia a dia e os prazos apertados para as tarefas. Veja abaixo!

1. Respeite seu horário de trabalho

Em um trabalho tradicional, geralmente contamos com horários determinados para chegar ao local e trabalhar, e também um horário para ir embora. 

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

No entanto, no home office, mesmo com horários demarcados, é mais fácil perder o controle e fugir das horas adequadas. Assim, pode ser bem comum ir além do horário ou mesmo trabalhar em momentos errados. 

E isso pode ser muito prejudicial para sua saúde como um todo. Isso já que a sua mente e corpo não terão períodos certos de descanso. 

Sendo assim, estabelecer os limites entre o trabalho e sua vida pessoal colabora para que você tenha um bom rendimento. 

Ir dormir pensando nas tarefas do dia, acordar já preocupado com as atividades e passar o dia todo trabalhando, exposto a uma tela de computador, podem contribuir para aumentar o nível de estresse.

Desse modo, lembre-se que você precisa se recuperar entre uma jornada e outra de trabalho, para que sua rotina não afete seu corpo negativamente. 

Se organize, estabeleça o horário correto de trabalho e, ao fim dele, desligue o computador. Assim, você vai evitar estender seu tempo de trabalho e prejudicar seu bem-estar.

2. Tenha momentos de lazer na rotina

Incluir momentos de lazer na rotina é algo de que você não pode abrir mão para cuidar da saúde.

Isso porque, com tantas tarefas e preocupações, é normal você ficar tenso ao longo do dia e encontrar dificuldades para relaxar. Dessa forma, achar algo que goste de fazer poderá ajudar você a ter momentos mais leves no cotidiano. 

Os momentos de distração ajudam a aliviar o estresse acumulado. Para isso, você pode apostar na prática de algum hobby, pode separar um momento para acompanhar um programa de TV favorito, ler revistas, livros ou outras atividades que podem ser prazerosas. 

3. Definir novos objetivos

7 dicas para cuidar da saúde no home office

Image by Free-Photos from Pixabay

Outra dica que pode ajudar você a cuidar da saúde é encontrar metas que deseja alcançar e, assim, traçar novos objetivos. Isso porque, definir projetos contribuem para manter mais motivação e foco durante os dias. 

Sendo assim, ao definir objetivos, você vai ocupar sua mente com um desejo que quer alcançar, o que irá ajudar diretamente sua saúde mental. Afinal, essa é uma forma positiva de manter a mente funcionando. 

Você pode, por exemplo, cogitar abrir um negócio próprio e ter mais autonomia em sua vida. Inclusive, as franquias podem ser uma boa oportunidade, pois existem vários modelos de negócio home office. Você pode conciliar sua empresa com o trabalho que já faz hoje. 

Ao mesmo tempo, você pode definir objetivos relacionados ao seus estudos, como começar um curso novo na sua área de atuação. Ou, quem sabe, aprender um novo idioma. 

E claro, você pode relacionar as suas metas com os momentos de lazer que explicamos. Assim, pode definir objetivos de realizar um hobby, acompanhar uma série toda semana, fazer maratona de filmes, ler livros etc. 

4. Alongue-se durante o dia

Você já deve ter percebido que passar longos períodos sentado em frente a um computador pode provocar dores e lesões no corpo, não é? Principalmente se você não mantiver uma boa postura. 

Sendo assim, fazer pausas é importante para relaxar sua cabeça e também evitar dores no corpo, como nos pulsos, nas pernas e pescoço. 

Durante essas pausas, feitas ao longo do dia, você poderá se alongar. Tente sempre manter uma respiração controlada e faça movimentos para relaxar os seus músculos. 

Você pode, por exemplo, girar o pescoço lentamente, alongando-o para frente e para trás. Eleve os braços e gire os ombros, e também faça movimentos giratórios leves com os pulsos. Por fim, não se esqueça de esticar as pernas. 

5. Beba bastante água

Se manter sempre hidratado é uma forma fácil e rápida de cuidar da saúde. Isso porque, tomar água pode ajudar no funcionamento dos rins, retirar toxinas do corpo e até prevenir doenças. 

Por isso, beber água deve ser um hábito frequente na rotina diária do home office. Inclusive, para facilitar, você pode manter uma garrafa cheia sempre ao lado e consumir aos poucos ao longo do dia.

Além disso, você pode combinar o hábito de tomar água com uma alimentação mais saudável. Então, adicione frutas e verduras diversas em suas refeições. 

6. Faça exercícios físicos

cuidar da saúde no home office

Imagem: Pixabay

Fazer exercícios físicos não é algo que todo mundo ama. Porém, a prática de atividades físicas ajuda muito a cuidar da saúde. 

Para se ter ideia, manter o corpo em movimento ajuda a fortalecer o sistema imunológico, o que evita doenças.

E nem é preciso separar longos períodos para isso. Com apenas 30 minutos é possível focar em atividades fáceis de fazer em casa. 

Você pode, por exemplo, optar pelo polichinelo, pular corda, agachamentos e corridas sem sair do lugar. Para quem gosta de dançar, também é possível encaixar alguns minutinhos do dia para movimentar o corpo ao som de música. 

Inclusive, é possível encontrar muitos conteúdos na internet, como vídeos de treinos e coreografias no YouTube. Aproveite esse conteúdo!

7. “Se encontre” com sua família e amigos

Por último, mas não menos importante, mantenha seus laços afetivos em dia.

Com a pandemia e o isolamento social, isso se tornou mais difícil. No entanto, permanecer totalmente isolado pode prejudicar muito a saúde mental, resultando em doenças. 

Nesse sentido, manter o contato social pode colaborar ainda mais para o seu bem-estar. Você pode, por exemplo, reservar momentos para ter contato com quem mora com você, inclusive durante refeições, como almoço e café da manhã. 

Com quem mora longe, não se esqueça de fazer contato por ligações ou chamadas de vídeo. Reserve um momento para manter um bate-papo descontraído e curtir a companhia, mesmo de longe, de quem você gosta. 

Com todas essas dicas, você já sabe como cuidar da saúde trabalhando em home office. Tente seguir as recomendações aos poucos e vá fazendo adaptações em sua rotina. Com o tempo, você verá ótimos resultados!

Artigo produzido pela equipe Encontre Sua Franquia.

Andréia Silveira

Andreia Silveira é redatora desde 2011 e especialista em planos de saúde. Também é editora do site PlanodeSaude.net e possui guest posts publicados em sites renomados, na área de saúde e saúde bucal. Trabalha na área de criação de infográficos com dicas para saúde e plano odontológico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.