Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Plano de Saúde Familiar, Individual ou Empresarial?

Resolveu investir em saúde e qualidade de vida através da contratação de um plano de saúde, mas ainda não sabe qual tipo escolher? Acompanhe este artigo e conheça os planos de saúde familiar, individual e empresarial.

Qualquer brasileiro atualmente sabe que, depender apenas do sistema público de saúde não é a maneira mais indicada para garantir uma melhor qualidade de vida e manutenção ou mesmo tratamentos melhores para a saúde.

Se você também entende essa necessidade e está pensando em contratar um plano de saúde, pode ser que esteja coberto de dúvidas sobre o assunto.

Não se preocupe, isso é normal e, neste artigo tentaremos resolver algumas delas.

Uma das dúvidas mais comuns sobre os planos de saúde é a respeito do funcionamento e diferenças entre as principais modalidades existentes que são o plano de saúde familiar, o individual e o empresarial.

E, neste artigo, abordaremos justamente esse assunto, acompanhe.

Plano de Saúde Familiar, Individual ou Empresarial?

Imagem: Getty Images

Entenda melhor como funciona o plano de saúde e suas coberturas

Caso você não entenda absolutamente nada sobre o assunto, vale a pena antes de explicar melhor sobre cada uma das modalidades de planos de saúde, fazer um apanhado geral e comentar sobre as coberturas mais comuns disponíveis.

De maneira geral, os planos de saúde funcionam como provedor de melhores atendimentos na área da saúde, ou seja, você paga um valor mais acessível a uma operadora e está, através de convênios com médicos e hospitais, promove o acesso a atendimentos particulares que, sem essa intermediação sairiam muito mais caros.

Cada operadora de plano de saúde pode oferecer coberturas diferentes, mas entre elas as mais comuns são:

  • Cobertura ambulatorial: dá acesso a consultas e exames médicos mais alguns procedimentos como atendimentos de urgência e emergência, alguns tipos de tratamentos e mais;
  • Cobertura hospitalar: atende a todos os procedimentos da cobertura anterior, mas apenas em ambiente hospitalar com a possibilidade de internação;
  • Cobertura referencial: também conhecida como a cobertura mais completa oferecida, que abrange todos os procedimentos e tratamentos oferecidos nas coberturas anteriores;
  • Coberturas adicionais: essas coberturas podem ser contratadas junto com qualquer uma das demais citadas e geralmente são apenas duas, a cobertura obstetrícia e a odontológica.

Tipos de acomodações disponíveis nos planos de saúde

É importante mencionar que dentro das coberturas hospitalar e referenciada é preciso escolher o tipo de acomodação mais adequada para o seu perfil.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

Essa escolha é necessária porque nestas coberturas existe a possibilidade de internação, que pode ser realizada geralmente em três tipos de acomodações:

  • Enfermaria: mais baratas também conhecidas e coletivas;
  • Standard: de valores intermediários que podem ser com apenas um ou mais leitos;
  • Luxo: acomodações individuais e com maiores condições de conforto, consequentemente mais caras.

Depois de entender melhor o que um plano de saúde oferece e quais as possibilidades de coberturas a serem contratadas será mais fácil entender o funcionamento das diferentes modalidades de planos de saúde e suas principais diferenças, acompanhe.

Como funcionam as carências dos planos de saúde?

Independentemente do tipo de plano de saúde a ser contratado, abrangência e acomodações, os planos de saúde contam com uma carência para a utilização de seus recursos padrão, estabelecida pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar.

A ANS estabelece que todos os planos de saúde contratados a partir de janeiro de 1999 contem com os seguintes períodos máximos de carência:

  • 24 horas após a contratação: Atendimentos de urgência e emergência como acidentes pessoais, complicações gestacionais, ou outros casos que causem risco imediato à vida;
  • 180 dias após a contratação: procedimentos como exames, consultas, tratamentos, cirurgias e mais;
  • 300 dias após a contratação: partos sejam eles naturais, humanizados ou cesarianas, exceto em casos em que existem problemas gestacionais ou nascimentos prematuros.

