dcsimg

ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual o seu DDD?

Entenda o que é o trabalho da doula e o parto humanizado

A doula é a profissional treinada para dar apoio psicológico, emocional e conforto físico à mulher durante o trabalho de parto.

É uma presença importante num momento extremamente delicado, em que ela age através de massagens, palavras de encorajamento, dicas para relaxamento através da respiração e abraços solidários.

Entenda o que é o trabalho da doula e o parto humanizado

Imagem: http://www.sheknows.com/living/articles/2292/the-doula-advantage-becoming-a-doula

A doula não faz o parto ou procedimentos que são papel do médico. Elas estão presentes num momento em que o médico ainda não chegou, dando informações para a mãe e ajudando a preparação para o parto.

Trabalho científico realizado por uma equipe dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza e da Universidade de Campinas (Unicamp) destacou que o trabalho das doulas tem aspectos físicos, emocionais, espirituais e sociais. As observações realizadas mostraram que as doulas estimulam o vínculo entre mãe e filho, orientam a amamentação, para que seja bem sucedida e contribuem para evitar a depressão pós-parto.

Existe uma polêmica entre os profissionais médicos sobre a aceitação das doulas nas equipes obstétricas, porque alguns médicos encaram sua presença com desafiadora aos conhecimentos tradicionais da medicina. Entretanto o cuidado que fornecem à parturiente acalma, encoraja e atende às suas necessidades. Apesar de ser uma novidade nos hospitais, o estudo provou sua importância para a humanização do parto.

Entenda o que é o trabalho da doula e o parto humanizado

Imagem: G1.globo.com

Papel da doula, preparar e suavizar o trabalho de parto

O momento tão importante para a mulher que é o nascimento do filho pode ser uma experiência bastante aterrorizante. A doula é uma figura importante porque está ao lado da mãe, confortando, explicando o que está acontecendo para que ela entenda e supere a dor. A doula trabalha com massagens, orientam a respiração, realizam toda a preparação para o parto normal.

Se o parto tiver indicação de ser feito através de cesariana, a doula também é importante, oferecendo suporte emocional antes e depois da cirurgia, para a preservação da saúde da mãe e da criança.

Na hora do parto, a doula acompanha a gestante sob sua orientação, para contribuir para sua calma, com destaque para o método do controle da respiração.

Entenda o que é o trabalho da doula e o parto humanizado

Foto: Getty Images

Os métodos utilizados pelas doulas incluem banhos, caminhadas e massagens, para a preparação da gestante. Durante o trabalho de parto as doulas têm recursos que ajudam a mãe a tolerar a dor de parto e também para facilitar o nascimento do bebê, como banhos de relaxamento, exercícios de respiração e massagens.

Entenda o que é parto humanizado e seus benefícios

Entenda o que é o trabalho da doula e o parto humanizado

Foto: Getty Images

O parto humanizado não significa ele deva ser necessariamente em casa, como algumas pessoas pensam. Segundo explica o Dr. Guimarães, obstetra que fundou a organização Parto Sem Medo e que defende o Parto Humanizado, esse conceito se refere basicamente ao respeito à mulher, reconhecendo as reais necessidades da mãe e do bebê no parto.LINK: https://bebemamae.com/parto/parto-humanizado-entenda-o-que-e-e-seus-beneficios

O respeito fundamental à mulher no parto humanizado envolve os seguintes pontos:

1 – Solicitações da mulher

Atender aos seus pedidos na hora do parto, como tomar água, permitir que vá ao banheiro ou outros pedidos que não causam problemas e são benéficas para seu bem estar.

Entenda o que é o trabalho da doula e o parto humanizado

Imagem: Posição do parto vertical natural.

2 – Posição que desejar

Permitir que a mulher adote a posição que desejar. A posição deitada parece não ser a mais indicada para o nascimento, segundo pesquisas que comprovam não ser a melhor posição. Alguns especialistas indicam que a postura de cócoras é a mais indicada, mas se a mulher preferir, pode adotar outra posição que quiser. O parto humanizado permite que a mulher adote a melhor posição para si mesma para parir, podendo se movimentar e sentir-se confortável, de forma a controlar a dor.

3 – Anestesia ou não

A mulher decide que deseja anestesia para enfrentar a dor ou se não deseja analgesia porque usa apenas métodos alternativos para alívio da dor. No parto humanizado, a mulher pode decidir entre os métodos que lhe são oferecidos para aliviar a dor.

4 – Sem procedimentos desnecessários

Evita procedimentos desnecessários, que somente serão utilizados em situações específicas, quando necessários, como a episiotomia, que é o corte do períneo, a ocitocina sintética, para abreviar o trabalho de parto e a operação cesariana.

5 – Sem procedimentos desnecessários para o bebê

Evita procedimentos desnecessários, que podem prejudicar a saúde ou provocar o sofrimento do bebê, tanto no parto normal quanto na cesariana. Alguns deixam de ser feitos, no parto humanizado, e outros são realizados somente em caso de necessidade.

6 – Assistência da doula

No parto humanizado é permitida a permanência da doula, que é a profissional que contribui para a assistência à mãe e assim um bom trabalho de parto. A presença da doula no nascimento é parte do parto com respeito.

Entenda o que é o trabalho da doula e o parto humanizado

Imagem: Berço acoplado à cama hospitalar, na Holanda.

7 – Deixar o bebê junto da mãe

Nos partos realizados em ambiente hospitalar, de modo mais comum em cesáreas, o mais comum e o bebê ser levado para um berçário e ficar longe da mãe logo após o nascimento. No parto humanizado, ele é entregue à mãe logo após o nascimento, com muitos benefícios para ambos.

8 – Cordão umbilical

O cordão umbilical não é cortado imediatamente após o parto, mas somente depois que o bebê respira com o pulmão. Assim, a transição para a respiração é menos traumática.

9 – Espera o trabalho de parto

Um dos pontos principais do parto humanizado é não antecipar o parto, com agendamento de cesariana, mas esperar até que a mulher entre em trabalho de parto.

Em resumo, podemos resumir os benefícios do parto humanizado através da conclusão de que sua principal característica é o respeito à mãe e ao bebe. Dessa forma, o parto será uma experiência positiva, evitando a violência obstétrica, que infelizmente tantas vezes acontece em ambientes hospitalares, onde durante muito tempo predominou a lógica do menor custo, rapidez e conveniência do médico e da instituição.

O parto humanizado:

– Evita que o bebê nasça prematuro

– O trabalho de parto contribui para melhorar a função respiratória

– O bebê nasce mais calmo e alerta

– Favorece o contato da mãe como bebê, que reconhece seus batimentos cardíacos e o calor de seu corpo

– O parto normal favorece a rápida liberação do leite materno

– O parto normal evita o risco de infecção materna, que pode ocorrer nas cesáreas

– A recuperação do parto normal é mais rápida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.