Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

A importante Vitamina D ajuda no emagrecimento

Será que a vitamina D pode ajudar você a emagrecer? Além de ser responsável por importantes benefícios como o fortalecimento dos ossos e da imunidade, a Vitamina D pode ajudar você a perder peso.

 A Vitamina D é um importante nutriente com efeitos benéficos sobre a saúde como um todo e já vem sendo utilizada como suplemento para melhorar a imunidade e fortalecer os ossos.

Agora, evidências científicas demonstraram que ela pode ajudar você a emagrecer.

A importante Vitamina D ajuda no emagrecimento

Imagem: Getty

O que é a Vitamina D?

A Vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura, que você pode conseguir pela ingestão de alimentos ricos nessa vitamina, ou através de suplementos.

O seu corpo é também capaz de produzir Vitamina D através da exposição ao sol. Ela é uma vitamina essencial para a manutenção de ossos e dentes fortes, mantendo o seu sistema imunológico saudável e facilitando a absorção do cálcio e do fósforo.

Porque a vitamina D não é encontrada naturalmente em muitos alimentos, muitos profissionais da saúde recomendam ao menos de 5 a 30 minutos de exposição ao sol diariamente ou a ingestão de suplementos, para que se consiga a dose recomendada diária de aproximadamente 600 IU (15 mcg).

Entretanto, aqueles que vivem muito longe do equador podem não ser capazes de atender a sua necessidade somente através da exposição ao sol, como é o caso das regiões mais quentes nos países tropicais.

Em algumas regiões, muito pouca vitamina D pode ser produzida pela pele, por mais de seis meses do ano. Infelizmente, aproximadamente 50 por cento das pessoas no mundo têm deficiência em vitamina D.

Aqueles que possuem o maior risco dessa deficiência são:

– Adultos idosos

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

– Crianças amamentadas

– Indivíduos com pele escura

– Quem tem exposição ao sol limitada

A obesidade é outro fator de risco para a deficiência. De maneira interessante, algumas evidências sugerem que consumir Vitamina D de forma suficiente pode ajudar a perder peso.

Pessoas com sobrepeso tendem a mostrar baixos níveis de Vitamina D

Estudos mostram que um índice de maior massa corporal e maior percentagem de gordura corporal está associado a níveis mais baixos de Vitamina D no sangue.

Diversas teorias especulam sobre a relação entre baixos níveis de Vitamina D e obesidade.

Algumas afirmam que pessoas obesas tendem a consumir menor quantidade de alimentos ricos em Vitamina D, o que explicaria a associação.

Outros apontam diferenças de comportamento, notando que indivíduos obesos tendem a se expor menos ao sol e, portanto, não produzem Vitamina D pela exposição ao sol em quantidade suficiente.

Além disso, certas enzimas são necessárias para converter vitamina D em sua forma ativa e os níveis dessas enzimas podem ser diferentes entre indivíduos obesos e não obesos.

Entretanto, um estudo de 2012 notou que quando os níveis de Vitamina D em indivíduos obesos estão ajustados ao tamanho corporal, não existe diferença entre pessoas obesas e não obesas.

Isso indica que a sua necessidade de Vitamina D depende do seu tamanho corporal, o que quer dizer que pessoas acima do peso precisam mais Vitamina D do que pessoas com o peso normal, para alcançar os mesmos níveis no sangue.

Isso pode explicar porque pessoas obesas tendem a apresentar deficiência da vitamina.

Por outro lado, perder peso também pode afetar os seus níveis de Vitamina D no organismo.

Teoricamente, a redução do tamanho corporal deveria significar um decréscimo nas suas necessidades de vitamina D.

Entretanto, desde que a quantidade da vitamina presente no organismo continua a mesma, quando você emagrece, os níveis de vitamina D devem aumentar.

Um estudo concluiu que, mesmo a pequena perda de peso leva a um aumento nos níveis de vitamina D no sangue.

Participantes do estudo, que perderam pelo menos 15% do peso corporal, experimentaram aumentos que eram aproximadamente três vezes maiores do que aqueles que perderam de 5 a 10% do peso.

Além disso, evidências mostraram que um aumento da vitamina D no sangue pode reduzir a gordura corporal e aumentar a perda de peso.

Vitamina D pode ajudar a perda de peso

Resultados de pesquisas sugerem que tomar o suficiente de vitamina D pode aumentar a perda de peso e reduzir a gordura corporal.

O índice mínimo de 20 ng/ml é considerado um nível adequado no sangue, para promover ossos fortes e melhorar a saúde em geral.

Um estudo observou 218 mulheres acima do peso e obesas, ao longo de um período de um ano. Todas foram conduzidas a adotar uma dieta de restrição calórica e rotina de exercícios.