É importante deixar claro que esses prazos são máximos, ou seja, é possível que algumas empresas ofereçam um prazo de carência menor, ou até mesmo a isenção da carência em casos de negociação.

Além disso, pode haver diferença no prazo da carência para o tratamento de doenças pré-existentes.

Ou seja, doenças e necessidades que já existiam quando o plano de saúde foi contratado.

Entenda como funciona o plano de saúde individual

O plano de saúde individual é a escolha indicada para quem não tem dependentes ou parceiros e não tem a opção de participar de um plano empresarial.

Neste tipo de plano de saúde, assim como em todos os demais, as coberturas disponíveis podem ser escolhidas de acordo com a oferta da operadora e a preferência do segurado.

Os procedimentos, a rede credenciada e o tipo de acomodação vão depender da escolha da classe de plano.

Além da escolha da cobertura e acomodações também é possível escolher a abrangência do plano de saúde que pode ser regional, estadual ou nacional.

Para contratar um plano de saúde individual o primeiro passo é saber quais são as suas necessidades e frequência de uso desse tipo de serviço.

É importante também saber se, você sendo mulher, deseja engravidar, neste caso vale a pena incluir a cobertura obstétrica que tem uma carência de parto de 300 dias.

Além disso, é fundamental estar atento aos tipos de coberturas, se atendem urgências ou se há reembolso no caso de alguma emergência onde a sua cobertura não atender.

Vale lembrar que o plano de saúde individual não aceita dependentes, uma vez que existe somente um beneficiário, que é o titular.

Essa modalidade costuma ser a mais cara de todas, mas ainda sim compensa em relação ao benefício se comparada com a rede pública de saúde.

No caso de atendimento particular sem um plano o custo sairia bem mais elevado e nesse caso compensa bem mais pagar um plano, pois no final o custo total será menor.

Veja como funciona o plano de saúde familiar

Já o plano de saúde familiar, como o próprio nome diz pode ser feito apenas por duas pessoas ou mais que possuam algum grau de parentesco ou algum tipo de união estável.

Eles costumam ser mais baratos que o plano individual quando considerada cada vida pagante e possuem as mesmas possibilidades coberturas e abrangências.

Os planos coletivos não exigem grau de parentesco ou algum vínculo nesse sentido.

O tipo de atendimento médico vai depender da classe de plano que você escolher, do mais básico ao mais abrangente.

No plano de saúde familiar, existe o titular, a pessoa que é responsável pelo contrato, e os dependentes, que são os integrantes da sua família.

Algumas operadoras de planos de saúde restringem o número de dependentes e não permitem que outros dependentes sejam incluídos posteriormente.

Por isso, é importante conversar atentamente com o corretor responsável pela contratação do plano de saúde, afinal, famílias sempre podem crescer.

O plano de assistência médica familiar pode ser contratado por pessoa física, neste caso diretamente com a operadora ou com a ajuda de um corretor.

Ou por pessoa jurídica, através de uma contratação empresarial, neste caso ele é conhecido como plano de saúde empresarial familiar.

É importante mencionar que na contratação do plano de saúde familiar, é que a cobertura do titular deve ser a mesma que a os dependentes, as características do serviço contratado não podem ser alteradas, já que se tem um único contrato que estabelece a mesma regra para todos.

Como funciona o plano de saúde empresarial

O plano empresarial é um plano coletivo que tem uma relação direta com a empresa onde o beneficiário do plano trabalha.

O plano pode ser totalmente pago pela empresa ou parcialmente pago pela empresa, tendo assim seu custo dividido entre a empresa e o beneficiário.

Diferente do plano individual, o plano empresarial permite que dependentes sejam incluídos no plano, geralmente a/o esposa (o) e os filhos.

Porém é bom consultar, pois algumas operadoras não oferecem essa opção de inclusão nos planos empresariais.

Esses planos possuem uma cobertura bem básica, com restrições de atendimento por região e nas acomodações.

Isso pode ser ruim na praticidade, mas é muito mais econômico do que um plano particular, seja individual ou familiar.

Nesta categoria também é possível encaixar os planos coletivos de classe, oferecidos por entidades como sindicatos e associações, que não contam necessariamente com um vínculo empregatício direto.

