Os documentos para fazer um plano de saúde para pessoa física variam de acordo com a idade do contratante. Alguns também requerem avaliação médica prévia.
Se você anda pensando em contratar um plano, precisa avaliar quem serão os beneficiários e coberturas. Isso porque, as operadoras solicitam diferentes documentos para fazer um plano de saúde para pessoa física. Na falta de uma das informações, o consumidor terá trabalho redobrado, tendo que completar os dados antes da assinatura do contrato.
Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Brasil conta com nove milhões de contratos individuais ou familiares de planos de saúde. Um plano individual é aquele em que o indivíduo arca sozinho com os valores da contratação, sem o auxílio da empresa em que trabalha ou de qualquer sindicato.
Já o plano de saúde familiar é o que inclui, além do indivíduo “principal”, os seus dependentes. Ele é uma ótima alternativa para o cuidado de todos em casa.
Quais os documentos para fazer um plano de saúde para pessoa física?
Como já citado, as informações necessárias para a contratação da assistência em saúde varia de acordo com a idade do usuário. Por isso, listamos a seguir os documentos requisitados de cada faixa etária. Acompanhe!
Indivíduos maiores de 1 ano
Para contratar um plano de saúde, um adulto, adolescente ou criança precisa apresentar à operadora de saúde seu comprovante de residência, CPF e cópia do RG. No caso dos indivíduos menores de 18 anos, é preciso entregar também os documentos de um responsável legal do usuário.
Recém-nascido
As documentações requeridas para um recém-nascido são mais rígidas. Os responsáveis legais pelo bebê devem, primeiro, apresentar os seus documentos pessoais. Ou seja, RG, CPF e comprovante de residência. Os comprovantes são os mesmos para a criança, caso ela já os possua. Do contrário, é possível utilizar a certidão de nascimento no lugar do CPF e RG.
Além destes, é imprescindível apresentar à operadora de saúde a alta médica do bebê. A alta médica é fornecida pela maternidade, assim que a criança é liberada para ir para casa. No documento, ficam disponíveis informações como altura, peso e resultado do teste do pezinho e da avaliação APGAR. A escala APGAR avalia as condições gerais do indivíduo, como sua frequência cardíaca e respiração.
Idoso
Para contratar uma assistência em saúde, um idoso deve apresentar comprovante de residência, CPF e RG. Em seguida, deve passar por uma entrevista médica, para que a operadora perceba qual o estado real da saúde do indivíduo.
Agora você já sabe quais os documentos para fazer um plano de saúde para pessoa física. Realize uma cotação de valores e descubra qual assistência atende melhor a você e à sua família!
Saiba o preço do seu Plano de Saúde
Qual seu tipo de plano?
Deixe uma resposta