A escolha do melhor plano de saúde é uma decisão importante, por isso, separamos 10 pontos que devem ser analisados com atenção.
Com a alta dos preços e a instabilidade econômica que estamos vivendo, planejar os gastos antes de cada compra ou contratação de serviço é fundamental.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2019, um dos maiores gastos do brasileiro é com a saúde. Isso se dá porque apesar de existir um sistema de saúde público e gratuito, esse sistema está sobrecarregado.
A solução encontrada é contar com os serviços dos planos de saúde. Na hora de escolher qual convênio cuidará do bem estar da sua família, não existe outro remédio a não ser pesquisar.
Separamos 10 pontos que devem ser analisados antes de escolher o melhor plano de saúde.

1. Consulte a ANS
Para ter a certeza de que está contratando um plano de saúde legal, e que está apto a oferecer os seus serviços, a consulta ao site da Agência Nacional de Saúde é muito importante. Nesse portal, é possível descobrir quais as empresas que estão registradas junto à agência.
2. Saiba o que você precisa
Antes de se decidir por um plano de saúde ou outro, é importantíssimo entender suas necessidades reais. Só assim poderá contratar um plano que irá realmente te ajudar.
3. Escolha o tipo certo
Os planos de saúde podem ter diversos tipos, por exemplo:
- Individual – atende as necessidades individuais;
- Familiar – cuida das necessidades de uma ou mais pessoas de uma mesma família;
- Coletivo empresarial – indicado para empresas.
4. Rede Credenciada
Antes de contratar um plano de saúde é importante entender se os consultórios, clínicas e hospitais credenciados estão próximos da região onde você mora.
Além disso, a abrangência do plano também deverá ser considerada, pois alguns serviços podem oferecer atendimento apenas no estado contratado, enquanto outros disponibilizam em todo o território nacional.
Saiba o preço do seu Plano de Saúde
Qual seu tipo de plano?
5. Cobertura
Todas as operadoras de planos de saúde, são obrigadas por lei a oferecer determinados procedimentos, listados no rol de procedimentos.
Mas além destas, algumas empresas oferecem coberturas adicionais. Pesquisar este detalhe é importante para contratar um plano compatível com as suas necessidades.
As coberturas oferecidas, em geral, são as seguintes:
- Ambulatorial: é a cobertura mais básica, oferece consultas, exames e tratamentos ambulatoriais, porém não cobre os gastos com internação;
- Hospitalar: cobre o mesmo que o ambulatorial, mas neste, cirurgias e internações também estão cobertas. Um detalhe importante, esse tipo de cobertura pode incluir ou não cuidados obstétricos, o assunto deve ser decidido ao realizar a contratação.
- Odontológico: pode ser contratado junto com outra modalidade ou sozinho, oferece cuidados a saúde bucal.
- Referencial: a modalidade mais completa, pois inclui as coberturas oferecidas no plano ambulatorial e no hospitalar, com obstetrícia.
6. Acomodações
Ao contratar um plano hospitalar, o cliente pode optar por acomodações na enfermaria ou em um apartamento. Essa escolha pode afetar o valor das mensalidades.
7. Carência
Segundo a ANS, a carência deve ser de 24 horas para atendimentos emergenciais, 24 meses para lesões ou doenças pré-existentes, e 300 dias para partos. As demais situações contemplam uma carência de 180 dias.
Lembrando que esse é o tempo máximo exigido, vale então conferir se o plano de saúde da sua preferência propõe um tempo menor.
8. Confira a reputação da empresa
Para evitar problemas posteriores, é importante contratar uma empresa confiável. Para saber a situação da operadora que você deseja contratar vale perguntas para conhecidos, acompanhar as notícias na internet, ler os comentários nas redes sociais e conferir a reputação, em sites como o Reclame Aqui.
9. Coparticipação
Planos com coparticipação costumam ser mais baratos, porém requerem que o paciente assuma parte das despesas sempre que usar os serviços do plano. O conselho dado no início, se aplica novamente aqui, conheça as suas necessidades.
Se você pretende usar o plano de forma esporádica, essa modalidade pode funcionar, porém se o cliente estiver fazendo a contratação com o objetivo de fazer consultas e exames regulares, isso pode encarecer o plano.
10. Atendimento
Um ponto que às vezes pode até passar despercebido, porém é muito importante ser considerado, pois em momentos de emergência, é necessário poder contar com um bom atendimento.
Preste atenção como funcionam os canais de comunicação, se a empresa responde com rapidez e se oferece opções que facilitam a comunicação, como suporte, atendimentos presenciais, via telefone ou chat.
A escolha do melhor plano de saúde deve obedecer às necessidades do paciente, então tire um tempo para considerar os pontos sugeridos com atenção. Dessa forma será possível escolher o melhor plano de saúde para o seu caso.
Deixe um comentário