Os chamados planos coletivos são diferentes do empresarial já que você vai ter que pagar integralmente, no entanto, contam com um excelente desconto quando comparados aos particulares.

Qual plano escolher: plano de saúde familiar, individual ou empresarial?

Conhecendo um pouco da característica de cada plano fica mais fácil tomar uma decisão na hora de escolher o seu serviço de assistência médica, porém, deve-se levar diversos fatores em considerações antes de definir, como:

  • Custo total de cada um deles;
  • Se as coberturas oferecidas realmente atendem a sua necessidade ou se te deixarão desamparado;
  • Rede de atendimento, ela precisa estar próxima a você e contar com centros de atendimento bem equipados;
  • Atendimento da operadora, de nada adianta ter um plano de saúde se ele nunca atende às suas solicitações ou a demora para ser atendido é muito grande;
  • Benefícios adicionais que o plano oferece como programas de prevenção à saúde, descontos em medicamentos, entre outros.

Somente depois de analisar todos esses fatores e comparar é que será possível definir qual o melhor plano de saúde para você, se o plano de saúde familiar, individual ou empresarial.

Anna Raphaela Drumond

Anna Raphaela Drumond

Anna Raphaela Drumond, tradutora e escritora, nascida no Rio de Janeiro. Apaixonada por línguas, em especial pela língua portuguesa e inglesa, trabalha como tradutora, revisora e escritora desde 2005. É estudante de Letras Português/Inglês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

12 Comentários

Sandra

Oi,
Sou de Rio Branco, AC. Esse plano existe aqui na minha cidade? Qual o preço familiar e individual para criança recém nascida e de 4 anos?

Obrigada

Comentar
Sanaira Silveira

Bom dia Sandra,

Se deseja fazer uma cotação de plano de saúde, o planodesaude.net é o melhor lugar.
Visite nosso site e faça sua cotação! Preencha o formulário em nossa página https://www.planodesaude.net e receba todas as informações necessárias para a realização de sua proposta.

Obrigada!

Comentar
Daisyrre de Melo

Olá,

Muito interessante essa assistência que vocês dão aos que procuram por um plano de saúde. Gostaria de saber qual plano seria melhor pra uma família?

Grata.

Comentar
Sanaira Silveira

Bom dia Daisyrre,

Para fazer uma cotação de plano de saúde, o planodesaude.net é o melhor lugar.
Visite nosso site e faça sua cotação!
Preencha o formulário em nossa página https://www.planodesaude.net e receba todas as informações necessárias para a realização de sua proposta.

Obrigada!

Comentar
gilvan

Olá,
Eu gostaria de saber quanto custa um plano de saúde com acomodação e enfermaria para criança de seis meses.
Obrigado.

Comentar
Cintya G.

Alguém poderia me ajudar? Tenho a seguinte dúvida: tenho um plano individual há 1 ano no Hapvida e fui contratada por uma empresa a qual trabalha com o mesmo plano, porém o RH me informou que o benefício será sem carência. Existe alguma coisa que possa ser feito, como ir na central de atendimento do plano tentar que eles mantenham a minha carência, ou isso é sem chance?
Obrigada a quem me ajudar!

Comentar
Mara Lúcia Amaral

Bom dia a todos,

Gostaria de saber como transferir o plano de minha família para o meu nome como titular. Somos 04 pessoas: um de 73 anos, 45 anos, 41 e 39. É o plano Amigo da Unimed.

Obrigada.

Comentar
sonia

Oi, boa tarde

Gostaria de saber valor desse plano individual.
Grata.

Comentar
Paulo Araruna

Não consegui descobrir por que o plano de saúde empresa é mais barato que o plano familiar. Estou tentando essa migração na mesma operadora, com as mesmas pessoas. Me preocupa que o plano empresa tem alguma armadilha. O corretor garante que não há diferença entre Rede Credenciada e nem coberturas. O meu plano atual é Bradesco Top quarto nacional.

Comentar
naty ferreira

Oi,
Não gostei desse plano, mas se eu mudar de ideia eu ligo para vocês.

Att.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.