Metade das mulheres recebeu suplemento de vitamina D, enquanto que a outra metade recebeu placebo.

Ao final do estudo, os pesquisadores constataram que as mulheres que receberam o suplemento de vitamina D mostraram maior perda de peso, perdendo uma média de 3.2 kg mais do que as mulheres que não tinham níveis adequados da vitamina no sangue.

De que maneira a vitamina D ajuda a perda de peso?

Diversas teorias tentam explicar os efeitos da vitamina D sobre a perda de peso. Estudos mostram que a vitamina D pode potencialmente reduzir a formação de novas células de gordura no corpo.

Ela pode também estancar o armazenamento das células de gordura, efetivamente reduzindo a acumulação de gordura.

Adicionalmente, a vitamina D pode aumentar os níveis de serotonina, o neurotransmissor que afeta todo o organismo, desde o humor até o sono.

A serotonina pode ter um papel em controlar o apetite e pode aumentar a saciedade, reduzindo assim o peso corporal e a ingestão de calorias.

Finalmente, altos níveis de vitamina D no sangue estão associados a um alto nível de testosterona, que pode estimular a perda de peso.

Um estudo de 2011, com 165 homens, que receberam suplementos de vitamina D ou placebo durante um ano, descobriu que aqueles que receberam os suplementos apresentaram níveis de testosterona maiores do que no grupo de controle.

Além disso, diversos estudos demonstraram que altos níveis de testosterona podem reduzir a gordura corporal e ajudam a manter a perda de peso a longo prazo.

Quanto você precisa de vitamina D?

É recomendado que adultos entre 19 a 70 anos recebam pelo menos 600 IU (15 mcg) de vitamina D por dia.

Entretanto, a quantidade de suplemento de vitamina D pode não ser o tipo de “receita para todos”, pois algumas pesquisas indicaram que a dosagem deve ser baseada no peso corporal de cada pessoa.

Um estudo realizado calculou a dose necessária para manter os níveis adequados de Vitamina D, de acordo com o peso corporal, e indicou de 70 a 80 IU/kg, índice que é medido no exame de sangue.

Dependendo do seu peso, essa quantidade pode ser significativamente maior que o limite máximo estabelecido de 4.000 IU por dia.

Por outro lado, doses acima de 10.000 IU por dia foram relatadas como não tendo efeitos adversos.

Se você tem alguma limitação em conseguir se expor ao sol ou está com risco de ter uma deficiência vitamínica, pode ser uma boa ideia considerar tomar suplementos.

A Vitamina D em suplementos pode ajudar a manter seu peso sob controle e otimizar sua saúde em geral.

No entanto, os suplementos de Vitamina D podem causar efeitos colaterais quando consumidos em grande quantidade. É melhor consultar o seu médico antes de exceder o limite máximo de 4.000 IU por dia.

Tomar sol também ajuda a emagrecer

Um estudo realizado nos Estados Unidos está tendo muita repercussão no mundo das dietas para emagrecer.

O estudo afirma que tomar banho de sol no início da manhã acelera o metabolismo e promove a saciedade, ou seja, reduz o apetite.

A razão para isso é que, com a luz do sol, o organismo passa a produzir mais vitamina D e, conforme explicado acima, ela tem esse efeito para ajudar a emagrecer e controlar o peso.

O estudo foi realizado por cientistas da Universidade Northwestern, de Chicago.

Segundo o Dr. Fábio Cardoso, especialista em emagrecimento, a vitamina D acelera a quebra da gordura pelo fígado e aumenta as taxas de leptina, o hormônio da saciedade.

Como é a dieta do banho de sol?

O processo de turbinar a produção de Vitamina D pelo organismo funciona da seguinte forma: deve-se tomar 30 minutos de sol, antes das 10 h da manha, todos os dias e sem protetor solar.

Segundo o Dr. Cardoso, tomar 30 minutos de sol no início da manhã tem efeito equivalente a dez minutos no horário de sol mais forte.

Mesmo no inverno, a rotina deve ser seguida, e ainda com mais disciplina, porque nessa época do ano as taxas de Vitamina D caem, porque tomamos menos sol, o apetite é maior e ficamos mais preguiçosos.

A dica é pelo menos expor os braços, o rosto e os pés, o que vai ter efeitos no metabolismo e trazer muitas vantagens para a saúde, prevenindo a osteoporose, o diabetes e até a depressão.

Regina Di Ciommo

Mestre e Doutora em Sociologia pela UNESP, pesquisadora na área de Ecologia Humana e Antropologia, Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental, foi professora em cursos superiores de Sociologia e Direito, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.